Menina de 13 anos pode ter descoberto como gerar energia limpa com R$15

Uma menina de 13 anos pode ter descoberto como tornar energia limpa, como a energia solar e eólica, viáveis financeiramente. Maanasa Mendu, moradora de Ohio, nos EUA, ganhou o prêmio principal no Discovery Education 3M Young Scientist Challenge por seu trabalho na criação de um projeto de “folhas solares” econômicas. Além de ganhar o título de “Melhor Jovem Cientista dos EUA”, ela recebeu 25.000 dólares por sua realização.

O maior experimento de fusão nuclear do mundo poderá resultar em energia limpa e barata para todos

As folhas, projetadas para ajudar áreas em desenvolvimento que precisam de fontes de energia mais baratas, custam cerca de 5 dólares, algo próximo de R$15, para serem feitas.

Nos últimos três meses, Mendu e nove outros finalistas trabalharam em seus projetos ao lado de uma mentora fornecida pela 3M. Mendu se inspirou a criar uma maneira mais barata de produzir energia limpa após visitar a Índia, onde viu muitos povoados sem acesso à água limpa e à eletricidade. Originalmente, sua intenção era aproveitar apenas a energia eólica.

10 invenções surpreendentes feitas por adolescentes

Porém, ao longo do caminho, Mendu, com a ajuda de sua mentora da 3M, Margaux Mitera, mudou para um tipo diferente de coleta de energia. Inspirando-se em como as plantas funcionam, ela decidiu se concentrar em criar suas “folhas solares”, que aproveitam a energia vibracional.

Poderíamos abandonar combustíveis fósseis em apenas 10 anos: estudo

As “folhas” podem captar energia de precipitações, do vento e até mesmo do sol, usando uma célula solar e material piezoelétrico (a parte da folha que capta as vibrações). Estes são então transformados em energia utilizável. Agora que a competição terminou, Mendu disse que quer desenvolver o protótipo e realizar mais testes, para que um dia ela possa torná-lo disponível comercialmente. [Business Insider]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta