É possível viajar no tempo? Clique e descubra!

Por , em 12.04.2012

Esqueça os filmes de ficção científica. De um ponto de vista puramente físico, a viagem para o futuro não somente é possível, como acontece sempre. Entretanto, viajar para o passado é um problema um pouco maior.

É possível Viajar no tempo!

“Nós podemos viajar em diferentes níveis para o futuro”, afirma Seth Lloyd, professor de engenharia mecânica quântica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “Mas viajar para o passado, e mudar as coisas, é mais controverso”.

Meu relógio ou o seu?

Para um exemplo de viagem no tempo bem palpável, pense nos satélites de GPS. Se não fossem construídos para serem calibrados, eles revelariam o tempo com uma diferença de 38 microssegundos todos os dias. “Os relógios na Terra andam um pouco mais devagar do que os satélites no espaço”, afirma Lloyd.

A justificativa é a relatividade, descrita por Einstein. Um objeto que se move mais rápido em relação a outro experimenta uma passagem de tempo mais lenta. Imagine satélites se movendo a 14 mil quilômetros por hora.

A segunda justificativa tem a ver com a gravidade. Relógios mais próximos de uma massa gravitacional, como a Terra, se movem mais devagar do que os mais distantes. Os satélites orbitam 20.100 quilômetros da superfície da Terra.

Futuro, aqui vamos nós

Ambos os casos de dilatação – espaço ou gravidade – permitem viajar para o futuro.

Fazer tal feito é questão de investimento e tecnologia. “Fazer uma viagem via relatividade vai exigir soluções de engenharia para construir coisas como motores de foguete com combustível suficiente para viagens muito longas”, afirma o professor de física Jeff Tollaksen.

Ir e vir até uma estrela distante nem seria necessário. O efeito seria atingido se simplesmente ficássemos em uma centrífuga gigante a quase a velocidade da luz (apesar da morte iminente).

A segunda tentativa, da gravidade, também seria letal. Digamos que você possa ficar em uma estrela de nêutrons por alguns anos, e uma década teria passado na Terra. Mas, é claro, você não sobreviveria à super gravidade do corpo celeste.

E o passado?

De acordo com a relatividade geral, um buraco negro rotatório pode modificar o espaço e tempo, formando caminhos para momentos antigos. Entretanto, a ideia comum de viajar no tempo parece um pouco “além” demais.

Lloyd conduziu experimentos quânticos que sugerem que as linhas do tempo se mantém consistentes. “A ideia foi enviar um fóton alguns bilionésimos de segundo até o passado e tentar fazer com que ele destruísse seu antigo ser”, afirma.

Mas conforme os fótons chegavam mais perto de interferir em si mesmos, a probabilidade do experimento dar certo ficava menor. “Nossa teoria tem uma censura automática de coisas que são completamente inconsistentes. Quando você volta no tempo, não importa o quanto tente, não consegue mudar o que quer mudar”.

Existem outras formas de viajar ao passado, como viajar na velocidade da luz ou os teóricos “buracos de minhoca”, que conectam diferentes regiões do cosmos.

Mas nenhuma dessas alternativas parece muito palpável. Temos simplesmente que admitir os erros do passado e conviver com eles. “Mesmo que as leis da física nos permitissem visitar o passado, não é claro ainda como isso aconteceria em nosso universo”, finaliza Lloyd. [LiveScience, Foto]

• Juu OV:

se independe do ser mudar o futuro mesmo voltando ao passado, isso não reafirma a ideia de sermos predestinados?!?!

• Bruno Benites Machry:

Se estivermos no futuro, voltarmos ao tempo e simplesmente em nossa cabeça termos consciência da reação de nossas ações?

• Pedro Do Carmo:

O passado não pode ser modificado? Mas e o futuro?Bem os kahunas usavam a magia para mudar o futuro.

• Pamela Greiciani:

meu irmão morreu há poucos dias em um acidente de moto,isso quer dizer que se fosse possivel voltar ao passado eu so iria presenciar os fatos sem ter a chance de poder muda-lo ?

