Disfunção erétil? Vitamina B pode ser a solução

Publicado em 25.08.2011

Em alguns homens, a impotência é ligada ao colesterol alto. Para eles, uma solução que melhora a função erétil pode ser muito simples: ingestão diária de niacina, também conhecida como a vitamina B3.

Um estudo mostrou que 80 homens que tinham disfunção erétil moderada ou grave relataram melhora na capacidade de manter uma ereção após iniciar a ingestão de niacina. Os 80 homens que ingeriram uma pílula placebo e que tinham disfunção erétil leve não tiveram alteração nos sintomas.

Além de impotência, todos os 160 homens participantes do estudo também tinham elevados níveis de colesterol e lipídios.

A melhor parte da descoberta é que a niacina é utilizada desde tempos remotos, e sua segurança já é muito bem documentada. Como ela é apenas uma vitamina, é uma maneira simples e segura de melhorar o desempenho sexual.

Em pacientes com aterosclerose (acúmulo de gordura ao longo das paredes dos vasos sanguíneos), a niacina é conhecida por melhorar tanto os níveis de colesterol quanto os de lipídeos. Por isso, não é nenhuma grande surpresa que a niacina também melhora a função erétil, já que tanto a aterosclerose quanto a disfunção têm causas semelhantes em homens com colesterol alto.

Doenças cardíacas, aterosclerose, derrame e disfunção erétil podem ser causados pela inflamação dos vasos sanguíneos. Quando ocorre a inflamação dos vasos que conduzem ao pênis, o resultado ser a impotência.

Para o melhor funcionamento, as drogas atuais usadas contra a impotência devem ser tomadas algumas horas antes da atividade sexual. E para a maioria dos pacientes, elas melhoram a função erétil, mas apenas durante um breve intervalo de tempo.

Já a niacina pode ser tomada uma vez por dia, quando a pessoa quiser, podendo fazer sexo a qualquer momento. Uma ótima notícia para os homens com colesterol alto que querem manter a saúde sexual de forma prática e segura. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

    • J Roberto, vc não achou porque os atendentes de farmácia são burros!!!
      Já pedi por vitamina B3, niacina, e eles dizem que não existem, mas existe sim, é o ÁCIDO NICOTÍNICO e o nome do medicamento é METRI, tem desde 250mg até 1000mg. O melhor pra mim foi tomar 500mg por dia, tomei para ajudar a baixar o colesterol, e surpresa! Minha ereção ficou bem melhor! Quando li isso aqui achei muito legal, porque já tinha notado sem querer, ou seja, não foi efeito placebo, já que não sabia desse feliz “colateral”. http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM25803-2-0.PDF

      Thumb up 12
  1. Atenção, conforme o Dr. Lair Rib. colesterol é ESSENCIAL ao organismo e apenas INDICA que existe um problema se estiver alto e NÃO É A CAUSA.

    Thumb up 1
  2. É MELHOR TOMAR SÓ A VITAMINA B3, OU O COMPLEXO B

    QUAL SERIA A DOSAGEM DIARIA DA VIT. B3 ?

    GRATO

    (PAULINO CAMPOS)

    Thumb up 10
    • Em principio as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis sendo eliminadas principalmente pela urina,assim sendo,doses exageradas podem gerar problemas renais e hepáticos.
      As vitaminas A D e E são Lipossolúveis e se acumulam no organismo sendo muito perigoso seu consumo sem orientação médica.

      Thumb up 0
  3. Olá,boa noite!

    Gostaria de saber,qual sua porção ideal por dia em MG ?Para a possivél disfunção erétil.

    Desde já, o meu muito obrigado.

    Thumb up 14
  4. fiquei em duvida preciso de uma ajuda ultimamente meu desempenho sexual tem diminuido muito mas sou magro e novo 19 anos sera que essa vitamina ajuda em alguma coisa?ou o que preciso não sei mais ou é coisa da minha cabeça sou um pouco inseguro tem hora que vai tem hora que não sera que poderia me ajudar responde no meu email se possivel

    Thumb up 13
    • Robson
      Mal não iria fazer.
      Mas, seu caso não é falta de B3, pois você é novo, está com as veias limpas. De qualquer forma cresceu o número de casos de jovens com alto nível de colesterol. Faça um exame de sangue (peça ao médico uma solicitação de examinar os hormônios sexuais, os da tireoide, da hipófise, de colesterol e triglicérides).
      Na sua idade tudo tem solução.
      Se tudo estiver bem, pode mesmo ser só problemas emocionais, estresse, pessoa errada.

      Thumb up 6
    • Logicamente que em uma farmacia,né?

      Thumb up 5
  5. Alguém tem conhecimento sobre se a ingestão do Complexo B (B6,B12 etc) tem vantagens o não sobre o uso da vitamina B3 isolada?

    Thumb up 15
    • Todo o complexo B pode ser tomado sem problemas.
      Mas, cada uma atende necessidades específicas.
      A B12 é a mais famosa, embora seu efeito seja melhor se for injetado e não ingerido. A B6 é boa para o sistema nervoso.
      A B1 – presente no arroz integral evita o Béri-béri, doença em que a pessoa perde a força muscular, de ficar em pé por exemplo.

      Thumb up 5

Envie um comentário