Este espetacular time-lapse mostra a divisão celular de verdade!

Este vídeo de pouco mais de 20 segundos mostra uma célula de verdade se dividida em quatro e depois se dividindo em milhões. Claro que o tempo real necessário para esta divisão foi muito maior: 33 horas, para ser exato, em uma temperatura de 15ºC. A temperatura é uma informação importante pois determina a velocidade da divisão. Se o ambiente estivesse mais quente, ela ocorreria mais rapidamente.

O vídeo foi publicado no Youtube pelo canal Franchischeefilms. O autor conta que o vídeo foi feito com um microscópio especialmente projetado com base no design ótico infinito. Ele mesmo construiu este equipamento, e usou lâmpadas LEP para iluminar a célula. Para a imagem não ficar tremida, o microscópio foi colocado em uma mesa anti-vibração.

“Há incontáveis variáveis envolvidas nessa cena complicada, como: a temperatura do ambiente; o tempo desde a coleta dos ovos; as habilidades do operador; o tipo de água utilizada; lentes; qualidade da câmera, etc”, descreveu o autor do vídeo.

A célula mostrada é um zigoto, também chamada de um ovo, de um sapo Rana temporaria, o sapo comum. Ele bota entre mil e dois mil ovos de cada vez em poças e pequenos lagos.

A célula não cresce durante o time-lapse porque nesta etapa do processo, a clivagem, as divisões ocorrem tão rapidamente que as células não têm tempo de atingir a fase de crescimento da mitose. [Science Alert]

Confira o resultado:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

0 resposta para “Este espetacular time-lapse mostra a divisão celular de verdade!”

Deixe uma resposta