Dubai adota carros de polícia robô que lançam drones de vigilância

O primeiro robô policial que combina veículo e drone de vigilância deve entrar em funcionamento em Dubai até o final de 2017, anuncia a fabricante do modelo O-R3, OTSAW Digital.

Um centro de vigilância com vários monitores permite que a polícia acompanhe tudo o que acontece nas ruas e parques da cidade. O sistema tem reconhecimento facial e envia alertas para a equipe, que pode prevenir ou impedir um crime. Segundo a OTSAW, o O-R3 não tem pontos cegos.

O veículo circula automaticamente, mas ele também pode ser controlado à distância. Quando sua bateria está acabando, ele se dirige automaticamente para o ponto de recarga.

Ele não realiza prisões, mas é capaz de perseguir suspeitos até a chegada da polícia convencional. Caso o suspeito fuja de carro, ou corra para uma área de difícil acesso, é possível lançar um drone com câmera que acompanha a movimentação da pessoa. Este drone fica armazenado na parte traseira do veículo, que se abre como uma gaveta e permite a decolagem.

A meta dos governantes da cidade de Dubai é que até 2030 25% da força policial seja robótica, tanto com veículos quanto com robôs humanoides. [Business Insider, OTSAW Digital]

Veja o veículo robô em operação no vídeo abaixo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta