O universo em um clique

Dieta de pouco carboidrato e intervalos pode ser a melhor opção

Por em 12.12.2011 as 16:00

Em um novo estudo, uma dieta com baixa ingestão de carboidratos e intermitente mostrou-se mais efetiva do que uma dieta comum, de restrição de calorias.

Pesquisadores ingleses descobriram que dieta dos carboidratos dois dias por semana pode ser melhor do que as típicas dietas de restrição de calorias, usadas na prevenção de câncer de mama e outras doenças.

“Perda de peso e redução dos níveis de insulina são exigidos na prevenção do câncer de mama, mas esses níveis são complicados de atingir e manter com dietas convencionais”, afirma Michelle Harvie, uma das pesquisadoras.

Harvie seus colegas compararam três dietas durante quatro meses, avaliando os efeitos na perda de peso e no risco de câncer de mama entre 115 mulheres com histórico familiar desse tipo de doença. Eles aplicaram aleatoriamente uma das dietas para cada participante.

Uma delas era de restrição de calorias, com pouca ingestão de carboidratos dois dias por semana; outra sem restrição de quantidade, desde que fossem alimentos com proteínas e gorduras saudáveis, como carnes brancas, azeite e castanhas, também por dois dias na semana; e uma comum, de restrição diária de calorias.

Os dados revelaram que ambas as deitas intermitentes (com intervalos de apenas dois dias) foram superiores à comum, tanto na redução do peso quanto de gordura e insulina. A média de perda foi de 4 quilogramas nas primeiras, e 2,4 na segunda. A resistência à insulina foi reduzida em 22% na primeira, 14% na segunda e 4% na terceira – a comum.

“É interessante que a dieta que apenas restringe carboidratos, mas permite proteína e gorduras, é tão efetiva quanto a de restrição calórica, com pouco carboidrato”, finaliza Harvie.[ScienceDaily]

Bernardo Staut é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

13 comentários

  1. Ana Pontes /

    O leão não come carboidrato, da onde ele tira a sua energia!!!!!?????

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
    • Boschiero /

      Mesmo na carne há carboidratos.
      Mesmo proteínas e gorduras podem ser queimados.
      É tudo apenas uma questão de proporções.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  2. Ana Pontes /

    Gostaria de uma dieta com redução de carboidratos.
    Beijos
    Ana Pontes

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  3. Helô /

    Sabe que o carboidrato é o combustivel do cérebro… E na pirâmide alimentar, os carboidratos ficam na base, ou seja, devem ser consumidos em maior quantidade para o bom funcionamento do organismo. Acho estranho pensar em retirar o carboidrato da dieta, pois nosso organismo precisa muito dele, tanto quanto de outros nutrientes. Acho que a longo prazo, não consumir ou pouco consumir carboidratos pode causar problemas de saude, com o tempo os orgaos nao funcionarão corretamente, a pessoa sentirá tonturas, e seu raciocínio será muito lento, sentirá sono e pressão baixa, e com certeza fraqueza. Fiz uma dieta assim, consumindo apenas frutas, verduras, legumes, carnes e laticinios, perdi 12 kilos, e quando voltei a comer (moderadamente) os carboidratos, engordei tudo de novo. Isso porque o organismo entrou em estado de alerta, pensando ser um momento de crise de falta de alimento, e ao voltar ao normal a dieta, o corpo tenta guardar o maximo possivel de gordura, com receio de que haja outra “crise de comida”. Pra mim, nao é a melhor opção restringir carboidratos, é um choque muito grande para o organismo. Penso entaõ em consumir apenas os produtos integrais, e eliminar os “brancos”, que não deixará o corpo sem energia, e terá um melhor funcionamento, por serem integrais.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 14
    • Se você diminuir o uso de carboidrato a um mínimo, o metabolismo muda. O corpo começa a quebrar gordura e massa magra. Se você usar o corpo (fizer exercícios) a perda de massa magra é menor. Sobre a gordura, a quebra dela produz corpos cetônicos, que são usados em substituição do carboidrato como fonte de energia.

      Já se perguntou como funciona o cérebro de um leão, que não come carboidrato nenhum? De onde ele tira energia?

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 15
  4. berta /

    Gostaria de receber um cardápio de uma dieta com restrição de carboidrato e como ela deve ser feita com intervalos ou não?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
    • maria josé vieira da silva /

      gostaria de receber cardapio,com redução de calorias

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  5. MARI /

    estou muito feliz, com a dieta do carboidrato emagreci 5 kg em 20 dias. so que quando eu fiz pela primeira vez eu tinha emagrecido 3kg em 3 dias e em 15 dias emagreci 6 esto na primeira vez agora na segunda vez esta mais lento o meu emagrecimento imaguine ja faz 20 dias e so eliminei 5 kg mas nao vou dezistirrrrr bj

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  6. Thiago, nao entendi bem sua pergunta. Vc gostaria de fazer uma dieta q fosse rica em carboidrato,ou com restriçao do mesmo? Se for de restriçao, na net, tem varios sites com os alimentos permitidos.Eu sou adepta desta dieta e digo, alem de funcionar, vc nao passa fome, ela só se torna cara, pois sao alimentos caros. ex: carnes, queijo e etc. E só vc dgt “” dieta de carboidrato e aparecerá a lista. Abraços e boa sorte.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  7. Boschiero /

    O grande problema do controle da ingestão de carboidratos é a irritabilidade que certas pessoas desenvolvem em função da dieta.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  8. Já li um médico dizendo que poucas coisas trazem melhor beneficio a saúde, do que ficar um dia de jejum de alimentos em geral, só tomando água, ou algumas poucas frutas; 1 dia por semana, seria o ideal.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  9. thiago dias /

    eu gostaria de receber uma dieta a base de carboidratos

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • maria josé vieira da silva /

      Sou diabética ha 25 anos,gostaria de receber cardapio com reducão de carboidrato.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Reponder

Leia o post anterior:
virtual_worlds_main
Mundos virtuais ajudam pessoas a desenvolver habilidades na vida real

Uma nova pesquisa sugere que longe de alienar os jovens da vira real, os mundos virtuais põem à disposição ambientes únicos que podem ajudar no aprendizado e absorção de novas situações

Fechar