Dieta com carboidrato reduzido pode ser a melhor opção

Publicado em 12.12.2011

dieta-com-carboidrato-reduzido

Em um novo estudo, uma dieta com carboidrato reduzido e consumido de forma intermitente mostrou-se mais efetiva do que uma dieta comum, de restrição de calorias.

Entenda a dieta com carboidrato reduzido

Pesquisadores ingleses descobriram que dieta dos carboidratos dois dias por semana pode ser melhor do que as típicas dietas de restrição de calorias, usadas na prevenção de câncer de mama e outras doenças.

“Perda de peso e redução dos níveis de insulina são exigidos na prevenção do câncer de mama, mas esses níveis são complicados de atingir e manter com dietas convencionais”, afirma Michelle Harvie, uma das pesquisadoras.

Harvie seus colegas compararam três dietas durante quatro meses, avaliando os efeitos na perda de peso e no risco de câncer de mama entre 115 mulheres com histórico familiar desse tipo de doença. Eles aplicaram aleatoriamente uma das dietas para cada participante.

Uma delas era de restrição de calorias, com pouca ingestão de carboidratos dois dias por semana; outra sem restrição de quantidade, desde que fossem alimentos com proteínas e gorduras saudáveis, como carnes brancas, azeite e castanhas, também por dois dias na semana; e uma comum, de restrição diária de calorias.

Os dados revelaram que ambas as deitas intermitentes (com intervalos de apenas dois dias) foram superiores à comum, tanto na redução do peso quanto de gordura e insulina. A média de perda foi de 4 quilogramas nas primeiras, e 2,4 na segunda. A resistência à insulina foi reduzida em 22% na primeira, 14% na segunda e 4% na terceira – a comum.

“É interessante que a dieta que apenas restringe carboidratos, mas permite proteína e gorduras, é tão efetiva quanto a de restrição calórica, com pouco carboidrato”, finaliza Harvie. [ScienceDaily]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

15 Comentários

  1. como funciona esse intervalo de tempo? , já estou proxima aos quinze dias, estou fazendo corretamente e estou mto feliz c o resultado, n pesei e nem vou pesar, mas já perdi um numero, to mto feliz

    Thumb up 0
    • Com 12 a 14 horas em jejum o seu corpo começa fazer gluconeogenesis. Gluconeogenesis é o processo pelo qual seu organismo transforma gordura em açucar, que é o combustível para o seu cérebro. Mas você pode obter o mesmo resultado comendo só carnes ou proteínas. O problema que neste processo para quem tem problemas renais ou fígado pode ter sérios problemas neste tipo de dieta. Pois o catabolismo de proteínas e gorduras é muito grande, podendo aumentar suas taxas de açucar principalmente que tem problemas no pancrêas como diabéticos, pois o aumento de corpos cetônicos é grande também e por fim a pessoa que tem essas doenças, pode a
      cabar tendo acidosis metabólica levando a um coma, cuidado!

      Thumb up 1
  2. Sabe que o carboidrato é o combustivel do cérebro… E na pirâmide alimentar, os carboidratos ficam na base, ou seja, devem ser consumidos em maior quantidade para o bom funcionamento do organismo. Acho estranho pensar em retirar o carboidrato da dieta, pois nosso organismo precisa muito dele, tanto quanto de outros nutrientes. Acho que a longo prazo, não consumir ou pouco consumir carboidratos pode causar problemas de saude, com o tempo os orgaos nao funcionarão corretamente, a pessoa sentirá tonturas, e seu raciocínio será muito lento, sentirá sono e pressão baixa, e com certeza fraqueza. Fiz uma dieta assim, consumindo apenas frutas, verduras, legumes, carnes e laticinios, perdi 12 kilos, e quando voltei a comer (moderadamente) os carboidratos, engordei tudo de novo. Isso porque o organismo entrou em estado de alerta, pensando ser um momento de crise de falta de alimento, e ao voltar ao normal a dieta, o corpo tenta guardar o maximo possivel de gordura, com receio de que haja outra “crise de comida”. Pra mim, nao é a melhor opção restringir carboidratos, é um choque muito grande para o organismo. Penso entaõ em consumir apenas os produtos integrais, e eliminar os “brancos”, que não deixará o corpo sem energia, e terá um melhor funcionamento, por serem integrais.

    Thumb up 15
    • Se você diminuir o uso de carboidrato a um mínimo, o metabolismo muda. O corpo começa a quebrar gordura e massa magra. Se você usar o corpo (fizer exercícios) a perda de massa magra é menor. Sobre a gordura, a quebra dela produz corpos cetônicos, que são usados em substituição do carboidrato como fonte de energia.

      Já se perguntou como funciona o cérebro de um leão, que não come carboidrato nenhum? De onde ele tira energia?

      Thumb up 19
  3. Gostaria de receber um cardápio de uma dieta com restrição de carboidrato e como ela deve ser feita com intervalos ou não?

    Thumb up 12
    • gostaria de receber cardapio,com redução de calorias

      Thumb up 1
  4. estou muito feliz, com a dieta do carboidrato emagreci 5 kg em 20 dias. so que quando eu fiz pela primeira vez eu tinha emagrecido 3kg em 3 dias e em 15 dias emagreci 6 esto na primeira vez agora na segunda vez esta mais lento o meu emagrecimento imaguine ja faz 20 dias e so eliminei 5 kg mas nao vou dezistirrrrr bj

    Thumb up 2
  5. Thiago, nao entendi bem sua pergunta. Vc gostaria de fazer uma dieta q fosse rica em carboidrato,ou com restriçao do mesmo? Se for de restriçao, na net, tem varios sites com os alimentos permitidos.Eu sou adepta desta dieta e digo, alem de funcionar, vc nao passa fome, ela só se torna cara, pois sao alimentos caros. ex: carnes, queijo e etc. E só vc dgt “” dieta de carboidrato e aparecerá a lista. Abraços e boa sorte.

    Thumb up 1
  6. Já li um médico dizendo que poucas coisas trazem melhor beneficio a saúde, do que ficar um dia de jejum de alimentos em geral, só tomando água, ou algumas poucas frutas; 1 dia por semana, seria o ideal.

    Thumb up 1
    • Sou diabética ha 25 anos,gostaria de receber cardapio com reducão de carboidrato.

      Thumb up 0

Envie um comentário