Enxaguante bucal ‘causa’ câncer

Publicado em 13.01.2009

sorriso

Cientistas afirmam possuir suficientes evidências de que o uso de enxaguantes bucais com álcool pode causar câncer de boca. O estudo publicado na revista científica Dental Journal, da Austrália, é defendido pelo Prof. Michael McCulloch, porta-voz do comitê de terapia da Associação Dental Australiana.

Segundo o Prof. McCulloch, o álcool presente no enxaguatório, ao ser espalhado pela boca, sofre uma reação e se torna uma substância chamada acetaldeído, que é cancerígena.

O estudo também mostra que os enxaguatórios bucais mais populares contém uma concentração maior de álcool do que algumas bebidas, como vinho e cerveja.

“No caso do vinho, a tendência é que você o engula. Mas o enxaguante não. E permanência dele na sua boca pode causar danos maiores que a bebida”, afirmou o professor.

“Nós também vimos pessoas que apresentam câncer de boca sem consumir nenhum outro produto de risco, a não ser o enxaguante [bucal]”, disse McCulloch Para ele,esses produtos deveriam ser retirados das prateleiras de supermercado e serem vendidos apenas com prescrição médica. [Telegraph]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. tenho usado listerine, a uns 9 anos e minha gengiva começou a mostrar problemas, se eu para de usar o listerine pode haver melhoras ou são irreversiveis.

    Thumb up 3
  2. Li e matéria sobre o tema e fico estarrecido, ante tal matéria e o que mais me preocupa é que não há no Brasil, nenhum estudo “CIENTÍFICO”, sobre o tema. Se não vejamos: Todos os enxaguantes bucal, são liberados pela vigilância Sanitária (ANVISA, não conheço, nenhum deles que tenha sido retirados do mercado, por comprovada “AÇÃO CANCERÍGENA”, ou qualquer outro risco a saúde pública, se quer “um alerta”, como o que é efeito com as bebidas alcoólicas e cigarros (que causam câncer).
    Gostaria que o nobre professor postasse neste espaço, as provas do que afirma.
    Ps. Não pertenço a nenhum laboratório, e sequer tenho outro interesse que não seja o de veicular uma informação FUNDAMENTADA.

    Obrigado

    Tarcilio Marcio da Silva Rocha

    Thumb up 7
  3. eu primeiro passo o fio dental depois em segida listerine o verde na minha opiniao o melhor em seguida escovo o dente por 7 minutos tenho 34 anos todos os dentes ates os 4 cisos valeu

    Thumb up 1
    • Maluco!

      Thumb up 3
  4. Sabemos perfeitamente o que se passa com algumas marcas famosas do mercado…que parecem intocáveis. Os consumidores deveriam reagir perante estas informações e optar por outros produtos que EM CASO ALGUM possam representar um perigo para a saúde. Eu, por exemplo, não volto a usar Listerine nem morto…. (passe a ironia).

    Thumb up 4
  5. Os vossos comentários são bastante úteis e vou continuar a informar-me sobre o tema pois acho que não podemos deixar as coisas assim e temos que passar informação para acabar com esta situação. Penso contar a todos os meus conhecidos o perigo do cancro de boca ao utilizar elixires com álcool pois alguns certamente o usam e não sabem de nada.

    Thumb up 0
  6. Olá a todos! Chamou-me muito a atenção os últimos comentários sobre o cancro da boca e o álcool dos elixires e decidi investigar por conta própria a ver se encontrava alguma coisa sobre o assunto. Vi que uma pessoa perguntava sobre o mesmo assunto num blog de uma clínica dentária e o dentista estava de acordo que não era aconselhável o uso de produtos com álcool. Se quiserem
    vê-lo…

    http://clinicadrsilvioribeiro.blogs.sapo.pt/2691.html. Tudo isto é um pouco assustador.

    Thumb up 0
  7. os protetores solares tambem fizeram mençao de ser cancerigena…
    Meu Deus! a lista esta se engrandecendo!

    Thumb up 1
  8. Depois de ter lido este artigo vou deixar de usar Listerine (fui ver á composição e contém alcool). Vou usar outro, talvez aí o Oral B.

    Thumb up 1
  9. Realmente, pode-se optar por enxaguante bucal sem álcool. Não estou querendo fazer propaganda de enxaguantes, mas eu costumo usar o Oral B e este não contém álcool em sua composição.

    Abraço.

    Thumb up 1
  10. Uso enxaguante bucal todos os dias…. por recomendação do meu dentista, espero que crieem uma nova tecnologia a onde isso não possa mais estar acontecendo. Pois para mim exaguante bucal sem alcool não tem a mesma eficiencia do com alcool.

    Thumb up 2
  11. Olá, Elizeu. Sugerimos que consiga a edição do Dental Journal com o artigo e artigos científicos que relacionam câncer bucal com ingestão de álcool.

    Thumb up 0
  12. Bom dia amigo. há muito tempo acompanho a atualização do site e acho muito interessante, parabéns; porém nunca havia comentado .até esta postagem sobre enxaguantes bucais. Bom eu o utilizo 2 ou 3 vezes por dia e gostaria de obter mais informações, vc poderia postar mais informações ou me passar algumas fontes de pesquisa? desde já agradeço-lhe a colaboração e empenho!!!

    Thumb up 1
  13. As pesquisas ciêntíficas são extremamente importantes para toda humanidade, não importa o quão insignificante possa parecer para algumas pessoas….Não tenho o hábito de usar enxaguantes bucais, mantenho uma higiene adequada e não tenho problemas nehum com mau hálito, aliás, o “bafo” como diz o amigo aí de cima pode estar associados há maus hábitos alimentares e de higiene, coisa que o enxaguante não resolve!!!!! Vale lembrar que recentemente saiu uma pesquisa a respeito dos adoçantes diéticos que a longo prazo podem provocar câncer tbém….É isso aí pessoal, informação nunca é demais…”pena” que sou fisioterapeuta, se optasse por medicina já teria um paciente aí em cima, hein….

    Thumb up 0
  14. putz.. agora tudo da cancer??? enxaguante bucal, ficar no sol, falar no celular…. mexer com uranio e pó de césio etc…

    logo logo sai uma pesquisa que sexo da cancer tb rsrs

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
carneiro-grande
Preservar a natureza torna animais menores, caça e pesca também

Estudos apresentaram...

Fechar