Dragões de Komodo aterrorizam moradores de vilarejo

Publicado em 25.05.2009

dragão de komodo

Dragões-de-Komodo têm dentes como os de tubarões e veneno capaz de matar uma pessoa em algumas horas, além de serem os maiores lagartos do mundo. Apesar disso, eles viveram durante gerações em paz com as pessoas da ilha de Komodo, na Indonésia, até que um dia, começaram a atacar.

Muitas pessoas foram feridas e duas foram mortas em 2007. Os ataques são raros, mas hoje os moradores vivem com medo. Main, um guarda-florestal de 46 anos, estava trabalhando no Parque Nacional de Komodo quando um lagarto lhe atacou no calcanhar. E ao tentar se livrar dos seus dentes, ficou com a suas mãos presas neles. Ele precisou levar 55 pontos no ferimento.

Guarda florestar mostra sua mão inchada em reação a mordida de um dragão de komodo.

Guarda florestar mostra sua mão inchada em reação a mordida de um dragão de komodo.

Os Komodos chegam a ter até 3 metros de comprimento e a pesar 70 kg. Desde da década de 80, quando caçadores eliminaram os lagartos da ilha de Padar, Komodo e Rinca são onde vivem a maioria deles. O biólogo, especializado em répteis, Heru Rudiharto diz que apesar de ser ilegal tirar plantas do Parque Nacional, é muito difícil fiscalizar. Há quem diga que por causa disso, os animais ficam com fome e são mais agressivos, mas os oficiais do Parque discordam.

Nos últimos trinta e cinco anos, quatro pessoas já morreram e, pelo menos, oito foram lesadas em mais de dez anos. Considerando a população local e o giro de turistas, há cerca de quatro mil pessoas na região, portanto, o nível das que sofrem com os ataques, é relativamente baixo. Por mais que os números sejam baixos, não sao uma boa publicidade a campanha para que o Parque entre na lista das Sete Maravilhas da Natureza.

Claudio Ciofi, que trabalha no Departamento de Biologia e Genética Animal na Universidade de Florença, na Itália, diz que se os komodos estão com fome, eles podem ser atraídos às vilas pelo cheiro de comida cozinhando. Os dragões comem 80% do seu peso e podem ficar sem comer por semanas. Um morador disse que os ataques aumentaram depois de uma política, surgida em 1994, que proíbe os moradores de os alimentarem. Essa política se fez necessária, pois se os animais recebem alimentação de maneira fácil, eles perdem a habilidade de caçar, prejudicando a sua sobrevivência.

Os moradores vivem temerosos e pedem uma solução. Até mesmo os guarda-florestais estão apreensivos. [MSNBC]

dragão de komodo

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. como vocês podem ser tão irresponsáveis, o ataque destes lagartos só estão acontecendo com maior frequência por causa da expansão urbana(humana) dentro do ambiente natural deles e não porque de repente eles foram possuídos por algum espírito maligno, atacando todas as pessoas próximas. Quando vocês forem escrever alguma matéria, façam uma pesquisa antes e escrevam um bom texto argumentativo. Porque assuntos abordados de forma irresponsável geram reações irresponsáveis, e no caso acima, uma caça furiosa contra estes animais e sua consequente extinção, como já aconteceu com diversas espécies de tubarões que tiveram sua imagem manchada através de, exemplo, filmes como ´´Tubarão´´ , o qual apresenta estes seres como ´demônios pensantes´.

    Thumb up 11
  2. Jhowker ,tenho que concordar com vc temos que rir de algumas coisas como essa,lá em Komodo eles nao estao passando fome só estao com medo dos dragoes rsrsrs,é até uma vergonha vc dizer isso……

    Thumb up 3
    • Nem bactérias nem veneno, ouvi dizer que é o fogo que mata suas vítimas.

      Thumb up 1
  3. A infecção causada pela sua mordedura vai acabar por matar o animal, ou mesmo o humano, ou seja ele não tem veneno e sim bactérias na sua saliva !

    Thumb up 3
    • Não, Jamille. Muito recentemente descobriram que o animal tem sim um poderoso veneno e que as pessoas não morrem necessariamente de septicemia.

  4. EU JAMAIS CRITICARIA O QUE VOCES FAZEM, VARIAS INFORMAÇÕES, FALANDOP DE TUDO, JOGO O QUE VOCES QUISEREM QUE MILHO~ES DE PESSOAS NÃO ACREDITA QUE EXISTE ESTES DRAGÕES ( LAGARTÃO) QUE EU QUERO DISTACIA , MAS PORQUE ELES NÃO COMEM OS LAGARTÃO, AQUI NO RIO GRANDE DO SUL AGENTE COME LAGARTO E É BOM, TEM QUE SABER PREPARAR

    UM ABRAÇO ESPERO QUE VOCES LEIAM

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cachorro-salva-g
Animais tem senso de moral como os humanos

Cientistas que estud...

Fechar