Energia escura pode ser razão pela qual o tempo vai para frente

Por , em 17.12.2016

Essa é uma daquelas coisas que nós sabemos quase instintivamente – o tempo se move para frente e nunca para trás. Mas você já parou para se perguntar por que ele se move em uma direção, e não na outra?

Essa simples pergunta continua incomodando os físicos. Afinal, existem certos processos físicos que são, na verdade, reversíveis no tempo – eles parecem iguais, não importa o modo como você os executa.

Por que o tempo avança para o futuro?

Por exemplo, a gravidade opera da mesma maneira, independentemente da seta do tempo: um planeta orbitará uma estrela exatamente da mesma maneira, apenas com a direção daquela órbita invertida. Mas há um aspecto do Universo que depende da direção da seta do tempo: a Segunda Lei da Termodinâmica. Ela afirma que a desordem de um sistema fechado (como o nosso Universo) deve aumentar, nunca diminuir.

Isso é comumente chamado de “entropia”, e é por esta razão que ovos quebrados não têm suas cascas reconstruídas de repente, ou porque coisas mortas não voltam de repente à vida. Desorganização e caos são uma descida, ordem e complexidade são subidas. Sistemas complexos, como estrelas, planetas e seres humanos podem surgir localmente, mas requerem uma quantidade excessiva de energia para serem criados, o que só aumenta a entropia geral do sistema.

É por isso que a Segunda Lei da Termodinâmica é universalmente reconhecida como o mecanismo que dá direcionalidade ao tempo – entretanto, entender o como de uma coisa não é o mesmo que entender o porquê dela.

Conexão escura

Na tentativa de compreender as origens da Flecha do Tempo, dois físicos armênios, A. E. Allahverdyan e V. G. Gurzadyan, decidiram procurar uma ligação entre a chamada “energia escura” e a Segunda Lei da Termodinâmica. A energia escura é uma substância misteriosa que é proposta como uma explicação para o porquê do universo continuar a se expandir, ao invés de desacelerar e desmoronar, conforme nossa atual compreensão da gravidade dita que ele deveria fazer.

O tempo pode existir apenas na sua mente

Os cientistas fizeram uma simulação para testar como a órbita de um planeta mudaria, dependendo se a energia escura estivesse ausente, ou presente, como em nosso próprio Universo. O que eles descobriram foi intrigante, para dizer o mínimo: se a energia escura está ausente, ou se a gravidade mantém o espaço unido, um planeta simplesmente orbita sua estrela da forma aceita, independentemente de o tempo correr “para a frente” ou “para trás”. Já se a energia escura mantém o espaço, eventualmente, durante imensas escalas de tempo, o planeta é arremessado para longe da estrela completamente.

O que significa que há uma direção temporal quando a energia escura é introduzida – em uma direção, vemos um planeta escapando da gravidade de uma estrela. Na outra, um planeta é capturado por uma estrela e se torna uma parte de seu sistema.

Não há nada absolutamente conclusivo sobre o estudo, que foi publicado na revista Physical Review. Os autores não estão dizendo que a energia escura é responsável pela flecha do tempo. Mas há algo decididamente sugestivo sobre tudo isso – que a Segunda Lei da Termodinâmica e a energia escura podem ser duas facetas do mesmo fenômeno, alguma quantidade misteriosa do nosso Universo que transmite ou requer uma seta do tempo.

Será que o Big Bang criou dois universos?

Então, da próxima vez que você estiver atrasado, basta colocar a culpa na energia escura. Ninguém vai poder dizer que você está errado. [Futurism]

• Jóquei de Pégasus:

Dizem que o tempo não existe, é uma ilusão, mas a entropia se deve a ele e depois descobrirão que não existe energia escura daqui há uns 10a

• Paulo Felix:

Quando o conceito de tempo foi criado?
    Quando o homem começou a contar o tempo?
    Os homens das cavernas tinham consciência do clima?
    8 carac

• Abalen:

Se não existisse nada no espaço, o tempo não existiria. O tempo passa a existir quando o espaço é ocupado por alguma coisa.