• [email protected]:

Viajar no tempo é complicado porque o presente é o único tempo que é real. A soma das experiências que cada um de nós teve no tempo que chamamos de passado (ontem) é que constituem o nosso tempo chamado de presente (hoje). O amanhã que nós denominamos de futuro será resultado do que está nos acontecendo no tempo que chamamos de hoje, portanto, o passado virou história o futuro ainda é uma promessa e o hoje é um dom. Não deixe que seu passado afete o seu presente e comprometa o seu futuro.

• Francyelly:

Se por exemplo eu quisesse voltar para o passado para o dia que nasci, o meu ”eu bebê” iria crescer até o dia que quisesse voltar para o passado para o dia que nasceu, e o ”eu bebê” dela iria crescer até o dia que quisesse voltar para o passado para o dia que nasceu… (um paradoxo, pois eu iria encontrar com o ”outro eu” que viajou para o passado ) E eu nunca mais iria viver mais que o dia que eu voltei para o passado.
    Mas se eu quisesse viajar para o futuro deveria acelerar as partículas… Se eu sobrevivesse à viagem, iria estar tão rápida que o resto do mundo e tudo iria parecer parado pra mim (tudo bem lento já que estou rápida)

• Dan R.A.:

Ao viajar para o passado, para o dia em que você nasceu, o seu corpo concluiria a viagem, mas chegaria sem vida, pois a sua alma já estaria habitando o seu corpo na realidade do passado de quando você ainda era um bebê.
      Saiba que não é possível multiplicar uma alma e por isso seria impossível chegar vivo em um período em que você já tivesse nascido.

• Lucas Sant’ana:

Alma cara ? ¬¬’ estamos falando de Ciência’

• Tiago Oliveira:

A viagem no tempo pode não ser num sentido de alterar o passado e sim adquirir conhecimento.

• Daaniel Caarlos Coelho:

Não é possível(meu ponto de vista)!
    Pra tudo voltar como estava antes, os fatos ocorridos teriam que se desfazer.
    Para eu me encontra no passado teria que existir 2 de mim, ou vários.
    Isso só seria possível se todas as ocorrência físicas fossem como uma explosão em expansão, ai você poderia ir para o passado(ponto de partida da explosão ou anterior ao que você se encontra) ou futuro(além do ponto da explosão que você se encontra). Só sei que de nada sei….

• Douglas Carvalho:

Brother também não acredito que seja possível viajar no tempo, nem mesmo para o futuro uma vez que o “tempo” como o imaginamos não existe, o “simples” movimento da terra em relação ao sol e do sol em relação a via láctea e assim sucessivamente, bem como nossas lembranças nos trazem a impressão de que estamos ficando mais velhos por causa do tempo, não é o tempo que nos envelhece e sim a gravidade, se houvesse uma maneira de substituirmos todas as células do nosso organismo seríamos eternos, nosso conhecimento é avançado, mas existem ainda muitas coisas que não compreendemos e muitas que jamais saberemos, de qualquer maneira são temas fantásticos e que me intrigam sobremaneira, sou fascinado por isso tudo…

• Décio Luiz:

Bernardo, o Décio, de novo. Abraço.
    Exercício….
    Na berlinda a possibilidade expressa na frase- O melhor foi feito no futuro (Patinhas e/ous.)-, “marca registrada” de Diana Pequeno (Um Sinal de Amor e de Perigo).

