Dispositivos eletrônicos podem ficar inteligentes a ponto de “ler as nossas mentes”

Por , em 23.09.2010

Pessoas mais antigas, que nasceram antes da era da telefonia celular, certamente já são impressionadas com o nível de “inteligência” dos aparelhos atuais, como Iphones, que concentram várias tarefas em um único dispositivo. Mas a nova geração, que viveu sua adolescência já inclusa nesse meio, deve sempre estar ansiosa por novos avanços. Pergunte a si mesmo: quão inteligente você acredita que um telefone ainda poderá ser? Desenvolvedores de tecnologia estão projetando, para um futuro não muito distante, aparelhos que possam “ler as nossas mentes”.

A palavra é de um chefe de pesquisas da corporação tecnológica Intel Inside, Justin Rattner. Ele conta que está em desenvolvimento um dispositivo “psíquico” em smartphones, capaz de adivinhar coisas sobre o usuário. É claro que o equipamento não é um médium, apenas analisa as preferências do portador.

Vamos dar um exemplo prático. Ao aproximar-se do almoço, o aparelho vai sugerir que você almoce em um restaurante japonês, que você adora ir, localizado a duas quadras de onde você está. Como ele sabe disso? Baseado em ligações para delivery que você fez nos últimos tempos, locais que você visitou através do GPS (sim, dentro de poucos anos o GPS será artigo corriqueiro em qualquer um destes multi-aparelhos), coisas assim. Quando você visitar uma cidade desconhecida, seu aparelho já te indica quais os melhores restaurantes japoneses da região.

Mas eles querem ir além. Os dispositivos, para ficarem ainda mais inteligentes, devem usar os sensores fixos (localidade, deslocamento, voz, temperatura, horário, entre outras) combiná-los com os indicativos “móveis” (nossos compromissos do dia, incluindo local e horário, nossas necessidades e preferências de saúde, vestuário e alimentação, por exemplo), para tirar conclusões e nos dar conselhos. Assim, seu aparelho poderia até adivinhar que você acabou de sair do trabalho baseado no horário e no deslocamento, e imediatamente indica a rota que você deve fazer para escapar do rush no trânsito. [msnbc]

6 comentários

  • Farofa:

    Um passo mais perto de Matrix ou Minority Report

  • alvaro sobreira:

    continuemos assim e veremos onde vai dar. tenho um palpite. ja viram o filme o substituto ou eu sou a lenda ou o livro de eli. pois é…

  • amanda bernardo s:

    concordo plenamente com a Elizabeth ficaria irritadicima com um aparenho ditando opinioes pra mim assim…

  • davi galucio:

    éé planeta…. daqui a alguns anos vc vai deixar de ouvir conselhos de humanos e ouvir conselhos de máquinas…

  • eduardo:

    Eu keria um aparelho q fizesse todo o serviço aki do meu trab….. imagine….. plugar o celular no pc e realizar todas as tarefas pendentes…..

  • Elizabeth:

    Ah, não sou eu quem vou pagar para ter um aparelhinho desses me azucrinando as idéias… prefiro pensar por mim mesma… rsrsrs

Deixe seu comentário!