Estar acima do peso desde criança é pior do que só engordar quando adulto

Publicado em 25.07.2010

Nem sempre a obesidade na juventude traz apenas problemas de saúde, que certamente não são poucos. Mas estar acima do peso quando se é criança e adolescente pode também trazer consequências sociais para a pessoa futuramente. Um estudo da Universidade de Michigan está formulando a teoria de que pessoas que lutam contra a obesidade desde a infância e a adolescência têm maior tendência a ficarem desempregados do que aqueles que só vieram ganhar peso depois de adultos. Da mesma maneira, pessoas que estão acima do peso desde muito jovens têm mais chances de ainda estarem solteiros aos 40 anos, em comparação com aqueles que só vieram a engordar depois dos 30.

Este estudo começou há duas décadas, quando os pesquisadores passaram a acompanhar a vida de 2.000 estudantes de Ensino Médio, divididos em dois grupos: os que já estavam acima do peso antes de terminar a escola e os que só engordaram depois dos 19 anos.

Agora, os participantes da pesquisa estão beirando os 40 anos, e tiveram suas vidas analisadas. Quanto a problemas de saúde, nenhuma surpresa. Os obesos “de longa data” mostraram três vezes mais incidência de problemas relacionados, tais como diabetes e pressão alta. Mas não é apenas isso, esse grupo também apresentou 50% a mais de chance de desemprego comparados aos que só engordaram na vida adulta.

Agora vamos à raiz do problema. Pessoas que, quando crianças, tiveram pais receberam menos educação e instrução são mais propensas a contrair a obesidade precoce. E a educação também é importante para que a própria pessoa evite o sobrepeso. Uma estatística mostrou que adolescentes que tiraram melhores notas no Ensino Médio são menos propensas a engordar quando adultos. [The New York Times]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Discordo plenamente, que a criança obesa tenha mais dificuldade no aprendizado, meu neto é o melhor aluno de toda a escola dele,os professores, diretores e colegas sentem orgulho e prazer em enfatizar isso sempre.
    Obesidade é doença, mais convenhamos é ignorante aquele que pensa que uma mãe ou um pai ache bonito a obesidade do filho.Acorda, deixa de ser cruel, se coloca no lugar dessa família.Antes de opinar pensa primeiro.

    Thumb up 2
  2. Não se trata de preconceito, mas que isso é uma doença , é e muito grave.
    É um absurdo que os pais fazem com seus filhos, por que criança não faz compra nos supermercados, criança não vai a feira. Os pais são os principais responsáveis, pela doença que atinge milhões de pessoas.
    Temos que adotar um estilo de vida mais saudavel e não ficar inventando desculpa do tempo.

    Thumb up 2
  3. ”também apresentou 50% a mais de chance de desemprego comparados aos que só engordaram na vida adulta.”
    O chefe só não vai contratar o obeso as vezes por causa de preconceito ou então de locomoção.Mas é muito burro quem não pensa direito porque hj em dia a tecnologia avançou muito comparada com 10 anos atrás ou até 5 anos! :S
    Se o obeso é formado em alguma área é óbvio que ele vai achar um emprego muit facil!Eu acho isso uma falta de respeito com ”os mais gordinhos”….

    Thumb up 2
  4. ”também apresentou 50% a mais de chance de desemprego comparados aos que só engordaram na vida adulta.”
    O chefe só não vai contratar um obeso porque ÁS VEZES tem preconceito ou então não serve para aquele emprego…
    Se o obeso é formado em alguma área especializada , ele vai encontrar emprego rapidinho! Eu acho ( na minha opinião) que isso não tem nada a ver com gordura ou até locomoção ( porque a tecnologia nos dias de hj avançou muuuito!). O tipo de vida da pessoa não tem nada a ver com isso!Eu acho isso um falta de respeito com os ”mais gordinhos”…

    Thumb up 0
  5. Celia

    O negócio também não é assim…

    “TRATEM A OBESIDADE COMO DOENÇA”

    Isso é preconceito, provavelmente gerado pela midia….

    Thumb up 1
  6. Um absurdo as mães acharem seus filhos obesos “bonitinhos”. Isto traz tantos problemas de saúde para as crianças e na adolescência, a obesidade tará problemas de saúde, mas os adolescentes terão também graves problemas de auto-estima e aceitação…
    Mães, acordem, crianças obesas tem problemas de saúde, ao invés de incentivarem seus filhos a comerem em excesso, tratem a obesidade como doença. Ele agradecerão, com certeza.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
darthvaderladrao
Bizarro: Darth Vader roubou um banco

Era uma tarde normal...

Fechar