Emagreça comendo açaí

Publicado em 19.02.2009

açaí

A chamada Açaí Berry Diet (Dieta do Açaí) está se tornando moda no exterior. Apesar da fruta ser conhecida por seus benefícios, como o combate aos radicais livres e suas propriedades energéticas, quem adotar a dieta precisa tomar cuidado: a fruta é extremamente calórica. Bom senso na hora do consumo é necessário, ou então a dieta vai ter o efeito contrário do desejado.

O açaí é encontrado na Região Norte do Brasil, originalmente na floresta amazônica. É bastante popular entre atletas de alto rendimento, que procuram produtos derivados da fruta para repor as energias perdidas durante a prática do esporte.

A popularização súbita da fruta que mal era conhecida fora do país se deve à famosa apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, que falou da dieta em seu programa. Oprah é conhecida por ser uma representante do efeito “sanfona” (um ano está magra e, no outro, já está acima do peso novamente), mas dessa vez a quantidade de peso perdida foi realmente significativa.

Depois de aparecer na Oprah a febre se espalhou, e o “pequeno milagre brasileiro” da dieta do açai já apareceu até mesmo em noticiários da CNN.

Especialistas classificam a fruta como “superfood” (super comida). Isso quer dizer que o açaí tem inúmeros nutrientes, capazes de suprir quase todas as necessidades do corpo humano.

Os americanos consomem a fruta seca, ou em cápsulas, já que o açaí não permanece fresco ao ser transportado para os quatro cantos dos EUA. No entanto nós, brasileiros, temos a chance de comer o açaí in natura, mantendo todas as suas propriedades.

Nutricionistas afirmam que o açaí em sua forma original é bem mais saudável do que sua polpa, usada para fazer o famoso “açaí na tigela”.

Não há uma fórmula exata para a dieta do açai, as pessoas substituem refeições pelas frutas (ou cápsulas, no caso dos americanos) usando apenas o bom senso. Mas toda atenção é necessária, afinal, 100 gramas da fruta possuem 247 calorias. E, quando associada com outros compostos como o guaraná, outro ingrediente do açaí na tigela, pode se tornar ainda mais calórico.

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

17 Comentários

  1. ola por favor digam-me a melhor maneira de tomar as capsulas de açai berry

    Thumb up 5
  2. Boa tarde,

    Gostei muito da matéria, inclusive trabalhamos com o produto in natura em Brasilia. Entretanto, quanto a chamada Açaí Berry Diet (Dieta do Açaí), estaremos solictando estudo na Embrapa em Brasilia-DF, para obter maiores informações.

    Fones 061 – 3297-7943 – 8118-6612

    Thumb up 8
  3. Aqui em Peruibe litoral sul de SP, tem um distribuidor, e cada 15 dias + ou – compro uma caixa de 5 litros.
    Sempre preparo com banana, sucrilhos e granola, e as vezes invento com alguma coisa, é uma delicia.

    Vale muito a pena ter sempre em casa!

    Thumb up 1
  4. Minha esposa e eu acabamos de voltar dos EUA e posso dizer que pelo menos em NY, o consumo da fruta brasileira virou moda.

    Thumb up 0
  5. Será que realmente o açai é tão calorico?
    acho que precisamos de estudos mais profundos para definir quanto beneficio esta maravilhosa fruta nos dá. Não devemos classifica-la como vilã das frutas mai9s caloricas os seus beneficios devem sem maiores do que se pode imaginar.
    Vamos investir em pesquisas para descobrirmos antes que outros os façam como quase sempre acontece com os nossos recursos naturais, temos a maior riqueza mundial em bens naturais não damos o valor real a isto.

    Thumb up 7
  6. Boa tarde!

    Gostaria de saber onde encontro açaí berry para comprar no Brasil.
    Se puderem me ajudar agradeço muito!
    Um abraço,

    Ana Luiza.

    Thumb up 4
  7. Interessante….
    mas vejo que possivelmente será mais um motivo para o mundo querer se apoderar de nossa amazônia.
    “Brasil…abra os olhos”

    Thumb up 5
  8. Interessante saber que o mundo já descobriu as maravilhas dietéticas do Açai.Pesquisas de universidade,talvez de Stª Catarina, não lembro, identificaram propriedades alimentícias do açaí, como exemplo a existência de flavonóides, 20 vezes mais que no vinho.Como “habitué” bebedor, ou comedor de açãi diariamente (acrescento farinha de mandioca) sempre soube de suas extraordinárias propriedades, que considero medicinais, porquanto tenho de manter dieta constante, pois possuo só um rim, e não posso me alimentar de comidas que o sobrecarreguem.
    Receio somente que haja “corrida”pelo produto, fazendo com que desapareça do mercado interno a partir da procura pela industrialização.

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sonhos-g
As pessoas acreditam mais em seus sonhos do que no governo

Mesmo que os sonhos ...

Fechar