Estilista transforma lixo em peça de alta costura

Por , em 3.05.2011
A estilista Nancy Judd utiliza lixo reciclado para criar diversas peças de roupas para sua coleção da entidade Passarela Reciclada, que ela apresenta em aeroportos, salas de aula e outros lugares de exibição alternativos nos Estados Unidos.

“Eu revirar o lixo – algo que as pessoas querem empurrar para longe e não pensar mais nisso – e transformá-lo em algo elegante”, conta Nancy Judd. Ela começou a entidade de educação ambiental chamada de Passarela Reciclada em 2007 e passou a criar roupas da moda a partir de material reciclado, captando assim a atenção da mídia e, consequentemente, de milhões de pessoas.

Cada uma de suas obras é uma peça única de arte que leva entre 100 e 450 horas para ser confeccionada, mas dura pelo menos 100 anos e inspira o público para reduzir seu impacto sobre o meio ambiente.

Nancy Judd cresceu em Portland, Oregon, e embora já costurasse e desenhasse roupas e jóias desde pequena, ela nunca se sentiu atraído para a indústria da moda. “Ela cria uma enorme quantidade de resíduos, e ainda há várias questões de justiça social”, diz.

De fato, ela recusou um lugar no reality show Project Runway, porque diz estar perfeitamente feliz com seu próprio projeto, Passarela Reciclada. Nancy tem trabalhado na área de reciclagem por um longo tempo, mas foi através da moda que ela conseguiu atrair a atenção das pessoas e transmitir importantes mensagens ambientais para o mundo.

A cada temporada, Passarela Reciclada cria belos vestidos de alta costura amigos do meio ambiente a partir de materiais reciclados, como latas de refrigerante usadas, correspondência velha e fitas cassetes antigas. Nancy espera inspirar as pessoas a mudar suas decisões sobre comida, consumo, transporte, reciclagem e reutilização.

(O primeiro traje é de fitas cassetes velhas. O segundo é de parafusos enferrujados, o terceiro é de cacos de vidro e o último é de folders e propagandas descartadas)

[OddityCentral]

3 comentários

  • Maria Bernardete de Andrade Resende:

    Muito interessante o traballho de voces ,parabens.

  • Maria Bernardete de Andrade Resende:

    Ola,
    Trabalho com crianças situação sócio econômico muito baixa e há varias meninas na faixa de 12,13 e 14 anos que fazem desenhos de roupas, aparentimente perfeitos, estou pensando uma maneira para motivar essas meninas para apresentarem um projeto de estilismo nessa instituição, seria possivel me ajudarem a orientar essas meninas?
    Aguarod resposta.

    Maria bernardete

    • gloria:

      Maria Bernadete, se vc realmente pretende ensinar essas meninas a arte da costura entao comece por desmanchar roupas de tecidos q são doadas em perfeito estado, fazendo dessas roupas novas roupas em tamanhos, modelos e estilos diferentes do q eram antes, assim vc estará contribuindo muito c\ a reciclagem de tecidos e de mão de obras .Porque estão acabando as costureiras de bairro q reformam roupas, troca zipers estragados e consertam roupas q rasgaram ou puiram acidentalmente, Eu costuro e sempre tem alguem batendo em minha porta c um calça p\ cortar a barra , trocar um ziper ou cirzir um rasgo.Tenho certeza q suas alunas terão sempre serviço , elas ganharão muto material p\ trabalharem é so pedir roupas p\ recortarem q as pessoas doarão p\ ficarem livres das roupas q ñ querem mais.Cortar roupas e costurar é alg maravilhoso, ñ sei o teria sido de mim nessa vida señ fosse a minha máquina d costura, ela é tudo de bom.

Deixe seu comentário!