Estes robôs parecem completamente bêbados

Publicado em 11.06.2015

robos darpa

Os robôs antropomórficos mais avançados do mundo apresentaram algumas habilidades de cair o queixo nas finais do Desafio de Robótica da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA, do inglês Defense Advanced Research Projects Agency), que aconteceu no último final de semana. Porém, em alguns momentos, a competição mais parecia dar lugar a cenas que vemos quando os bares da cidade chegam perto da hora de fechar e botam para fora seus clientes mais empolgados.

Nas finais, as equipes deveriam projetar e construir robôs que conseguissem completar um percurso difícil cheio de obstáculos relevantes em trabalhos feitos numa zona de desastre, como caminhar em meio a escombros, subir escadas, girar válvulas e até mesmo conduzir um veículo. A maior parte dos seres humanos não pensa muito em habilidades como caminhar e abrir portas, mas estes robôs provaram que mesmo as tarefas mais simples podem ser embaraçosamente difíceis quando você é feito de metal.

Confira os momentos mais engraçados desses verdadeiros bêbados no vídeo abaixo:

Que vença o melhor

É fácil rir desses pobres robôs, que lutam para abrir portas ou sair de um veículo, mas foram necessários anos de pesquisa e desenvolvimento das equipes para preparar os seus pupilos para o grande momento. O desafio foi lançado em 2011, após o desastre nuclear em Fukushima, no Japão. Depois dessa experiência, tornou-se claro que robôs hábeis poderiam – e deveriam – ajudar equipes de resgate em cenas perigosas de destruição.

Desde então, as competições cada vez mais difíceis tem forçado os engenheiros a ultrapassar seus limites, a fim de acelerar o progresso na área. Este ano, 23 equipes de todo o mundo – 12 somente dos EUA – competiram por prêmios em dinheiro. Depois de oito etapas brutais cheias de triunfos e falhas épicas, a Equipe KAIST, da Coreia do Sul, com o robô DRC-Hubo, levou para casa o prêmio principal de US$ 2 milhões (mais de R$ 6 mi, no câmbio atual). [Discover Magazine]

Veja o DRC-Hubo completando o desafio da direção:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Jéssica Maes

Jornalista de 25 anos, acompanha mais seriados do que deveria, é abastecida por doces e livros e sempre acreditou no Snape.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário