E se outros planetas orbitassem a Terra tão perto quanto a lua?

Por , em 12.09.2011

Já se perguntou como seria a nossa visão de outros planetas do sistema solar se eles estivessem tão próximos de nós quanto a lua? Brad Goodspeed não só tinha essa curiosidade, como criou um vídeo que nos dá uma ideia de como seriam esses planetas de perto.

A visão pode até ser bonita, mas os efeitos que esses planetas provocariam na Terra poderiam ser devastadores.

A atração gravitacional da nossa pequena lua já traz alterações nas marés. Se Júpiter estivesse perto de nós, a sua forte gravidade poderia causar grandes estragos nesse sentido. Sua forte atração poderia transformar cada onda em algo semelhante a um tsunami. Ainda bem que Júpiter está bem distante de nós… [Life’sLittleMysteries]

• Ingrid Midory:

Ia ser uma loucura XD
    Mas será que eles iriam aparecer de dia que nem naqueles filmes de hollywood em que aparece um planeta pandora qualquer com 3 sóis e dois planetas orbitando em perfeita harmonia?? Bem, Em peerfeita harmonia não ia ser. Ia ser uma loucura, digo eu. Um planeta ia roubar a atmosfera do outro, iamos morrer de falta de ar e exposição á radiação do sol antes mesmo de morrermos afogados. Isso se eles não se colidissem. Mas é bom ter imaginação, e fingir que nada ia acontecer, ficar só de boas contemplando o céu 🙂

• Ramon De Souza Vieira:

Será que seria possível contar todas as 61 luas de saturno,caso fosse a essa distância? Queria ver a duas luas (estranhas)de marte também!

• Marjorye:

se eu puder deixar meu comentario diante de tantos tão interessantes,sou astronoma e vi seu site e me espantei,cada coisa que a NASA poderia providenciar,se jupiter ficasse tão perto da Terra concerteza colidiremos facilmente,e a cada vez mais perto de cada gigantesco desses,morreriamos,não de tsunamis,mais sim de colisões fatais,e a alta temperatura de cada planeta,mataria-nos,a nossa atmosfera,nos protege do Sol,Sim! mais porque ele está a bilhões,trilhões,sexalhões de quilometros daqui,então nossa atmosfera nos protege,se jupiter ficasse tão pertinho da Terra,o Olho Vermelho(o maior e mais mortifero de toda a galaxia,ja conhecido pelo homem furacão,esqueci de devastador)nos empurraria ou faria vestos que mataria todos nós,e se puder me mandar uma resposta eu ficaria lisongiada.(morreriamos de qualquer jeito se eles nos orbitassem,segundos depois deles começarem a orbita ou ao chegar perto da Terra morreriamos)ate mais!foi uma sorte ter postado algo em seu site!obrigado!

• antares:

Seriamos varridos por poderosas forças de mares (Imagine algo 1 milhão de vezes mais poderoso que as mares da lua).
      Isso Liquefaria a superfície da terra, o mundo viraria um inferno.
      Imaginei algo como isso, mas observei videos incríveis relativo a IO sendo castigada por Júpiter e entendi perfeitamente por analogia(muito legal).
      A Terra é muito mais energética, os efeitos das mares seriam muito mais assustadoras do que em IO.

• tatiane:

nossa muito loco ja pensou se fosse o saturno mais perto ou marte ou sol seria mais facil de chegar lá

• Éder Augusto:

Saturno da medo.

• Éder Augusto:

*Jupiter.

• Bruno Rafaell:

Eu ja vivo viajando…

• adelimar:

cara ,isto naturalmente seria inpossivel em se tratando de força gravitacional ,nao vemos a lua tao nanica que e ,ela tem influencia sobre as mares ,estes planetas mudariam ate a rotaçao terrestre ,e as luas deles se chocariam ,seria uma loucura ,mas a natureza sabe oque faz ,quaze perfeito,disendo quaze ,porcausa da solidao que sinto quando olho para o ceu ,tanta terra ,e ninquem para morar ,tanto planeta ,lindo vazio ,nos aqui largados sozinhos a pensar ,cade os amigos de marte ,cade ,os amigos de jupiter etc…que solidao espacial.

• Orion_lj:

Você acha mesmo que estamos sozinhos?

Calma Adelimir, deixa os séculos passarem. Nós daremos um jeito de povoá-los.

• Fellipe:

Cara, a gente sabe disso, o que o autor colocou aí seria só a visão deles perto da terra… Curte as imagens e tira a roupa do capitão óbvio…

• Jackeline Carax:

Impossível é esse seu português.