• ajcp2000:

A sequência de eventos que observamos no Universo, obedecendo à lei de causa/efeito, revela também, a meu ver, a influência do futuro no passado que o causa. Pela teoria quântica, toda medida altera o que se mede. Se observarmos o presente, verificamos que ele é uma medida do passado, considerando que o presente não pode se alterar repentinamente. Essa alteração é tão menor quanto mais prõximo do presente considerarmos o passado em questão. Podemos afirmar que o presente mantem uma coerência com o passado. Desse modo, poderíamos afirmar que o presente, sendo uma medida do passado, o altera também, de acordo com a teoria quântica. Como também somos o futuro, para os eventos passados, estamos, a cada instante, alterando todo o passado. Trata-se de uma espécie de realimentação negativa no tempo, mantendo o Universo estável. É só uma teoria…

• Rodrigo Duarte:

Interessante

• Wallace Augusto:

Assistam “O homem do futuro” com Wagner Moura

• Décio Luiz:

Então……”que cada um dos meus erros como os seus seja o ponto de partida de um avanço”. Os meus erros estão virando aula!

• Fernando Franco:

Não sou um expert como li a cima, mas pelo que podemos ver em nossa história é que se podemos fazer matematicamente algo podemos também fazer fisicamente, creio q não temos a tecnologia hoje para tal feito mas em um futuro proximo, quem sabe. Outro ponto a ser analisado é que obviamente existirão regras para tais viajens, se não teremos um grande problema nas mãos e quem sabe tai viajens já não existam e o contado seja explicitamente proibia para não haver mudanças, tipo expedições de estudos sociais e de historia?!?!?

• Douglas Carvalho:

Fernando, isso é um paradoxo, só o fato de alguém voltar no tempo já mudaria muita coisa, qualquer alteração, mesmo que mínima de algum evento poderia ter consequências catastróficas, tipo se você voltasse pra ver você mesmo (que é a parte mais legal da viagem), e estivesse prestes a sofrer um acidente e você quisesse evitar aquilo, você poderia até avisar o seu eu passado, mas jamais saberia que isso teria dado certo, uma vez que as mudanças surtiriam efeito imediato e você jamais saberia que sofreria tal acidente ou até pior com o aprendizado do acidente você ficaria experto e evitaria muita coisa, ou se não tivesse o acidente você ficaria relaxado e morreria tempos depois, então você já não existiria na hora de voltar ao passado, complicado não!?

• Exogon:

o que vocês estão pondo acima é conhecido em ciências como o feito Borboleta” Se mexe no passado muda o futuro, se mudou o futuro, o passado não era aquele, e se o passado não era aquele, você já nem sabe para que futuro voltou!
    Mas a minha idéia é diferente. para mim da para viajar ao passado e ao futuro, mas não no tempo! Pois para mim o tempo não existe. ele foi criado pelo homem para separar e mensurar a ocorrencia de eventos distintos, e usou o relógio como padrão de medida.Como dizia Albert Einstein, o que temos é espaço tempo, Já tradusido para o relógio. entáo imagine o grande Big bam que explodiu e a expansão foi criando todo o univeso em todas as direções, em formas ondulares e sinuosas.Então a idéia de tempo é universal e não da terra. numa destas ondas estamos nós. Digamos que eu queira voltar ao passado. e consiga pular para trás nesta onda. o que eu vou encontrar lá não é o ´passado da terra, é outra coisa que vem se expandido no universo, assim como no futuro é algo que saui na explosão antes de nós. pode ser até que seja igual ou parecido, formando o que muitos ai diz ser universo paralelo. Mas na verdade não são universo, e sim partes deste mesmo que estão radiamente paralelo ao nosso sistema. Mas em tempo espaço diferente.

Galera responda ai.
    uma estrela explodiu e as luzes estão chegando em você agora.
    Se você viajar de costas no sentido contrario o da explosão, você verá?
    Nada pois está na mesma velocidade da luz e novas ondas não chegam aos seus olhos. Ou
    Uma imagem estática, pois a mesma onda está acertando seus olhos.

• Exogon:

Andre, Se na tua frente não tivesse nada além do espaço, você não veria nada, pois não vemos as ondas de luz, e sim o reflexo dela em alguma superfície ou partículas, já se tivesse de frente para a terra ou lua, ia ver a terra ou lua, como se vê pelo reflexo do sol, só que tendendo para a cor que a estrela emitiu.resumido.

