Enxaqueca aumenta risco de depressão

Publicado em 27.11.2011

Segundo uma nova pesquisa, pessoas que têm enxaqueca podem estar em maior risco de desenvolver depressão clínica.

O estudo também sugere que a relação tem dois sentidos, ou seja, as pessoas com depressão clínica podem ter um risco maior de desenvolver enxaqueca.

Enxaquecas são dores de cabeça fortes e latejantes, às vezes em apenas um lado da cabeça, que podem causar náuseas e sensibilidade à luz. Depressão é um transtorno mental grave definido por um conjunto de sintomas que podem incluir tristeza, insônia, fadiga e dormência emocional.

Os pesquisadores usaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde da população canadense, e acompanharam mais de 15.000 pessoas a cada dois anos entre 1994 e 2007.

No geral, cerca de 15% das pessoas no estudo tiveram depressão, e cerca de 12% tiveram enxaquecas ao longo dos 12 anos do estudo.

Casos de depressão foram significativamente mais comuns entre pessoas que tinham enxaquecas no início do estudo – 22% dos pacientes com enxaqueca tiveram depressão, versus 14,6% sem enxaqueca.

Os participantes com enxaquecas eram 80% mais propensos a desenvolver a depressão, e a ligação se manteve mesmo após o ajuste para outras influências, como idade e sexo.

Pessoas com depressão também eram 40% mais propensas a desenvolver enxaqueca, mas a relação não era tão forte. Além disso, a associação desapareceu quando os dados foram ajustados para estresse e trauma de infância.

Os pesquisadores disseram que o estresse na infância pode alterar a forma como o cérebro responde ao estresse mais tarde na vida, e este tipo de estudo não pode eliminar tais efeitos biológicos.

O estudo também não pode determinar causa e efeito para a ligação entre a depressão e enxaqueca. O próximo passo da pesquisa é explorar como esta informação pode ser usada por médicos.[Reuters]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Só agora eles descobriram isso, descobri isso a muito tempo, como? boa parte de minha família(nem só minha família, mais muitas pessoas qe conheço) sofre de enxaqueca e depressão.

    Thumb up 1
    • Não, não é só agora que descobriram isso. Só agora provaram isso!

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
two girls in quarrel
Garotas afetam-se mais com ofensas de amigos

Meninas ficam mais t...

Fechar