Pouca higiene bucal pode causar câncer?

Publicado em 18.06.2012

“Escove os dentes depois de comer”, mandava a mãe logo depois do almoço. Se você levou essa e outras recomendações a sério, tem boas chances de evitar uma série de doenças no futuro. Até mesmo câncer, sugerem alguns pesquisadores.

Câncer? O vínculo entre má higiene bucal e o risco de desenvolver a doença foi proposto por um grupo de pesquisadores da Suécia.

Eles avaliaram a saúde de 1.390 pessoas entre 1985 e 2009. Deste grupo, 58 pessoas morreram, sendo 35 devido a um câncer. Esses pacientes apresentavam índices de placa dentária (bactérias que se acumulam sobre os dentes) muito mais elevados do que os dos que continuam vivos. Além disso, esses pacientes morreram de forma prematura (60 a 61 anos de idade, mais de 8 anos abaixo da média).

Os próprios pesquisadores sugerem, contudo, que a má higiene bucal pode ser parte de um estilo de vida pouco saudável e, portanto, mais um fator de risco – não o único. Enquanto novos estudos são feitos, seguir os conselhos da mãe (e do dentista) parece uma boa ideia.[DailyMail]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

Envie um comentário

Leia o post anterior:
self_harm_is_not_always_obvious__by_wonderbandalice-d4r7p7n
Automutilação entre crianças e pré-adolescentes

Estudo revela que pr...

Fechar