Como queimar mais gordura fazendo os mesmos exercícios?

Publicado em 30.01.2013

correndo praia

Segundo uma pesquisa da Universidade Northumbria (Reino Unido), é possível queimar 20% mais gordura corporal se exercitando de manhã com o estômago vazio.

Os pesquisadores queriam descobrir se os benefícios conhecidos do exercício após uma noite de jejum seriam prejudicados por um aumento do apetite, e consequente aumento do consumo de alimentos no final do dia.

Os principais autores do estudo, Dra. Emma Stevenson e doutorando Javier Gonzalez, pediram que 12 participantes do sexo masculino fisicamente ativos fizessem uma sessão de exercício físico em uma esteira às 10h00 depois de terem tomado café da manhã, ou em jejum, não tendo comido nada desde a noite anterior.

Na sequência do exercício, todos os participantes receberam uma bebida (milkshake de chocolate). Mais tarde, os participantes receberam um almoço com opções de massas, e foram convidados a consumir até que se sentissem “confortavelmente satisfeitos”.

O consumo de energia e gordura no almoço de cada participante foi determinado e calculado levando em conta a quantidade de energia e de gordura queimada durante o período da manhã.

Os pesquisadores descobriram que se exercitar de manhã não aumentou o apetite, já que os participantes não consumiram calorias adicionais durante o dia para compensar a sua atividade anterior.

Eles também descobriram que aqueles que tinham se exercitado em jejum queimaram quase 20% mais gordura em comparação com aqueles que tinham consumido café da manhã antes de seu treino.

Segundo os cientistas, isso significa que a execução do exercício com o estômago vazio fornece o resultado mais desejável para a perda de gordura.

“A fim de perder gordura corporal, precisamos gastar mais gordura do que consumimos. O exercício aumenta a quantidade total de energia que gastamos e a maior proporção dessa energia vem da queima de gordura existente se o exercício é realizado após uma noite de jejum”, diz Javier Gonzalez.

“Esta pesquisa é muito importante para ajudar a fornecer orientações práticas relativas à ingestão de alimentos para as pessoas que estão se exercitando para maximizar perda de massa gorda. Deve-se destacar que este é um estudo de curta duração e só podemos especular sobre os resultados a longo prazo de tais práticas nutricionais”, acrescenta a Dra. Emma Stevenson.

Clique aqui para ler (em inglês) o trabalho integral, intitulado “Breakfast and exercise contingently affect postprandial metabolism and energy balance in physically active males” (em português, “Café da manhã e exercício contingentemente afetam o metabolismo pós-prandial e balanço de energia em homens fisicamente ativos”), publicado online no British Journal of Nutrition.[MedicalXpress, foto de Marcelo Ribeiro]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. E esse resultado reforça ainda mais as qualidades apregoadas do jejum para a realização de atividades físicas, pois foi constatado que o jejum contribui para o resultado geral do exercício não só por consumir gordura como fonte de energia, mas sim também, por aumentar a produção do hormônio do crescimento, criando um ciclo virtuoso de produtividade do exercício.
    E questão de queda de pressão e fraqueza, é influenciado mais por falta de costume em jejuar, pois no Ramadã muçulmanos sempre jejuam e sentem-se bem, do que por falta de energia no organismo.

    Thumb up 7
  2. Isso nao é nem um pouco novo, muitos fisiculturistas já praticavam o exercício em jejum a fim de usar a gordura como fonte de energia. Mas deve ser lembrado que isso deve ser feito de modo que a intensidade do exercício seja baixa/moderada e não ultrapasse de 40 min contínuos, para que não seja usada a massa muscular como fonte de energia ao invés da gordura.

    Thumb up 6
  3. “depois de terem tomado café da manhã, ou em jejum, não tendo comido nada desde a noite anterior.”

    Alguma coisa está errada aqui, ou não?

    Thumb up 2

Envie um comentário