O universo em um clique

Emissões de carbono batem novo recorde

Por em 31.05.2011 as 21:18

Parece que toda a discussão sobre o aquecimento global não tem surtido muito efeito. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), as emissões de carbono relacionadas à energia atingiram um nível recorde no ano passado.

A agência relata que as emissões cresceram novamente após uma queda provocada pela crise financeira em 2009, e terminaram 5% acima do recorde anterior, em 2008.

China e Índia são as maiores responsáveis ​​pelo índice mais elevado, diz a AIE, embora as emissões também tenham crescido nos países desenvolvidos. Esse aumento levanta dúvidas se as restrições previstas para as emissões de gases de efeito estufa serão efetivamente atingidas.

Em uma reunião no ano passado, em Cancun, no México, os líderes de governos mundiais concordaram que profundos e significativos cortes eram necessários para limitar o aumento da temperatura global em 2ºC acima dos níveis pré-industriais.

Entretanto, de acordo com estimativas da AIE, as emissões de CO2 do setor da energia atingiram em todo o mundo o recorde de 30,6 gigatoneladas (ou seja, 30,6 milhões de toneladas) em 2010.

Fatih Birol, economista-chefe da AIE, considerou a descoberta uma “nova oportunidade para acordar”. “O mundo já está incrivelmente próximo do nível de emissões que não pode ser atingido até 2020. Se nosso objetivo continua sendo o de apenas 2ºC de aquecimento, algo deve ser mudado”, acrescentou.

“A menos que decisões corajosas e decisivas sejam feitas muito em breve, será extremamente difícil conseguir alcançar este objetivo global estabelecido em Cancun”, finalizou.[BBC]

Bruno Calzavara é estudante do 4o ano de Jornalismo na Universidade Federal do Parana, mas não vai se formar neste ano. Está fazendo intercâmbio na Universidade de Pisa, na Itália. Volta em agosto. Já trabalhou em vários campos jornalísticos e agora lida com o mundo fascinante dos textos científicos de HypeScience. É dono de um blog de viagem.

Site

5 comentários

  1. BARRIGUDO /

    !CADÊ O HOMO-SAPIENS??????

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Alter ego: Analista /

    Sempre achei essas reuniões ambientais um fiasco, pois o verdadeiro objetivo não é diminuir a degradação ambiental, apesar dessa ser a meta. Eles querem mesmo é salvar as futuras gerações, pois do jeito que o negócio está indo, elas vão sofrer… e muito.
    Se não fossemos tão dependentes do meio ambiente, diriam: “Que se dane o planeta!”.
    Isso fica evidente naquele discurso que ninguém mais aguenta ouvir: “Se não agirmos agora, logo nossos filhos e netos sofrerão as consequências”.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  3. Paullin-007 /

    Animal estúpido!!
    Envenena a própria água que bebe, o ar que respira, o solo de onde tira seu alimento. E ainda se diz o ser mais inteligente do universo!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 9
  4. EltonPaes /

    Eu tenho uma péssima notícia. Não vejo futuro, não vejo menos Carbono na atmosfera, é triste dizer isto, mas não vamos conseguir fazer algum efeito contra tal ato, ou vcs acham que a maioria vai largar o carro, pra ir á pé pro shopping? ou vão cortar as emissões pra perder dinheiro? vcs acham mesmo? não sejam ingênuos…
    É… eu acho que não, a humanidade vai dormir na cama que esta fazendo, e ela terá muitos espinhos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 9
    • Hugo Domenech /

      As consequencias estão começando a aparecer. Precisamos nos preparar para o futuro e deixar o resto inconsequente ser levado pela seleção natural.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2

Reponder

Leia o post anterior:
Wu-Yuanbi
Mulher chinesa realiza cirurgia em si mesma

Wu Yuanbi, uma chinesa de 53 anos de idade, está se recuperando de uma cirurgia recém feita. O detalhe é que, desesperada para se aliviar da dor e sem dinheiro, ela mesma realizou a operação, utilizando uma faca de cozinha comum

Fechar