Elon Musk propõe solução radical para ameaça da inteligência artificial

Elon Musk já afirmou que tem muito medo que a inteligência artificial acabe com o ser humano. Curiosamente, sua solução proposta para este problema em potencial é misturar a inteligência humana com computadores.

“Eu não gosto da ideia de ficar refém da inteligência artificial, mas qual é a solução? Acredito que uma das soluções seja adicionar uma camada de Inteligência Artificial, uma terceira camada digital que poderia funcionar muito bem, simbioticamente”, afirmou ele na Vox Code Conference.

Na última segunda-feira (27), o Wall Street Journal publicou uma matéria sobre a proposta do empresário de tornar uma interface cérebro-computador realidade. Musk confirmou seus planos via Twitter no dia seguinte, anunciando que mais detalhes sobre isso serão divulgados na próxima semana.

A interface, chamada Neuralink, deverá permitir que os humanos acompanhem o desenvolvimento da inteligência artificial, para não ficar para trás. A empresa, também chamada Neuralink, desenvolverá um eletrodo, que poderá ser implantado no cérebro humano.

Com ela, o ser humano poderia se comunicar diretamente com os computadores, sem ser necessário uma interação física. Com esta tecnologia, as pessoas poderiam fazer upload ou download de pensamentos diretamente ao computador, permitindo aos humanos um altíssimo nível de função cognitiva.

Inteligência de computador

Musk não é o único a visualizar o futuro da humanidade mesclado às máquinas. Peter Diamandis, o fundador da fundação XPRIZE, também expressou sua visão de seres humanos meta-inteligentes.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos também tem realizado pesquisas neste campo. O braço de pesquisas do departamento, o DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), tem trabalhado em tecnologias similares. “Estamos dando à nossa fisiologia a oportunidade de trabalhar com máquinas de forma diferenciada”, afirmou Justin Sanchez, diretor do Escritório de Tecnologias Biológicas da DARPA. [Futurism, Science Alert]

2 respostas para “Elon Musk propõe solução radical para ameaça da inteligência artificial”

Deixe uma resposta