Dian Fossey: a primatologista que morreu por seus ideais

Por , em 15.01.2014

Dian Fossey foi uma primatologista e naturalista que estudou por duas décadas os gorilas das montanhas ameaçados de extinção em Ruanda.

Ela contou sua história no livro “Gorilas in the Mist” (Gorilas na Bruma, na versão brasileira) em 1983. O livro foi adaptado para um filme estrelando Sigourney Weaver em 1988.

Durante seus anos entre os animais ela lutou para proteger os gorilas de caçadores, zoológicos e oficiais do governo que pretendiam converter o habitat para a criação de fazendas. Ela não apenas utilizava a mídia seu favor como também destruía as armadilhas dos caçadores. Infelizmente ela foi encontrada morta, presumivelmente por caçadores de gorilas. Ninguém até o presente foi responsabilizado pelo crime.

Porém o trabalho de Dian Fossey continua através da fundação Dian Fossey Gorilla Fund International e hoje protege mais espécies de gorila em diversas regiões. [Bio, Wikipedia]

8 comentários

  • GoogleUser42:

    Ela merece essa grande homenagem, que pena que ela nao estar presente para presencia esse momento , mais sou grata eternamente 🙂

  • Renato Correia Lacerda:

    Este amor a ciência se traduz pelo fascínio e dedicação e objetividade que Dian Fossey tratou a questão dos gorilas ao tentar manter as especies protegidas da ganancia do ser humano que quer converter toda riqueza e biodiversidade natural em dinheiro, um exemplo para os profissionais da ciência na atualidade dos quais deveriam amar a profissão e a mãe natureza em 1° lugar e tratar as demais em um 2° plano.

  • Nilcea Vitorino:

    PARABÉNS A ESSA MULHER MARAVILHOSA ! PELO CARINHO E DEDICAÇÃO AOS GORILAS AOLONGO DE SUA VIDA!!!!

  • Jorge Ramos:

    Dian ficaria alegre se pudesse ver uma boa descrição da gorila mãe de Adão no blog: http://www.evolex.blogspot.com

  • Henrique Telles Dos Santos:

    infelizmente,assassinada por supostamente um caçador,quando fazia seu trabalho mais lindo,protejer essas espécies maravilhosas.parabéns Dian Fossey seu trabalho não foi em vão.

  • Rosangela Daniel da Silva:

    Belíssima homenagem, mais do que merecida! Parabéns a Equipe Google!

  • Catarina Marques:

    Dian Fossey faria hoje 81 anos. Assisti o filme, no lançamento, lembro-me que chorei litros!

    • Dinho01:

      Também chorei muito. Tinha 19 anos e nunca mais me esqueci desse filme. Bela e justa homenagem. No Brasil o filme recebeu o nome de “Na Montanha dos Gorilas”.

Deixe seu comentário!