Estranha nuvem esférica apareceu no céu sobre o Japão

Publicado em 12.12.2016

Fotos estranhas de uma nuvem esférica pairando sobre a cidade de Fujisawa, ao sul de Tóquio, no Japão, circularam na internet semana passada.

De acordo com relatos do fotógrafo, a nuvem começou a perder sua forma assim que foi registrada, para em seguida desaparecer rapidamente no céu, como se nunca tivesse existido.

“Quando olhei para fora da janela do carro, vi uma nuvem redonda em forma de bola e corri para tirar a foto”, disse o usuário do Twitter @pmxpvrtmx à fonte de notícias japonesa Rocket News 24.

Embora as fotos tiradas não tenham sido verificadas independentemente, esta não é a primeira vez que uma nuvem desse tipo é vista. As imagens abaixo, capturadas pelo usuário do Twitter @NicoSpqy9ba9 em 2015, mostram um fenômeno semelhante em outro lugar do Japão:

Mistério

Alguns sugeriram que a nuvem esférica de Fujisawa é uma nuvem rolo – um tipo raro de formação baixa e horizontal, que geralmente aparece como resultado de frentes frias e é associada a trovoadas.

O vídeo abaixo mostra uma dessas nuvens:

Mas as nuvens rolo são distintamente cilíndricas e nunca redondas, de forma que o que foi visto em Fujisawa parece ser outra coisa.

Para complicar tudo, uma foto diferente, que o autor clama ser da mesma nuvem, mostra que ela não é tão redonda de outra perspectiva:

Resposta entendiante

O cientista atmosférico Todd Lane, da Universidade de Melbourne, na Austrália, disse que ao portal ScienceAlert que, embora não possa verificar a origem das imagens, ou se ambas são da mesma nuvem, parece ser o caso de que a tal nuvem só seja redonda de um ângulo.

“Ou seja, o fotógrafo teve a sorte de estar no lugar certo para capturar uma imagem interessante do que é provavelmente uma nuvem desinteressante. Parece-me ser uma cumulus fractus”, explica.

Cumulus fractus são nuvens baixas e fragmentárias, que se “descolam” das bordas de nuvens maiores por ventos fortes.
Isso significa que muitas vezes parecem “esticadas”, como na segunda imagem. [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

Natasha Romanzoti

é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário