Dinossauros acrobatas inspiram nova geração de ágeis robôs

Por , em 8.01.2012

O dinossauro carnívoro Velociraptor foi um ótimo acrobata, usando sua cauda para pousar e fazer manobras aéreas com segurança. Mas os cientistas que estudam esse dinossauro não estão apenas aumentando o conhecimento sobre esses animais: eles também estão ajudando a criar robôs mais eficientes para diversos fins. Robôs que imitam e tentam representar os Velociraptors estão inspirando uma nova geração de robôs de busca e salvamento.

Mais de 40 anos atrás, cientistas propuseram que o Velociraptor e outros dinossauros predatórios usavam as caudas para estabilizar seus corpos durante saltos ou fazer movimentos rápidos e irregulares, ajudando a torná-los caçadores ativos e ágeis.

A ideia é que eles usavam suas caudas de maneira parecida com os equilibristas, que usam uma vara para determinar para qual lado deve ser a inclinação. Os répteis extintos dobravam suas caudas para controlar a orientação de seus corpos na hora de saltar.

Pesquisadores criaram um “robô dinossauro” com rodas e com uma cauda de alumínio, e desenvolveram modelos matemáticos que lhes permitiram prever a eficácia de diferentes caudas no equilíbrio dos robôs. Eles descobriram que quando eles se moviam de certas maneiras, o controle do corpo era simplificado.

O estudo tem potencial para outras aplicações robóticas, como robôs de busca e resgate muito mais ágeis, que podem lidar com os destroços frequentemente encontrados em catástrofes. Robôs com pernas – como os dinossauros robóticos construídos no estudo – também têm maior capacidade de detectar rapidamente riscos químicos, biológicos ou nucleares. [LiveScience]

Répteis extintos? Os dinossauros eram répteis com aquela agilidade toda e independência da luz do sol para manter seus corpos aquecidos?

• Gabriel.¿:

estudo antigo? desde que eu saiba ja faz um tempo que descobriram que o velociraptor era apenas um filhote de totossauro(ou algo assim)