Vamos pousar na lua Europa em busca de vida alienígena em breve

Por , em 26.04.2017

NASA e ESA se uniram para procurar vida na lua Europa, de Júpiter. O projeto, chamado de Missão Conjunta Europa (JEM, em inglês), foi revelado no último domingo (23), no encontro anual da European Geosciences Union. “A ideia é que se consideramos importante procurar vida na lua Europa, então isso deveria ser um empreendimento internacional”, afirma Michel Blanc, do Instituto de Pesquisa de Astrofísica e Planetologia de Toulouse (França). “O objetivo final é chegar à superfície e procurar por marcadores de vida”.

A perspectiva de encontrar vida na lua aumentou quando foi descoberto que ela tem um vasto oceano escondido abaixo de sua superfície gelada. Essa observação foi reforçada pela visualização de vapores de água escapando para a superfície. Pesquisadores acreditam que Europa tenha duas vezes mais água que a Terra, então há muito a explorar.

A missão JEM deve ser lançada na metade de 2020, com duração programada de seis anos e meio. Os primeiros cinco anos seriam necessários apenas para alcançar Júpiter, e mais alguns dias para chegar à lua.

Ao alcançar a órbita de Europa, a sonda liberaria uma seção menor para explorar a superfície por 35 dias, coletando amostras de materiais para procurar por traços de vida. Enquanto isso, a sonda que ficou orbitando passaria três meses realizando medições para revelar a estrutura básica da lua, focando na composição do oceano. Depois de transmitir essas informações para a Terra, a sonda entraria na atmosfera da lua para coletar mais informações e finalizar sua parte na missão. Ela então se despedaçaria na superfície de Europa.

Enquanto as duas agências já tinham planos de realizar esta exploração, unir os recursos das duas representa uma grande economia e vantagem. Juntos, os cientistas de todos os países envolvidos poderão solucionar mais rapidamente os obstáculos encontrados. Se tudo der certo, outras missões em conjunto podem acontecer, como investigar as outras luas de Júpiter e também as de Saturno. [Futurism]

• Marcelo Castro:

Sei lá… como já avisou Hal 9000: “TODOS ESTES MUNDOS SÃO SEUS EXCETO EUROPA. NÃO TENTEM ATERRISSAR LÁ!”