Está crescendo um nariz na testa deste chinês

Publicado em 26.09.2013

nose

Parece coisa de piada, mas não é: o jovem Xiaolian, de 22 anos, tem um nariz crescendo na sua testa. Mas não se trata de uma aberração da natureza, e sim uma técnica para substituir um nariz perdido por conta de uma infecção.

Xiaolian sofreu um acidente de trânsito em agosto de 2012 e não tratou corretamente sua ferida. Depois de alguns meses, a infecção destruiu a cartilagem de seu nariz, deixando os médicos sem alternativa senão utilizar outra cartilagem e um enxerto de pele de alguma parte do corpo para reconstruir o membro. E a parte do corpo escolhida para retirar a pele foi a testa do rapaz.

A técnica usada para fazer crescer a pele é colocar um expansor sob a mesma, obrigando-a a esticar, formando o desenho do nariz. Quando estiver no tamanho correto, pedaços de cartilagem serão retirados das costelas para formar a estrutura do nariz, que será recoberta com a pele que cresceu na testa do rapaz.

Não é a primeira vez que médicos fazem crescer narizes em outros locais do corpo de uma pessoa. Em janeiro, um inglês que perdeu seu nariz para o câncer viu um novo crescer no seu braço, feito com um molde e células-tronco. Orelhas também foram “crescidas” de forma semelhante, e dá para usar impressão 3D para fazer a cartilagem.

Cá entre nós, ainda bem que é um “nariz falso”; já pensou tomar chuva com um nariz na testa? Afogamento na certa. [IBTimes, ABC News, Time]

Autor: Cesar Grossmann

Sou formado em Engenharia Elétrica, mas trabalho no setor público, gosto de xadrez e fotografia.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. “Cá entre nós, ainda bem que é um “nariz falso”; já pensou tomar chuva com um nariz na testa? Afogamento na certa. ”

    Por outro lado, ele teria um snorkel permanente rs.

    Thumb up 32

Envie um comentário

Leia o post anterior:
job-interview
A lógica por trás de 19 perguntas comuns em entrevista de emprego

Depois de ser chamad...

Fechar