O universo em um clique

E se a lua nunca tivesse se formado?

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 14.06.2011 as 14:26

Share

Você já parou para pensar o que aconteceria se um grande evento na história do universo tivesse ocorrido de forma ligeiramente diferente? Quais consequências nós veríamos?

Imagine, por exemplo, se a lua nunca tivesse se formado. Como seria a vida na Terra?

Os cientistas acreditam que o material arrancado por uma colisão titânica entre o nosso planeta recém-formado e um corpo celeste do tamanho de Marte, cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, formou a nossa lua.

Se não houvesse essa colisão, não haveria lua. A vida na Terra seria migratória e teria ciclos de dia e noite mais curtos, se é que existiria algum ciclo.

Segundo Neil Comins, professor de física da Universidade do Maine, EUA, as grandes marés causadas pela lua, que orbitava muito perto da Terra quando se formou, levou os blocos químicos de construção da vida da terra para os oceanos, e ajudou a “agitar a sopa primordial” da vida.

Também, a gravidade da lua ajudou a lenta rotação da Terra de, inicialmente, seis horas por dia para os nossos dias atuais de 24 horas. Ao mesmo tempo, a lua estabilizou a inclinação do eixo do nosso planeta, moderando assim nossas estações.

As formas de vida em uma terra sem lua, portanto, teriam diferentes padrões de atividade por causa de dias e noites mais curtos. “As criaturas que viveriam aqui poderiam precisar migrar com mais frequência para lidar com oscilações climáticas extremas”, disse Neil Comins.

A ausência da lua também iria afetar a vida de forma menos profunda: não ter uma lua pode significar nenhuma corrida espacial, o que provavelmente significa que, ou demoraríamos mais para descobrir o universo, ou não o faríamos.[Space]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

41 comentários

  1. there /

    o nível do site tá baixando de vez msm… Será q eu tenho q lembra-los q isso eh um site de ciências…. E q cada opinião deve ser respeitada….qm não respeita a opinião do outro não pode ser considerado um amante do ciência ou de Deus mais sim um tolo.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • Ezio Jose /

      É verdade! Pela forma que alguns também escrevem como se estivesse escrevendo posts nos orkuts da gramática fecal, dá-se para notar.
      Escrevemos em códigos e abreviaturas para os mesmos de nossa láia, mas para que todo mundo leia é necessário pelos menos um pouquinho de respeito com as letras.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Adones /

    quem tiver tv por assinatura assistiam o documentário “O Universo” do History Channel ,outro dia passou um episódio exatamente com o título dessa matéria so que muito mais detalhado do que este artigo. a Teoria mais aceita realmente é a de que um grande impacto teria formado a nossa lua, pois à algumas evidências de que a lua é formada de material vindo da terra

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  3. cientista /

    disem que a lua se destancia e osmares ficarao bem BEMMMM DIFERENTE!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Lucas R. Barros /

    nossa, nós vemos a lua todo dia e quase não damos importancia pra ela.

    é que nem a relação de muito homens com Deus, por exemplo, esses homens precisam de Deus, mas mesmo assim acham ele insignificante.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  5. Allan /

    Teoria interessante

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. Mario /

    se a lua nunca tivesse se formado certamente só existiria casamento gay, que bom que há sol e lua.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  7. Famscrow /

    O que os evangélicos estão fazendo em um site sobre CIÊNCIA???? RSRSR. Sadomazoquismo??? Rsrs

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 15
    • Ezio José /

      Concordo contigo. Mas acontece que eles nunca viverão sem a ciência, porém, nunca deixam de estampar suas ignorâncias adquiridas.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  8. Henrique /

    Olha não acho que não haveria vida,pois desde que o planeta tenha o sol o gravidade certa, uma atmosfera água,Já teríamos algo vivo fora outros vários requisitos que possibilitaram a vida na terra e melhor vida inteligente.
    Planetas com vida tenho certeza que existam muitos por ai mas com vida inteligente nem todos tem a sorte.
    Agora devido a lua creio que haveria diferenças como nas marés.
    E Cai aqui entre nós nada mais bonito do que o céu limpo e aquela lua cheia nos iluminando.
    Henrique L.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  9. iza /

    i da bem que a lua esta aqui no sitema solar

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Ezio José /

      IIIIIIIiiiiiiiiiiiii da bem qui a Lua é um satélite e existem satélites em vários outros planetas. Importaríamos um.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  10. José /

    Tudo isto parece Obra feita por uma força sobre natural, essa força chama-se Deus, ele tem o dom de saber construir para nos satisfazer aqui na Terra e em todo o Universo. Deus deve ser colocado acima da ciência, esta explica alguma coisa mas no fundo tudo reside na força divina.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
    • Hugo /

      hm hm…não abras os olhos que não é preciso…

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Ezio José /

      Sobre natural? ele, Deus? ELE ou universo? Quem vai colocar Deus?
      Bom, com certeza nenhum comedor de feijão tem força par determinar ordens à Deus, a não sero os pastores da universal do reino onde se faz down-load do diabo.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
      • Paulo /

        Não seria Upload? (Inferno está ‘embaixo’)… ok, desconsidere… =/

        Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
        • Ezio José /

          Mas acontece que quando começa dar uns piriquipacs n’alguns fiéis contratado para contracenr com os pastores, eles olham para cima e o bicho começa pegar.
          Nos tereiros de umbanda também fazem down-loads, porisso comparei aos Templos de muitas igrejas.

          Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  11. É por esses e outros motivos que acredito em Deus.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 9
  12. robertflier /

    Já se pensou que a lua tivesse sido colocada naquele ponto para potencializar a manutenção de vida num platena escolhido por sua posição privilegiada em relação a uma estrela estável?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
    • willian /

      Realmente, a lua não nasceu através de uma colisão aqui na Terra, com certeza existiria outras luazinhas em volta do nosso palneta. Foi colocada ali, ou então, captada pela Terra.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  13. Sem poetas não haveria vida, vida de fato.
    Mesmo breve, a vida permite o tráfego da alma, que é vasta!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  14. ELDER MÁRCIO /

    NÃO SEI SE HAVERIA VIDA. PORÉM, COM CERTEZA NÃO HAVERIA POETAS.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
    • Ezio José /

      Poetas não escrevem somente sobre a Lua e muitos nem sequer inspiram nela para fazer suas poesias.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  15. Eu já vi um programa sobre, e tá muito, muito mais bem explicado. Aqui vemos um resumo extremo. Certo é apenas um artigo não precisa ser longo, mas com o título você poderia ter trabalho muitooo mais e criado um texto excelente adicionando detalhes e o porquê aconteceria tal coisa, diferente do que aconteceu por termos a lua.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  16. Marte /

    “… se a lua nunca tivesse se formado. Como seria a vida na Terra?”
    Não seria. Muito provavelmente não haveria seres vivos. A Lua sempre foi fundamental para a vida no nosso planeta.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
  17. Lucas Miranda /

    Também não teríamos histórias sobre lobisomens!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 24
  18. Lucas IF /

    Fantástico o Universo e seus misterios!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  19. Lucas IF /

    Saibia que a lua se move 1º a cada duas horas. Com isso, atribui-se a ela o domínio sobre todas as atividades da natureza e do homem.

    Astros, satélites estrelas todos realizando movimentos de rotação translação, posicionados em seus defidos lugares…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  20. Luís Hideo /

    Parabéns pela matéria. Isso é que consideramos ciência. Esse realmente é o objetivo do site. Feliz dia a todos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
  21. Ricardo /

    Legal a foto da Terra com anéis, me lembro deste interessante vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=hoz5Q2rGQtQ&feature=player_embedded

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  22. EltonPaes /

    É mas 6 tão doido? ou eu que perdi os sentidos?
    Esta teoria que a lua foi formada por um outro corpo celeste que se chocou com a terra já caiu por terra não?
    me positivem se eu estiver certo, ou errado! rsrs…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Andrew /

      pelo que eu sei, continua sendo a mais aceita, inclusive com novas evidências geradas por simulações computacionais.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 9
  23. Ozzy /

    “Também, a gravidade da lua ajudou a lenta rotação da Terra de, inicialmente, seis horas por dia para os nossos dias atuais de 24 horas.”

    nao entendi, antes era de 6h para completar a volta e era mais lenta q 24h??? acho q to meio burrinho, nao entendi…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
    • paulo /

      Pois é, o choque com outro planeta acabou por reduzir a velocidade de rotação da terra? Ou a órbita da lua que que fez a velocidade reduzir? Ficou confuso…

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Hugo /

      Se levava 6 horas pra dar uma volta completa e agora leva 24 horas, agora está mais lento, né?

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 13
    • Miguel /

      Ozzy, não tem nada que enganar, por outras palavras, aí diz que a gravidade da Lua tornou a rotação da terra mais lenta, que, inicialmente, era de 6h. Tão simples quanto isto…

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  24. Lrgullo /

    e tudo passa de um acaso do destino… !… ?…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • Nicke /

      acaso/destino << essas palavras não se aplicam em (talvez) nada.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
      • Andrew /

        Eu penso que seja o contrário. Se cada ação tem um causa por trás, todas as ações convergem para um passado em uma única causa ou várias causa iniciais. Então a partir do inicio dessa(s) causa(s), o mundo já estaria predeterminado, que é outra palavra para destino. ;)

        Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • Em um universo da dimensão do nosso, em que praticamente (ou, certamente, ‘muitos de’) “todos os acasos e destinos” possíveis ocorrem, mais estranho seria se isso tudo jamais tivesse acontecido.
      Milhares de bilhões de estrelas, galáxias e corpos físicos, não menos surpreendente quantidade de água, substâncias minerais e orgânicas tudo isso conspirando-se e revolucionando-se através de sem-número destes anos terrestres a que estamos habituados. Inimagináveis cenários e situações a cada instante de uma infindável existência, certamente em algum momento, em algum lugar, surgir vida só pode ser… milagre?

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.