Distúrbio faz com que algumas pessoas sejam muito sensíveis ao frio

Publicado em 22.12.2010

Você conhece alguém que, em pleno verão, usa blusa de lã? Quem sabe essa pessoa não seja simplesmente friorenta, mas tenha um distúrbio em relação à sensibilidade ao frio.

Ronni Shulman, por exemplo, é uma moça que não pode nem passar pela seção de congelados do supermercado sem perder a sensibilidade dos dedos. Segundo ela, eles chegam até a ficar azuis.

Ela sofre com a síndrome de Raynaud, um distúrbio que afeta os vasos sanguíneos e que pode ser muito incômodo e dolorido. Estima-se que ele afete 5% das pessoas. Os afetados são muito sensíveis ao frio, e até a mais breve exposição (como ficar na frente da geladeira) pode causar um acesso.

O que acontece é uma hiperatividade dos vasos sanguíneos. Quando sentimos frio, os vasos tendem a ficar mais contraídos. Mas nas pessoas com Raynaud, essa resposta ao frio é muito mais exagerada. Em outras palavras, quando elas sentem frio elas sentem muito frio mesmo.

É isso o que faz os dedos de Ronni ficarem azuis ao menor sinal de frio e isso pode afetar o nariz, as orelhas e até mesmo o mamilo das pessoas (apesar de ser mais raro). Apesar de poder ser iniciada como um efeito colateral por algum medicamento, a síndrome de Raynauld não tem causa conhecida na maior parte dos pacientes.

As pessoas que sofrem com a doença dificilmente têm algum problema mais sério – a chave para viver bem, nesse caso, é simplesmente se manter aquecido. [The Body Odd]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. O verão pra mim é super tranquilo, não sinto calor exagerado, mas basta cair um pouquinho a temperatura, pra começar meu sofrimento, sendo sincera, no nosso inverno brasileiro, eu sinto como estive no sul do Brasil onde cai bastante a temperatura, não suporto ar condicionado,o pior lugar no supermercado é a seção de frios, quase morro, meus pés e mãos ficam roxos, parece até que estou morta, as vezes fico até com vergonha,pouquissimas pessoas estão sentindo frio e eu congelando, é horrível, inverno pra mim, é um sofrimento, não consigo me aquecer e ainda me dói as articulações. É como disse o Felipe aí acima, não sinto nenhum aquecimento global! Tenso!!

    Thumb up 18
    • Poxa vida, eu sofro demais, passo pelo mesmo que você :/
      Meu marido acha que é frescura, mas não é mesmo. Chego a ficar irritada com o frio, justamente por causa desse desconforto exagerado!

      Thumb up 6
  2. Eu gosto mesmo é do calor.

    Não consigo entender como uma pessoa diz que gosta de frio.

    Thumb up 16
  3. Acredito que minha esposa sofra desse disturbio, mesmo nos dias mais quentes de verão aki de SAMPA ela dorme com cobertor! Será que existe alguma sindrome referente ao calor? Pq eu tenho baixa tolerancia ao calor passo muito mal nesses dias quentes.

    Thumb up 1

Envie um comentário