Estrela distante é o objeto astronômico mais redondo já encontrado

Por , em 18.11.2016

Uma estrela a 5 mil anos-luz da Terra é o objeto mas perfeitamente redondo encontrado na natureza, diz um estudo publicado pela Universidade de Göttingen (Alemanha), com liderança do pesquisador Laurent Gizon.

Estrelas, planetas e outros objetos espaciais redondos são mais achatados no equador por causa da força centrífuga. Em termos gerais, quanto mais rápido esses objetos se movem, maior a força à que estão submetidos e maior o arqueamento.

Por exemplo, o Sol tem um movimento de rotação a cada 27 dias, e a distância entre polo a polo é 20km menor do que dois pontos opostos na altura do equador. Já a Terra, que completa uma rotação a cada 24 horas, tem uma diferença entre essas duas medidas de 42km, apesar de ser muito menor do que o Sol.

A estrela distante, chamada de Kepler 11145123, foi observada por 51 meses (entre 2009 e 2013) com ajuda do telescópio Kepler, da NASA. Ela tem 3 milhões de km de diâmetro, o dobro da largura do Sol, mas a diferença entre os diâmetros polar e equatorial é de apenas 6 km.

“Isso torna a Kepler 11145123 o objeto natural mais redondo já medido, mais redondo do que o Sol”, diz Gizon.

E por que essa estrela é tão redonda? Um dos motivos é que ela tem rotação muito lenta, cerca de três vezes mais lenta que o Sol. Outra razão para esta característica está relacionada ao campo magnético, que ajuda a tornar as estrelas mais ou menos achatadas.

Não há garantias de que a Kepler 11145123 vai manter o recorde de perfeição para sempre. Gizon e seus colegas pesquisadores planejam estudar outras estrelas usando técnicas asterosismológicas, aquelas que estudam a estrutura interna das estrelas pulsantes ao interpretar seus espectros de frequências.

“Vai ser particularmente interessante ver como a velocidade de rotação e a força do campo magnético podem mudar o formato de uma estrela. Um importante campo teórico da astrofísica acaba de se tornar observacional”, conclui Gizon. [Space.com]