O universo em um clique

Encontrada medida-chave para a fertilidade masculina

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 5.04.2011 as 4:27

Share

Cientistas descobriram que, quando o assunto é fertilidade masculina, o tamanho importa, sim. Porém, não se trata das dimensões do pênis – um dos últimos tabus sexuais da sociedade – ou testículo, mas sim de uma medida conhecida como distância anogenital (ou DAG) – medida a partir do ânus até a parte inferior do escroto.

Homens cuja DAG é menor que a média, de pouco mais de cinco centímetros, têm cerca de sete vezes mais chance de ser sub-férteis se comparados aos homens de maior DAG. O estudo foi publicado no início do mês de abril na revista Perspectivas de Saúde e do Meio Ambiente.

A pesquisa indica que a distância está ligada ao volume de sêmen e ao número de contagem dos espermatozoides, ambos fatores relacionados à fertilidade masculina. Quanto menor a DAG, maior a probabilidade de um homem uma baixa contagem de espermatozoides.

Segundo Shanna Swan, pesquisadora do Centro Médico da Universidade de Rochester, Nova Iorque, Estados Unidos, o resultados do estudo oferece aos homens a possibilidade de um teste muito simples para detectar algum problema.

“É não-invasivo e qualquer um pode fazê-lo. Esse teste não é sensível aos tipos de coisas que a contagem de espermatozoides é, como estresse ou o calor”, conta Swan.

“Se alguém tem uma DAG curta, e especialmente se o casal tem problema para conceber, eu aconselharia a ir a um médico de infertilidade, pois as chances são grandes de algo estar errado”, diz.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mediram as DAGs de 126 homens nascidos a partir do ano de 1988. A quantidade é pequena, mas estatisticamente significativa, segundo Swan. O estudo, porém, não aborda as possíveis causas para uma DAG curta.

Estudos anteriores, publicados entre 2005 e 2008, encontraram uma provável ligação entre mães que foram expostas a produtos químicos chamados ftalatos durante a gravidez e a pequena DAG de seus filhos homens.

Os ftalatos são um grupo de compostos químicos amplamente utilizados em processos industriais e produtos para cuidados pessoais, incluindo perfumes, xampus, sabonetes, além de tintas e alguns pesticidas.

Os cientistas dos estudos anteriores descobriram que as mulheres que tinham altos níveis de ftalatos na urina durante a gravidez deram à luz filhos dez vezes mais propensos a ter DAGs curtas do que o esperado.

Swan, que também esteve envolvida em algumas das pesquisas anteriores, conta que o recente estudo não aborda a ligação entre exposição a ftalatos e DAGs, “mas responde à pergunta de por que devemos nos preocupar com essa medida tão pouco conhecida entre os homens”, finaliza.

Bruno Calzavara é estudante do 4o ano de Jornalismo na Universidade Federal do Parana, mas não vai se formar neste ano. Está fazendo intercâmbio na Universidade de Pisa, na Itália. Volta em agosto. Já trabalhou em vários campos jornalísticos e agora lida com o mundo fascinante dos textos científicos de HypeScience. É dono de um blog de viagem.

Site

9 comentários

  1. José Calasans /

    É válido esse tipo de pesquisa,pois as vezes algo que as pessoas acha insignificante,pode trazer sérias consequências.Outro problema grave é que as industrias na maioria das vezes só estão preocupadas em obter lucros,utilizam produtos que servem para um determinado fim,não se preocupando na maioria das vezes com os efeitos colaterais.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. claudemir da silva /

    que ideía mirabulante é essa

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. luciana /

    Inversamente proporcional as mulheres com tubo vaginal mais curto, tem mais probabilidade de engravidar.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Alisson /

    O nome da pesquisadora é bem sugestivo: Shanna Swan…!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  5. Pq vingança? Afinal homens E mulheres tem ânus q aliás, é parte do aparelho digestivo, não é órgão sexual, ainda q tenha sido erotizado por muitos e seja tabu para outros tantos…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Para Deep /

      Interessante né? A boca também não é órgão sexual mas também foi “erotizada” com o beijo e as demais coisas, mas é assim que o mundo gira.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. websurffer /

    hahaha, Indigo.
    hahahaha

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  7. Indigo /

    Já repararam que a maioria dos exames exclusivos para homens sempre envolvem o ânus? Deve ser ser vingança de médicas mal amadas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 13
  8. Xampoos e DAG´s curtas? É mamães e futuras mamães, ou moças interessadas nisso, investiguem bem as pantenes da vida!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.