Estrela devoradora de planetas mostra o futuro do nosso sistema solar

Por , em 23.12.2016

Cerca de 300 anos-luz de distância, há uma estrela que é muito semelhante à nossa, e mostra o que o nosso sol poderia fazer com seus planetas se eles ficassem um pouquinho perto demais. Uma equipe de astrônomos, que estão monitorando a estrela HIP68468 há anos, revelou o passado devorador de planetas da estrela em um novo estudo. O que os intrigou é o índice de lítio de HIP68468, que é quatro vezes o esperado de uma estrela que tenha seis bilhões de anos. As estrelas normalmente queimam seu conteúdo de lítio ao longo do tempo, então a abundância do elemento, juntamente à presença de metais resistentes ao calor comumente encontrados em mundos rochosos, só pode ser explicada pelo consumo de planetas.

Estrela devora planeta

“É como se víssemos um gato sentado ao lado de uma gaiola de pássaros”, diz Debra Fischer, da Universidade de Yale, que não estava envolvida no estudo. “Se há penas amarelas saindo da boca do gato, podemos apostar que o gato engoliu um canário”. A equipe viu lítio e material rochoso o suficiente em HIP68468 para formar seis Terras. Dito isto, os cientistas acreditam que ainda há pelo menos um par de planetas sobrando: um é um Netuno gigante, enquanto o outro é uma super-Terra.

Astrônomos flagram estrela devorando planeta