Diga não! Oi pede anulação das metas de qualidade do serviço de internet

Publicado em 31.01.2012

MANDE UMA MENSAGEM PARA A ANATEL

O consumidor teve muito a ganhar, em outubro do ano passado, quando a Anatel aprovou novos padrões de qualidade da internet em favor de serviços de telecomunicações confiáveis e rápidos.

Na época, a elaboração dessas metas de qualidade do serviço de banda larga contou com uma grande participação dos próprios consumidores. A “Campanha Banda Larga é um Direito Seu!” deu voz aos usuários para enviarem mensagens ao Conselho Diretor da Anatel em apoio a resoluções de qualidade, com mais de 80 mil mensagens enviadas à agência.

Agora, uma das maiores empresas do ramo, a Oi Telecom, pediu uma anulação oficial do Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGS-SCM) e do Regulamento sobre Gestão da Qualidade de Prestação do Serviço Móvel Pessoal (RGQ-SMP).

Todas as prestadoras de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) e Serviço Móvel Pessoal (SMP) brasileiras deveriam cumprir esses regulamentos que estabelecem uma qualidade mínima desse serviço, coisa que a Oi não quer fazer.

A argumentação da empresa é de que impossível atingir esses novos padrões. A companhia pede a anulação de todos os indicadores de rede, entre os quais os que estabelecem patamares mínimos de velocidade média e instantânea.

Também quer o fim da obrigação de atender aos pedidos de instalação do serviço em até 10 dias úteis, e dos indicadores de reação do usuário que estabelecem, por exemplo, a relação aceitável entre o número de reclamações recebidas pela prestadora e o número total de assinantes.

A empresa ainda quer a anulação dos artigos que tratam da disponibilização de mapa de cobertura da rede em todas as suas tecnologias, a anulação da exigência de completamento de chamada e a anulação da exigência de entrega das mensagens de texto em até 60 segundos em 95% dos casos.

Inclusive, a Oi pede anulação das metas de velocidade média e instantânea da banda larga e das exigências mínimas de queda de conexão.

Segundo a Oi, essas metas, que nem sempre podem ser alcançadas, não precisam ser obrigatórias, punindo as empresas que não as cumprem.

Isso poderia ser bom para o consumidor, que teria o direito de escolher a melhor operadora, que melhor cumpra essas exigências. O único problema é que em mais de 90% dos municípios brasileiros, não há concorrência nem no serviço fixo nem no móvel – uma qualidade mínima seria o mínimo.

A alegação da Oi desconsidera totalmente o artigo 127 da Lei Geral de Telecomunicações e a competência da Anatel em exigir qualidade do serviço de interesse coletivo.

A Anatel não está exatamente favorável a anulação dos regulamentos. Como foi o povo que os pediu, o povo tem o direito de se posicionar agora também. Mas o tempo para isso é pouco: temos até amanhã, 1 de fevereiro, para enviar mensagens acerca desse assunto à Anatel.

As redes sociais já foram bombardeadas de comentários e manifestações contra a atitude da Oi. A empresa respondeu formalmente que sua proposta feita à Anatel segue padrões técnicos adotados na Europa e nos Estados Unidos, e conta com amplo respaldo de estudos de consultorias especializadas.

Também disse que sua rede tem um dos melhores indicadores de qualidade. O questionamento da companhia diz respeito ao estabelecimento de metas que não dependem exclusivamente de suas operadoras, já que o desempenho está atrelado a diversos outros fatores, que podem afetar o funcionamento do serviço final.

A empresa afirmou que os países, de forma generalizada, não adotam metas de banda garantida, por conta da inviabilidade técnica dessa garantia, decorrente da mobilidade característica do serviço. Disse que a única coisa que pretende é que o regulamento de qualidade da Anatel possa ser aprimorado seguindo os padrões internacionais.

Com os dois lados da moeda expostos, cabe a você pesar o valor final: seremos feitos de idiotas por uma companhia que visa exclusivamente o lucro, ou nos contentaremos com uma qualidade inferior de serviço de internet graças a “impossibilidade” de melhora?

MANDE UMA MENSAGEM PARA A ANATEL

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

46 Comentários

  1. falaram de tudo que é preciso falar, eu não quero nada com a
    OI, poi ja tive brasiltelecom que a oi é herdeira e fui infeliz por muitos anos. Agora tenho a GVT a quatro anos, nuca tive problema e sou muito feliz com ela. Recomendo a quem não tem!
    walter

    Thumb up 3
    • essa GVT também não é grande coisa não!…A velocidade da Internet do Brasil é a PIOR DO MUNDO. Fui na Suiça e lá eles riram de mim quando eu disse a velocidade mais rápida da internet no Brasil.