• andre_tohuin:

As ondas que me refiro são a da explosão da estrela, assim com o brilho de qualquer estrela que vemos.
      E quanto a vemos o reflexo não estou certo sobre isso, o reflexo determina as cores e as formas, se alguém apontar uma lanterna em seus olhos você o verá. A diferença é que vendo a luz direta ela tem todas as cores ou ondas, já no reflexo tem apenas as que não são absorvidas.
      É o que eu imagino, pois não tenho muito conhecimento sobre isso.

• Wallace Silva:

E quanto ao tempo que a luz leva pra chegar ate você?

não veras nada

• GGMAZ:

Que ótimo se pudesse viajar no futuro nem que fosse por um dia, um dia. Antes da mega sena viajaria para o dia seguinte , descobririra o números sorteados, voltaria e faria a aposta. Pimba! estaria bilionário. Que maravilha!

• felipegokugod:

Mas aí vc não teria motivos para ter voltado e assim vc nunca teria dado os números dá nega sena para o seu eu do futuro

• giuan:

Viajar no tempo seria uma coisa legal se fosse tam perigoso, como cito o artigo.

mas de uma coisa eu sei ou não né, a nosso técnologia ainda não evolui até esse ponto de podermos viajar no tempo ainda falta muito para isso ou não né.

• 1velkis:

e nunca vai chegar Voltar no tempo é impossível por que se fosse invalidariam as leis da Física e nada esta acima dessas leis

• Renato Almeida:

Viajar para o passado sim seria impossivel , suponhamos q eu viaje para ontem as 1 hora da tarde e eu me apareço para min mesmo mas eu nao me lembro de ter aparecido um cara com minha propia aparencia as 1 da tarde, pois isso nao aconteceu !!alguem sabe me explicar como ficaria ? nem o melhor cientista do mundo sabe como ficaria isso entao é impossivel.

se andar na velocidade da luz vc ver o futuro pra ver o passado vc teria q fica parado LOL

• Viktor:

Não sei se você ja oviu falar na teoria de mundos paralelos,mas se nao,ela explica que que daki a trilhoes e trilhoes de anos luz a qualquer direçoes para o espaço encontraremos um mesmo conjunto de átomos igual ao nosso,ou seja poderia haver mundos iguais aos nossos ,pessoas iguais a nós tudo igual ao que vemos aki,retornando ao assunto de viagem do tempo, teriamos enormes probabilidades de cairmos em um desses ´mundos paralelos´ e assim respectivamente alterar aquele futuro e nao o nosso.
      de boa flw

• Diego Carvalho da Costa:

Ei, isso tá escrito no último livro da série do guia do mochileiro das galáxias :p

• vodbike:

se vc anda para um Lado na velocidade da luz vc ve o futuro, para o outro lado vê o passado… nao fika parado

Você esta viajando.
      O fato de você anda na velocidade da luz não altera nada no tempo.
      Ex.: Se uma estrela explode e você viaja na direção da explosão você vera primeiro que as outras pessoas, mas nunca antes dela explodir e se você viaja contra a explosão você nunca verá ela explodir, mas ela já explodiu.

• 1velkis:

Respondendo até um aluno de 5° serie sabe essa dois corpos não ocupam o mesmo espaço

• isis:

Essa não seria uma viajem no tempo propriamente dita, uma vez que nesse caso a matéria não iria sumir de um ponto no tempo e reaparecer em outro, mas apenas continuar a existir no universo em um tempo mais lento. Nenhuma matéria iria surgir do nada, nem sumir do nada.
    A ficção científica, quando fala de máquinas do tempo, não parece levar em consideração que o tempo do universo não é uma coisa única, fixa e imutável.

Este assunto é muito interessante! Eu sou leigo em física, mas acho que no futuro serão esclarecidos muitos paradigmas em torno destas hipoteses. então neste presente resta pesquisar, investigar e sonhar!

