Vídeo: gatos treinam seu servo humano para lhes trazer comida

O vídeo acima é bastante verdadeiro, não é mesmo? Sabemos que os felinos possuem uma personalidade dominadora – qualquer um que tenha um gato vai lhe dizer que eles se acham os donos da casa, e isso é basicamente um fato científico.

Mas, por mais provável que pareça, os gatinhos da filmagem não estão tocando um sino para que seu servo humano bem-treinado os traga comida.

Na verdade, eles é que foram condicionados por uma pessoa para realizar tal comportamento.

Behaviorismo de Skinner

Segundo Burrhus Frederic Skinner, a aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento ensinada através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta desejada.

Essa teoria, conhecida como behaviorismo de Skinner, faz parte de um grupo de suposições comportamentalistas semelhantes, de teóricos como Pavlov (muito famoso por fazer cães babarem ao som de uma campainha, sem a presença de comida), Watson e Thorndike.

O condicionamento pode ter duas respostas, orgânica ou operante. A que vemos no vídeo é a operante. Neste tipo de condicionamento, são as consequências que acompanham determinados comportamentos, denominadas reforços, que são responsáveis pela repetição desses comportamentos.

Ou seja, os gatos sabem que, ao tocar o sino, ganham deleites. Logo, eles continuam fazendo isso, a fim de receber a comida. [BoingBoing, Uniriotec]

Por: Natasha RomanzotiEm: 4.04.2017 | Em Animais, Principal  | Tags: , , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,60 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta