DNA confirma morte de Osama, que foi tuitada ao vivo por internauta

Publicado em 3.05.2011

Na manhã de segunda-feira no Paquistão (ainda domingo na América), um grupo de militares norte-americanos recebeu o aval do presidente dos EUA, Barack Obama, para realizar uma operação crucial para entrar nos livros de História.

Após invadir a mansão nos arredores da capital paquistanesa, Islamabad, os agentes especiais dos EUA mataram o terrorista líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, 54 anos, juntamente com outros membros da família.

A caçada por Osama começou em outubro de 2000 após um ataque suicida ao navio militar dos EUA, o USS Cole. No entanto, a cruzada contra o saudita se tornou questão de honra para os estadunidenses após os ataques em 11 de setembro de 2001, que mataram mais de 3 mil pessoas em Washington e Nova Iorque e deixaram mais de 6 mil feridos.

O terrorista conseguiu fugir dos EUA durante mais de uma década antes dos últimos acontecimentos. Durante o mandato do presidente George W. Bush, forças especiais teriam apresionado Osama Bin Laden no Afeganistão, mas não receberam ordem do presidente para matar a tempo e permitiram que o famoso terrorista escapasse.

Desta vez, porém, Osama não teve tanta sorte. Entretanto, ele poderia ter escapado de novo se tivesse verificado sua timeline no Twitter.

No início do que poderia ser uma segunda-feira qualquer, Sohaib Athar, um consultor de software que estava “dando um tempo na correria da cidade grande e se escondendo nas montanhas com seus laptops”, observou helicópteros sobre a região – uma visão incomum. Ele então postou no Twitter com o nome “ReallyVirtual”:

“Helicóptero pairando acima Abbottabad à 1 a.m. (evento raro)”.

Logo depois que ele atualizou:

“Um enorme estrondo de janela se quebrando aqui em Abbottabad Cantt. Espero que não seja o começo de algo desagradável :-S”.

Parece que o Sr. Athar avistou os helicópteros antes do ataque. Mas, felizmente (ou infelizmente para Osama) ninguém no complexo que abrigava o terrorista tinha acesso à internet – muito menos seguia Athar no Twitter.

Mais tarde, um novo tweet revelou que um dos helicópteros norte-americanos parecia ter caído devido a algum tipo de dificuldade técnica ou de fogo inimigo:

“O helicóptero de Abbottabad / OVNI foi derrubado perto da área de Bilal Town, e há relato de um clarão. Pessoas dizendo que poderia ser um parasita”.

Nenhuma baixa americana foi relatada até agora.

Em retrospectivas, as mensagens permanecem como notas de rodapé esclarecedoras para este evento histórico. Elas também ilustram a crescente transparência fornecida pela web e as dificuldades na condução das operações em segredo na era da Internet.

Além disso, os tweets são um duro golpe para os teóricos da conspiração que alegam a falta de divulgação de fotos e o sepultamento no mar como elementos fabricados apenas para aumentar a aprovação do presidente Barack Obama.

O ataque matou não só Osama, mas vários membros da família Bin Laden. Foi de extrema importância durante o ataque que as forças dos EUA verificassem o cadáver de Osama para evitar confusão e dúvidas na comunidade internacional.

Para fazer isso, eles utilizaram dois métodos de análise biométrica de características faciais e corporais e uma análise de DNA em profundidade total. Os testes confirmaram com 99,9% de certeza que um dos corpos recuperados na sequência do tiroteio na mansão era de Osama.

Segundo fontes do governo dos EUA, Osama não havia passado por cirurgias plásticas para se disfarçar, como alguns meios de imprensa tinham noticiado erroneamente.

O presidente Obama disse que as forças dos EUA foram avisados ​​meses atrás por um mensageiro que tinha sido o transportador de materiais entre a mansão e membros da Al Qaeda. Seguindo a dica, eles grampearam a comunicação da mansão e verificaram que tanto Osama bin Laden quanto outros líderes da Al Qaeda residiam ali.

O presidente quase autorizou um ataque de bombardeio no período de fevereiro e março, porém o cancelou na última hora porque considerou importante poder recuperar o cadáver quase intacto.

Ao verificar o corpo de Osama, o presidente Obama e as Forças Armadas dos EUA eliminaram as dúvidas quanto à sobrevivência do terrorista, apesar de ainda existir quem duvide do assassinato e pense que tudo não passa de mais uma farsa.

As Forças Armadas respeitaram a tradição islâmica, dando a Osama Bin Laden um funeral no mar em conformidade com os costumes islâmicos. A decisão de enterrar o terrorista no mar teria sido feita para evitar que fosse erguido qualquer santuário em sua homenagem. Além disso, seria difícil encontrar um país disposto a acolher seu cadáver. [DailyTech]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

19 Comentários

  1. Tem muita gente achando que tudo isso,desde o atentado de 11/09 é uma grande armação,teatro,inclusive que o própio governo americano é cumplice e que o barbudo já está morto ha muito tempo.Concordo com o Glauco estão subestimando nossa inteligência.

    Thumb up 7
  2. É claro que o cara morreu, senão ele iria aparecer em alguma filmagem rindo e dizendo “Ó nóis aqui travêiz! Ceis pensaram que nois tinha morrido? Nóis enganou voceis!” e o Obama iria ficar sem os esperados votos.

    Thumb up 4
    • Filmagens não garantem quando foram feitas.
      Aliás, todas as filmagens com Osama são de origens duvidosas…

      Thumb up 4
  3. Mais desde quando o EUA tinha o DNA do bin laden pra comparar com o do corpo ? entao quer dizer q o EUA conseguia pegar o DNA dele mais nao conseguia pegar ele ? haeuhaeuaehaehae

    Thumb up 4
    • O Dna dele “foi comparado” ao da irmã ou irmão dele. Eles guardam o cérebro dessa pessoa.

      Thumb up 5
  4. Na boa…tem que ser muito otário pra acreditar que ele realmente foi pego, morto e SEPULTADO NO MAR! kkkkkkk

    QUEM ACHA QUE, DE FATO, APÓS CAPTURAR O CRIMINOSO MAIS PROCURADO DOS ÚLTIMOS TEMPOSOS EUA IRIAM SIMPLESMENTE DEIXAR O CORPO PRA LÁ E SEPULTÁ-LO NO MAR?

    Respeitar tradições islâmicas??kkkk Não respeitam nem as pessoas, quanto mais as tradições.

    Saddam que não era tão importante assim teve sua morte até filmada.

    Osama além de ser o cara do momento, a família dele é influente no comério de petróleo, amigos pessoais da família Bush e já “fugiu” de um aprisionamento feito pelos mesmos americanos…

    Um acordo deve ter sido feito. Osama vai viver esocndido numa nice e o mundo vai ser sugestionado a acreditar que está tudo bem agora…o tempo de terror acabou.

    Ok, senta lá Cláudia.

    Thumb up 6
  5. “A Justiça foi feita”, disse Mr. President.
    Mas não. Não foi feita justiça, foi realizada uma execussão sumária.

    E sumir com o corpo – embora tenha suas razões políticas – tornou a operação muito pior: colocou em xeque a missão diante do mundo.

    Se bobear, o Osama sai vitorioso nessa, mesmo morto.
    Tudo agora vai depender do poder da mídia, dos assessores de imprensa.

    Thumb up 8
  6. O BIN ESTA VIVO E PRESSO EM ALGUMA BASE AMERICANA SENDO TORTURADO PARA ENTREGAR OQUE SABE DAS REDES TERRORISTAS E FINANCIADORES DO TERROS, TEM MUITA GENTE GRANDE COM O RABO PRESSO COM OS TERRORISTAS
    SE DIVULGASEM QUE ELE ESTA VIVO HAVERIA UMA ONDA DE SEQUESTRO E TERRORISMO EM TODO O MUNDO PARA TENTAR LIBERTALO