• mateusfr:

Embora já tenho feito calculo 1, calculo 2, e agora fazendo calculo 3. E também ter feito física 1, 2, 3 . Percebo o quanto estou longe destes físicos teóricos. Sou tão leigo quanto qualquer um aqui nesse site hehehehhehe. Se o Brasil começar a ter uma comunidade mais ativa nesses assuntos, dae o negócio vai começar a ficar bacana. Po pessoal vamu começa a estuda pra elevar o nosso nivel, quem sabe daqui uns 10 anos tenha uns físicos, matemáticos, químicos de renome aqui.

• Guilherme Gomes:

Eu apóio. Temos poucas mentes que realmente trabalham em algo sério, e ainda assim são pouco conhecidas.

• MarcusViniciuz:

Se no futuro fosse possível viajar no tempo, alguem já teria voltado ao passado e nos avisado sobre isso. Ou não. 😀

• Gian:

Algumas das considerações que tenho sobre a viagem ao passado são:

1)Se eu pudesse viajar ao passado não acarretaria num acréscimo de matéria ao Universo àquela época? E uma perda no presente, já que é recíproco? Ou haveria uma troca de matéria nesse trânsito? Ou isso não afetaria em nada o Universo?

2)Se é realmente possível, por que ninguém do futuro ainda não nos veio “visitar”? É por que não existe qualquer “futuro” à nossa “frente” (por consequência, nenhum passado concreto também) ou por que é simplesmente impossível viajar ao passado?

3)Se fosse possível viajar ao passado e mudá-lo, dizem que surgiria um novo Universo. Quer dizer então que Universos surgem do nada, de forma que a matéria pode vir do nada? Ou melhor, viajar ao passado acarretaria por consequência o surgimento de um novo Universo?

São puramente indagações, mais para ser discutidas do que respondidas…

• 1velkis:

Um universo só pode ser criado através de outro universo que cada um deles possui leis diferentes de outros universos.
      A viagem no tempo e impossível por que se fosse invalidariam as leis da Física do nosso universo que nós conhecemos pode ser possível em outro mas aqui e bem diferente

É impossível
    Veja se o ponteiro do relógio demora mais perto da gravidade é porque ele tem mais resistência física do que o do GPS.
    Viajar a uma velocidade maior que a da luz só nos levaria a algo antes de que agente pudesse ver algo ” ex: uma maça caindo” e não antes dela cair. O tempo no espaço não é maleável
    é apenas o efeito da resistência da gravidade de uma estrela de neutrons por ex agindo com retardador dos fontons de luz.
    Quem descordar mande respostas.

• Jabberwocky:

Acredito que os relógios atômicos não precisem de ponteiros. Não sei como funciona a sincronização. Alguém poderia comentar se é possível o acúmulo de delays.

• Chicopete:

Voltar ao tempo é possivel. Experiencias de TVP e depoimentos expontâneos de pessoas que comprovadamente reencarnaram estão cheios pelos livros e videos da midia.Um privilégio que poquissimas pessoas tem em seus relatos comprovados.
    Avançar ao futuro também. O “desdobramentos” espiritual, ou viagem fora do corpo, tem comprovações desde o seculo XVI, e o próprio Vaticano em seu Museu de Fatos Anormais em Roma, tem fotos e relatos impressionantes. Mas na realidade esse fato nada tem de religioso, a não ser, que há um Espirito em cada corpo, e ele pode se desintegrar da matéria e viajar pelo espaço, em questão de segundos, atingindo lugares e situações inimagináveis ao ser humano comum.
    Experimentei as duas possibilidades e me familiarizando com elas, consegui o equilibrio e harmonia necessários para afastar das experiencias, qualquer sentido religioso.

• JA:

– Gostei, dizem que os Greys: possuem tecnologia para voltar ao passado!!!!!!…Ha!Ha!Ha!

• David:

Alguém mais achou o sobrenome do professor que conduz os experimentos promissor….rsrss (BTTF)

HAHAHA…Seth Lloyd, o ator que vive o Dr. Brown em de volta para o futuro (BTTF) é christopher lloyd. Boa David.