• Mister obvio:

Eles cantariam “ciranda cirandinha” xD
    acima de tudo seria incrivelmente esquisito ver um troço enorme orbitando perto da terra…e seria muito bonito.

imagine apreciando o planeta júpiter no lugar da lua….!!

Sería a Terra uma Lua de Júpiter, e a vida na superfície seria impossível devido à forte radiação proveniente do Gigante Gasoso e o frio distante do Sol. Mas heveríam pelo menos belíssimas auroras boreais, porque a Terra tem campo magnético e este estaria em interação com a gigantesca magnetosfera de Júpiter.

• Marcos Vinicius Antunes:

A radiação não faria mau para nós , como vc mesmo disse a Terra tem um poderoso campo Magnético e Este já protege a gente do Sol porque não de Júpiter

• chuvadenovembro:

Será que nos softwares de astronomia (tipo planetarium), é possivel fazer uma simulação do ponto de vista de cada planeta/lua?

Exemplo: Como seria a vista de um habitante de titan?

Sim, o estellarium, de permite a vista do céu de muitas luas e planetas do sistema solar, vale a pena. e é free.

Um estudo defende uma definição totalmente diferente de planeta. Nela, a Lua, satélite da Terra, seria um planeta. Isto parte do ponto de vista que o critério “orbitar ao redor do Sol” não é exclusividade pra tornar um objeto mais “especial”. Na definição clássica de Planeta, se a Terra girasse ao redor de Júpiter, ela não seria considerada um planeta, e sim um satélite. E se a Lua girasse ao redor do Sol, seria considerada um planeta. Esse estudo avalia que em vez de se considerar órbita pra definir o que é um planeta e o que não é, deveria ser usado a real natureza e tamanho do objeto pra tal definição, o que daria mais clareza também aos planetas anões. Titã, lua de saturno, é enorme e tem atomosfera, lagos e clima dinâmico, qualquer viajante o trataria como um planeta. O ponto desconfortável seria um sistema solar cheio de planetas, com a seguinte formação:
    Mercúrio, Vênus, Terra e Marte: Planetas Telúricos
    Lua: Planeta satélite Telúrico
    Ceres e talvez Palas e Vesta: Planetas Anões Telúricos
    Júpiter, Saturno: Planetas Gigantes Gasosos
    Io, Europa, Ganimedes, Calisto e Titã: Planetas Telúricos satélites
    Rhéa, Jápetus, Dione, Tétis, Encéladus e Mimas: Planetas Anões satélites
    Urano e Netuno: Planetas Gigantes de Gelo
    Tritão, Titânia, Oberon, Umbriel, Ariel, Miranda: Planetas Anões de gelo satélites
    Plutão e Caronte: Sistema duplo de planetas anões de gelo
    Éris e os outros continuam sendo planetas anões de gelo

Melhorias: a definição atual deixa as magníficas luas galileanas na mesma classificação de luazinhas pequenas e irregulares que existem as centenas ao redor dos planetas gigantes. Isso mudaria dando foco maior a objetos relamente planetários. Os Planetas rochosos, ganhariam mais cinco integrantes, a Lua, os satélites galileanos e Titã. As luas esféricas menores se revelariam como planetinhas anões, já que são sempre maiores que os objetos com formato irregular.
    Bom, essa é uma visão totalmente alternativa e apesar de não ser provável sua adoção pela astronomia clássica, acho ela ainda tem muita força para estudiosos.

Espero ainda ver opiniões de apreciadores de astronomia, um abraço a todos.

Não se trata exatamente de “a” Lua e sim “o” satélite Lua, que na verdade também se trata de um Planeta, ainda que diferente do Terra (do planeta Terra, logo o Terra, o Júpter, o Marte…).

• brian:

muito massa. viajei no lado negro de jupter. kkkk

• paulo henrique:

Ainda bêm que estes planetas estão longe ja não basta estas enchentes no brasil terremoto no japão nevada estraordinária no estados unidos ai não iriamos resistir mais nada

Tinha que ter Saturno, a vista seria maravilhosa. 😀

Tem um programa que pode baixar no teu computador, o estellariun, é grátis. Você pode ver o céu apartir de muitos mundos do Sistema Solar, inclusive das luas de Saturno, onde no céu poderá ver Saturno… Da uma olhada também no céu de Phobos, que fica muito, muito perto de Marte.

Júpiter e Netuno enlouqueceriam as marés…

Incrível fiquei viajando !
    o/