      Thumb up 1
  2. A ANATEL sempre apadrinhou empresas de telefonia. Não é segredo para ninguém que a ANATEL sempre foi bondosa com todas as operadores de telefonia fixa ou móvel. Garanto,infelizmente,que nada vai acontecer á Oi! Sim assinei a petição,mas certos órgãos reguladores do governo funcionam como um banco de transações comerciais…e não de tecnologia a serviço do povo.

    Thumb up 6
  3. A Oi aqui no Paraná é assim: nas cidades onde não tem GVT, o preço é alto. Nas cidades onde tem GVT, os preços são bons.

    Concorrência é tudo!

    Thumb up 6
    • GVT Simples assim

      Thumb up 7
  4. Presidente(a) Dilma e congressitas: ESTE SIM é UM ÓTIMO ASSUNTO PARA UM PLEBISCITO!!!

    Se água, luz e telefone são serviços regularizados e com indicadores de qualidade no fornecimento, PORQUE O ACESSO A WEB NÃO TEM INDICADORES DE QUALIDADE DO SERVIÇO? VOCÊ É A FAVOR DA CRIAÇÃO?

    Thumb up 12
  5. Alguém já fez uma petição on-line para ter mais controle?
    Até eu mesmo faria mas to de ferias, com a 3g da tim que faz download a 5,4kbs pior que discada, tá difícil de navegar & impossível de fazer download.

    Thumb up 0
  6. Quanto mais publicar essa materia, melhor… Publiquem no face, orkut e qq outra rede social. Nao vamos deixar essa oi atrapalhar nossa conquista..

    Thumb up 3
  7. HUAHuah fiz bem em ter mudado para a GVT… é outra coisa mesmo meus simples 5 mb tem realmente a velocidade contratada na maior parte do tempo. Daí quando eu pedi para mudar de operadora (oi para gvt) eles vem com a moooo cara de (*@) em dizer que eu não conhecia a outra operadora! Dana-se eles….. mudem para outra operadora se tiverem oportunidade! recomendo.

    Thumb up 8
  8. Gostaria de fazer um pedido ao site, já que entraram na onda dos protestos.

    A respeito da cobrança de ponto adicional de tv a cabo que é ilegal, a NET mudou o nome da cobrança para aluguel de aparelho que é o mesmo valor da antiga taxa de ponto adicional, tentem fazer uma força para o AVAAZ comprar essa briga também!

    Abraços!

    Thumb up 4
  9. E adianta dizer NÃO a isso?
    Um dos principais acionistas da Oi é a Andrade Gutierrez, que foi a maior doadora na campanha de Lula…

    Thumb up 2
    • dane-se essa bit

      Thumb up 0
  10. Não estou fazendo propaganda, mas em muitas vezes e melhor usar a rede de telefonia móvel para acessa a internet. Ironicamente parece ser mais rapida que a fixa.

    Thumb up 0
    • Vai ser difícil com a dinheirema que arranca da gente.
      O certo seria internet estatal e gratuita. Mas depois que venderam toda forma de comunicação, satélite, fibra ótica, para multinacionais vai ser impossível.
      Além do mais comunicação é poder, e existe um pessoal que não quer que a informação chegue a todos.
      Eles querem cidadãos obedientes, cidadãos que não reclamem. Afinal somos gado deles, eles nos possuem, eles possuem você. Você não é livre, vc pensa que é livre. Na verdade somos teleguiados, iguais a cavalos atrelados a carroças, onde as rédeas na verdade são antenas que nos ligam a comandos que nos fazem ir para frente, para tráz, para esquerda, direita, que nos fazem acreditar que Gadafi era um monstro, que 11/09 foi planejado por Bin Laden, que privatização para grupos estrangeiros é a melhor forma.

      Thumb up 0
  11. Se o futuro é assiste tv pelo internet, pois bem, nossas empresas de telecomunicação ainda não foram avisados.

    Thumb up 4
    • kkkkkkkkkkk!
      Sen-sa-ci-o-nal!!!

      Thumb up 1
  12. Quando as empresas não tem estrutura para cobrir a demanda eles ampliam a rede e ofertam pacotes de dados. Agora pense quantos KB tem cada pagina de internet e alem disso tantos os download e upload são contados no pacote.

    Thumb up 0
  13. Então é simples! A maior empresa privada nacional de telecomunicação, a Oi, não tem estrutura para responder pela demanda, seu sistemas ainda em parte é analogico, sem contar que aluga rede de telecomunicações de outras empresas, resumindo nós estamos ferrados!! Hahahah

    Thumb up 5
  14. A Oi está sendo protegida pelo governo, por que é uma empresa nacional? Bem o governo não pensou duas vezes quando ofertou para os estrangeiros a Embratel que por sinal concentra a maior parte do sistema de telecomunicação do país.