• David:

Quer dizer que se os satélites não fossem geoestacionário, se ficassem parados no espaço, a diferença de tempo seria superior a 38μs… certo?

• Exogon:

Errado, nada a ver com ficar parado ,e sim com a maior distancia da terra, a circunferencia que eles fazem para dar uma volta na terra é maior do que a da própria terra. por isso a diferença

• Antonio Carlos:

fiquei com dor de cabeça..

• alx:

Talves o Albert Einsten conseguiu criar a maquina do tempo e esta por ai entre nois kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. fala serio!

• 1velkis:

Todos nós temos nossas propiás maquinas do tempo as lembranças nós leva para o passado e os sonhos nós leva pra o Futuro.

• Albertina Rodrigues:

Nós todos vivemos no passado jamais estamos no presente que é apenas uma passagem para o futuro. A mente está condicionada e ela é feita de memórias ; a mente é um baú de memorias portanto estamos em viagem permanente em direção ao passado pois a humanidade vive em função desta mente velha

• Ed:

Os grandes sábios ensinam: você não é a mente.

• Rodoc:

Então estamos ‘voltando’ ao futuro.

• Guil:

Eu, sinceramente, sei que sou leigo em assuntos da Física, mas eu entendo que a existência de realidades alternativas é uma teoria que torna possível a viagem no tempo e, consequentemente, permite alterações, como as que ocorreram na trilogia “De Volta para o Futuro”, por exemplo, e que igualmente ocorrem em vários desenhos animados (como em Dragon Ball e em Ben 10). Mas, quando leigos – como eu – tentam entender isso, só se complicam mais. Existem ainda os tais paradoxos, situações que seriam impossíveis de acontecer se, como na viagem no tempo, não existissem realidades alternativas.

• 1velkis:

Se uma pessoa ou um objeto pudesse se deslocar para o passado, isso transtornaria as idéias estabelecidas sobre causalidade e invalidaria as leis da Física que delas dependem. O único meio de evitar isso seria a existência de alguma lei da natureza que impedisse tudo que viaja para o passado de alterá-lo, ou uma lei que assegurasse que tudo que um viajante fizesse produziria exatamente o mundo de que ele viera. Mas é difícil ver como uma lei da natureza poderia impedir uma pessoa de matar a avó – ou a si mesma – se ela estivesse realmente decidida a fazê-lo.
      então e impossível por nada esta acima das leis da Física

A ideia de voltar no tempo não implica em ser levado pra uma outra realidade alternativa?

Onde, a nossa realidade vai permanecer intacta, o individuo que viajou no tempo apenas foi levado pra outro universo e, quem sabe, pode ter se tornado um paradoxo na sua realidade original e deixado de existir.

Alguém confirma isso?

• Viktor:

• Sampaio:

Na verdade, é simples entender e se conformar com o fato de não podermos voltar a um passado remoto.

Se alguém vem do futuro, devemos aceitar que existe uma outra dimensão vivendo no futuro. Acontece que não existe nenhum registro de que alguém tenha aparecido do futuro prevendo umas coisas, e mudando outras.

Por isso, nessa suposta dimensão que vive o futuro, ninguém conseguiu voltar ao passado. Estamos, portanto, fadados a não voltar ao passado.

• Guil:

Ou, voltar ao passado de uma dimensão paralela (ou realidade alternativa, o que preferir).

Se for assim, essa viagem pro futuro equivale a uma estase criônica, na qual as pessoas são conservadas na “geladeira” e podem ser acordadas mais tarde tendo a “mesma” idade, ou pelo menos, sem envelhecer fisicamente. Tinha um filme que usava a criônica para possibilitar longas viagens espaciais para não consumir anos da vida dos astronautas. Infelizmente ainda faltam soluções tecnológicas para realizar essa ideia.

“E por não saber que era impossível, ele foi lá e vez.”

• Rolando Sanches:

Na minha humilde opinião não se pode mudar o passado. Por exemplo ir ao passado e matar Hitler de modo a evitar a 2ª guerra seria “perda de tempo”, porque no nosso presente ele já matou muita gente. Ou estou errado?