    Thumb up 0
  7. VEJAM BEM TUDO QUE EXISTE DE MAIS SOFISTICADO NO MUNDO ESTAVA A DISPOSISÃO PARA LOCALIZAR O BIN LADEM
    JA PENSARAM A QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES QUE ELE TEM?
    OS EUA PODERIAM TER MANDADO UM MISEL E PRONTO MAS NÃO QUERIAM ELE , E AI FORAM LA E O MATARAM COM UM TIRO E JOGARAM O CORPO NO MAR
    NÃO FAS SENTIDO.ACHO QUE ELE ESTA PRESO,
    NA TORTURA SEM DIREITOS HUMANOS PARA INTERCEDER QUALQUER UM ENTREGA ATÉ A MÃE!
    E QUANTA GENTE INPORTANTE NO MUNDO TEM O RABO PRESSO COM ELE.
    POR OUTRO LADO SE FOSE DIVULGADO QUE BIN LADEM ESTIVESE VIVO E PRESO, JA PENSOU A ONDA DE SEQUESTRO E TERRORISMO QUE IRIA DESENCADEAR EM TROCA DE SUA LIBERDAD
    É POR ESTES E OUTROS VARIOS MOTIVOS DE SEGURANÇA MUNDIAL QUE É MELHOR TODOS PENSAREM QUE ELE ESTA MORTO

    Thumb up 0
  8. Não acredito que o Bin Laden ta morto até mostrarem as fotos ou algum vídeo dele morto.Podem ter matado qualquer um e dizer que é ele.E depois quem ´´afirma´´ que se fez todos os testes de identificação é o próprio governo dos EUA, teria que ser alguma organização independente, parece que tão achando que as pessoas são burras, que acreditam em tudo que eles dizem, mas acho que quase ninguém acredita mais nas mentiras dos EUA.E essa de jogarem o corpo no mar, é muito estranho, é como se fosse pra ninguém ir verificar se era o Bin Laden ou se tem algum corpo mesmo, isso ta MUITO ESTRANHO.E tem muitos países árabes que gostariam de ficar com o corpo dele.E se é pra não transformar ele num ´´mártir´´, isso não resolveu nada, ele já é um ´´mártir´´ pra muita gente por lá.

    Thumb up 9
  9. Teste de DNA prá comprovar a identidade de um morto?? Se o corpo estivesse presente até faria sentido, mas desse jeito só sendo muito burro mesmo.

    Sem corpo não há morto! Nós aqui no Brasil não vamos cair nessa mentirinha de americano!

    Thumb up 10
  10. Ouvir o discurso do presidente dizendo que “justiça foi feita” chega a soar como agressão. A vingaça foi feita, não a justiça. O povo americano está confundindo as coisas.

    Thumb up 11
  11. Nao viajem…nao eh tao simples esse negocio de divulgar foto…se fizessem isso, osama se tornaria um martir para os islamicos assim como ocorreu com Che Guevara (qe em sua epoca era o “vilao” mas com a foto de seu corpo, muitos acabaram idolatrando ele)
    Ou seja, pode ser uma faca de dois gumes

    Thumb up 3
  12. É isso aí hugo, que bobagem é essa ? os caras estavam babando pra matar ele há tanto tempo, e todo mundo sabe que o povo americano ansiava por isso. Daí quando dizem ter conseguido alcançar a proesa, vem com essa patifaria de que não tem corpo pra mostrar… oras bolas…

    ” mata a cobra e esconde o pau “… nesse caso ” mata a cobra e esconde a cobra ” ?

    Nasci ontem…

    Thumb up 11
  13. Concordo, Leon.

    Eles não são retardados, sabem que isso aconteceria e até por isso divulgaram o vídeo do enforcamento de Sadam.

    Essa desculpa d ejogar no mar porque “é tradição” foi fo**. Foi o mesmo que dizer “vocês são seres burros e manipuláveis”.

    Thumb up 14
  14. Se morreu, não importa onde foi o tiro, se não querem teorias de conspiração, é só liberar fotos, ninguém mais confia na palavra do governo.

    Aquela fotinha que o globo news publicou na data do ocorrido,creditando a fontes confiaveis, ja existia desde o ano passado em um site de humor.

    Thumb up 13

Envie um comentário