    Thumb up 2
  15. Eu tenho oi aqui de 10 mega.
    Não consigo ver youtube sem ter que pausar e esperar carregar.

    Thumb up 16
    • Que furada, amigo!

      Thumb up 8
  16. Havia recebido ontem um email da avaaz para essa petição, mas no site da Avaaz a petição não está clara do porque desse assunto. No fim, não assinei por não saber exatamente o que estaria assinando.

    Graças a todos os deuses existentes, principalmente o deus da Internet, existe a HypeScience pra me informar.

    Assinado e Compartilhado.

    Thumb up 1
  17. TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO, NÃO VOTO DESDE 1954, O PAIS COMO O NOSS NÃO TEM O DIREITO DE OBRIGAR O CIDADÃO Á VOTAR, SE NÃO CRIA REGRAS HONESTAS, PARA CANDIDATURA DE LADRÕES, MEU PAI E MINHA MÃE SÃO FALECIDOS, NÃO IMAGINO SEUS PARADEIROS, MAS GOSTARIA DE TE-LOS DE VOLTA, POREM! SE PARA TANTO EU TIVER QUE VOTAR NO PT(PUTA TROUXA PARA OS INTELIGENTES) QUE ELES QUEIMEM NO INFERNO, CHAMADO BRASIL, PAIS DA CORRPÇÃO, BERÇO DE TERRORISTAS (DILMA/BATISTI/LULA E TODOS SEUS ALIADOS DO SUPREMO

    Thumb up 3
    • apoiado, o brasiuuu, me dá ânsia de vômito. pode não ser o pior lugar do mundo, mas está entre os mais injustos. um país rico e falido ao mesmo tempo. não do um fiapo de unha por essa m@#$%…

      Thumb up 4
    • Totalmente APOIADO !

      Thumb up 0
    • E nem vai encontrar…

      Mas procure saber quem é os atual dono (maior acionista) da Oi, que é um dos maiores grupos do país,

      Daí você terá uma ideia da influência e o potencial de lobby ($$$$) que essa turma tem, pra fazer tudo que querem por debaixo dos panos!!!

      Thumb up 4
  18. Com as metas de qualidade o serviço já deixa a desejar, imagine sem.
    É um absurdo isso!

    Thumb up 13
    • Cara Presidenta Dilma:- Neste caso façamos o que foi feito no tempo da criação da Embraer, juntemos as nossas economias inclusive as do Tesouro Nacional e Formemos A maior Estatal mundial de Telecomunicações. O Color a muitos anos atrás disse que empresas que não competem não devem se estabelecer. Só que com um detalhe:- Já tivemos muita experiência com estatais. Esta deve ser a menina dos nossos olhos 51% do tesouro nacional, 49% do povo e de empresas brasileiras. Sem cabide por favor, competência em primeiro lugar.

      Thumb up 1
  19. Essa anulação é desculpa de operadora sem infraestrutura, e sem capacidade de melhora. Não é à toa que é a empresa de telefônia que mais tem processo no Procon, querem ser livres para mais safadezas! “DIGA NÃO A OI”

    Thumb up 10
  20. Piada… Enviei tb um email para oi criticando a atitude e dizendo que vou trocar de operadora por conta disso.

    Thumb up 11
  21. Incrível essas empresas de Internet e Bancos Brasileiros, investem um monte em propagandas bonitinhas com crianças dizendo “Oi” ou “rindo quando um papel é rasgado”, falam tanto de inovação e tecnologia, mas são tão atrasadas que não conseguem “e se recusam” a atender o mínimo que a população merece e tem por direito.

    Thumb up 19
  22. Aqui no Amapá não existe banda larga e agora o governador assinou um contrato justamente com a Oi para prestar o serviço. Eu realmente li algo na internet sobre o serviço da OI, que seria de má qualidade. Eu tinha até esperanças de finalmente ter uma internet decente, mas já vi que vai ficar pra 2014.

    Thumb up 4
  23. O serviço já não é o melhor que poderia ser, e ainda querem ficar livres para piorar? não é as exigências que são altas, é a empresa que não quer gastar e se aprimorar, já mandei meu e-mail, espero que o maior numero possível de internautas façam o mesmo.

    Thumb up 21
  24. No Brasil se você não é obrigado a fazer… então você não faz, assegurar a obrigação das empresas em prestar serviços de qualidade deve ser mantida… se não elas não vão se preocupar em atender melhor os clientes.

    Thumb up 11
    • Brasil: terra de muro baixo!!!!!!!!

      Thumb up 0
    • Não entendi. Muro baixo?

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
_58176159_p3600420-neural_network
Cientistas transformam células da pele em neurônios

Uma nova pesquisa co...

Fechar