• henrique:

Sempre existirá um cietista tentando ir para o passado ou futuro isso acontece a anos e até hoje em pleno séc xxi há pessoas tentando. Sonhar não custa nada.
      Sonhos tornam se reais.

• Luiz Henrique:

Eu concordo, senhor falou a verdade, e que poderiamos voltar o passado, destruir ditatura hilter, acontece não existir holocausto, ate volta para o futuro, a historia fica branca…

esse é boa argumento, volta passado, matar todas as ditaturas.. nosso futuro aumento mais vidas das pessoas, mais seguranças…

• 1velkis:

e impossível voltar no passado mesmo que fosse seria impossível mudar o que aconteceu pq o universo gurda as informações de tudo que acontece nada se destrói tudo se transforma

• Josmar:

Rolando eu acredito que se fosse possível voltar no tempo para matar Hitler evitando assim a 2ª guerra, automaticamente para quem fez a viagem seria criada uma realidade paralela onde ao contrário da nossa realidade, as pessoas daquela época permaneceriam vivas devido ao fato da guerra nunca ter existido. Passaria a existir duas realidades em diferentes dimensões: Uma com a história da 2ª segunda guerra e outra sem registro de nenhuma guerra.

Josmar

Se a Teoria M se mostrar real (e os experimentos do LHC é que vão decidir isso), então vc está no caminho correto.

Mas podemos especular com a ideia de que seja possível mudar o fato de ter havido a 2ª Guerra Mundial SÓ POR CAUSA DE HITLER.

Eu defendo a posição de que Hitler foi só um sujeito elevado ao poder por circunstâncias que envolviam o mundo inteiro. No caso em questão, um aspecto disso é que a Alemanha da república de Weimar, tendo que indenizar os paises europeus por causa da 1º Guerra Mundial, reagiu dando poder à Hitler, que venceu a disputa pelo poder com outros grupos, entende?

Matar Hitler não evitaria que outro sujeito ocupasse seu lugar (talvez Himler, ou Goering, ou…um desconhecido qualquer).

Mudar o passado da Humanidade envolve tantas variáveis que, se fossemos mecher demais, poderíamos eliminar os nossos próprios ancestrais que, assim, evitaria que nascessemos ou que nascessem as pessoas que tornassem viáveis a viagem no tempo ou, o que é mais provável, faria com que as viagens no tempo não fossem mais possíveis, pois a 2ª Guerra Mundial deu tamanho impulso à civilização, em termos de novas técnicas, que as consequencias foram que temos hoje 7 bilhões de pessoas no planeta e não os 2 bilhões da época em que Hitler vivia.

No limite, o que se conseguiria é adiar o começo da 2ª Guerra! Esse tema foi explorado na série de filmes “O Exterminador do Futuro”.

Isaac Asimov escreve em “O Fim da Eternidade” a existencia de uma comunidade de viajantes do tempo que controlam os acontecimentos na Terra, eliminando esse ou aquele indivíduo de tal modo que conseguiram parar o avanço da História!

Mas, em se levando em conta o pensamento marxista, não é o indivíduo que impulsiona os acontecimentos, mas são a Humanidade inteira que criam as circunstâncias para que indivíduos “descartáveis” atuem condicionados a fatores alheios à própria vontade egóica.

Muito boa resposta
      Mesmo se fosse possível cairíamos num paradoxo:
      Eu volto para matar Hitler. ele morre chega o futuro ele ja esta morto e eu não voltaria, pois ele esta morto. Entao seu eu não voltei ele esta vivo, mas se ele esta morto eu não volto, então ele esta vivo. e assim vai.

É por aí! Muito bem sintetizado!!!

Então você não voltaria ao passado, mas simplesmente viajaria para outra realidade paralela onde ainda se enta em 1940.

Esperemos que o LHC confirme as hipóteses da Teoria M sobre a existência de Universos Paralelos.