O universo em um clique

Dieta saudável nas mães reduz chance de defeitos de nascimento nos filhos

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 5.10.2011 as 17:00

Share

Segundo uma nova pesquisa, mulheres correm um menor risco de ter bebês com defeitos congênitos se comerem uma dieta rica em frutas, verduras e grãos integrais durante seus anos férteis.

Mulheres que seguiam dietas saudáveis de estilo mediterrânico no ano antes da gravidez eram até duas vezes menos propensas que aquelas que comiam dietas ricas em carne, gordura e açúcar de ter um bebê com anencefalia, um defeito do tubo neural que bloqueia o desenvolvimento do cérebro e tende a resultar em aborto espontâneo.

Em comparação com dietas ricas em gordura e açúcar, dietas mais saudáveis que incluíam muito folato, ferro e cálcio também foram associadas com um risco de até um terço menor de lábio leporino, o risco de um quarto menor de fissura do palato, e um risco de um quinto menor de espinha bífida, outro defeito do tubo neural.

“Qualidade da dieta importa, é protetora”, diz Suzan L. Carmichael, principal autora do estudo e professora de pediatria na Faculdade de Medicina de Stanford, em Palo Alto, Califórnia.

Os defeitos cobertos no estudo são muito raros em geral, ocorrendo em menos de 0,1% de todos os nascimentos. Eles se tornaram menos comuns desde os anos 1990, quando autoridades de saúde lideraram campanhas para aumentar a ingestão de ácido fólico entre as mulheres grávidas através de suplementos e produtos de cereais fortificados.

Deficiências em ácido fólico – a forma sintética do folato, uma vitamina B – têm sido associados a ambos os defeitos do tubo neural e fissuras lábio-palatais.

A maioria das pesquisas sobre dieta e defeitos de nascimento tem se concentrado em nutrientes simples, como as vitaminas A e B12 (além de ácido fólico).

A nova pesquisa teve uma abordagem diferente, olhando para a qualidade da alimentação global – um método que tem se tornado comum em pesquisas sobre câncer e doenças cardíacas.

O estudo comparou a dieta de 3.824 mães cujos filhos tiveram defeitos de nascimento com 6.807 mães de crianças saudáveis.
Carmichael e seus colegas levaram em conta se as mulheres no estudo estavam tomando ácido fólico.

Os pesquisadores coletaram questionários detalhados sobre as dietas das mulheres no ano antes de engravidar, e usaram os dados para marcar a qualidade da dieta em dois índices, um inspirado no Departamento de Agricultura dos EUA de orientações dietéticas, e outro baseado na dieta mediterrânica. Ambos os índices consideraram frutas, legumes, cereais integrais e gorduras “boas” saudáveis, e gorduras saturadas e doces insalubres.

As mulheres com as dietas mais saudáveis eram muito menos propensas a ter filhos com defeitos congênitos do que as mulheres com as dietas mais pobres de qualidade.

As pontuações mais altas em ambos os índices foram associadas com um risco reduzido de defeitos.

78% das mulheres tomavam suplementos contendo ácido fólico durante a gravidez precoce, mas as dietas de maior qualidade ofereceram proteção independentemente de as mulheres tomarem o ácido fólico.

Os autores do estudo e outros especialistas continuam altamente recomendando que as mulheres grávidas tomem suplementos de ácido fólico.

Mas a pesquisa levanta a questão geral de saber se “comer os alimentos certos” pode fornecer benefícios de saúde que os suplementos não oferecem.

De qualquer forma, para se manter saudável, a melhor maneira de fazer isso é conseguir o que você precisa da comida, em vez de compostos isolados.[CNN]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

3 comentários

  1. GUSTAVO SILVA /

    Mais uma vez a instrução Bíblica, neste caso no âmbito alimentar c frutas, verduras, integrais etc… recomendada por Deus no ÉDEN a Adão e Eva prova ser o melhor p os seres-humanos. Ciência e Teologia mais uma vez se completam, desde q estudadas c olhar imparcial, sem tendenciosidade, como muitas vezes ocorre c pessoas revoltadas c Deus, ou auto-rotulados, ateus.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. E eu pensei que já se soubesse disso.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. ALX /

    Não creio que seja isso, a geração dos 40 anos atras se alimentavam muito melhor q as de hoje e mesmo assim a incidencia de bebes com problemas eram grandes, as de hoje ja se alimentam muito mal e nem tem tantos casos assim,pelo menos não ao meu ver.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.