Estrutura facial pode fazer as pessoas parecerem mais velhas

Publicado em 7.04.2011

Os cientistas sabem que, conforme envelhecemos, nossas estruturas ósseas se alteram. Agora, um novo estudo que observou mais detalhadamente tais alterações descobriu que, além de rugas e outros sinais, mudanças na estrutura óssea também podem fazer rostos parecem mais velhos.

Os médicos afirmam que o envelhecimento facial é causado pelo amolecimento de tecidos e a perda de elasticidade. Apesar de ser de conhecimento geral que há mudança nos ossos ao longo do tempo, até agora, ninguém havia observado em que medida isso provoca uma aparência envelhecida.

Os pesquisadores usaram tomografia computadorizada (TC) para analisar os ossos faciais de 60 homens e 60 mulheres divididos em três grupos etários: jovens (com idades de 20 a 40 anos), de meia-idade (41 a 64 anos) e idosos (65 anos e acima).

A estrutura dos ossos diferiu entre os diversos grupos. Essas mudanças podem influenciar a maneira como a pele e o tecido muscular se “assentam” sobre os ossos, contribuindo para um olhar envelhecido.

Os ossos sofrem uma série de mudanças com a idade. Em ambos os homens e mulheres, as órbitas se tornaram maiores e mais amplas. A distância entre a parte mais proeminente à parte superior do nariz diminuiu, as maçãs do rosto “saltaram” menos e a abertura dos ossos do nariz recuou. Enquanto isso, o maxilar inferior encolheu tanto em comprimento quanto altura.

Cada mudança significa algo: o tamanho e a forma da órbita podem contribuir para as rugas da testa e pés de galinha; a diminuição no tamanho da mandíbula pode achatar o queixo e suavizar o decote; as alterações nos ossos do nariz podem levar a “diminuição” do apoio e projeção nasal.

Os ossos faciais perdem volume com a idade. Segundo os pesquisadores, as mulheres apresentaram as mudanças um pouco mais cedo do que os homens, o que faz sentido, já que as mulheres tendem a perder tecido ósseo mais rapidamente devido a alterações relacionadas com a menopausa.

As soluções plásticas seriam enxerto de gordura para engordar o rosto esquelético e implantes para reforçar os ossos que encolhem. Outra solução seria um programa de prevenção: a melhor maneira de parecer (e se sentir) jovem é evitar cigarros, usar protetor solar, e fortalecer seus ossos com exercício físico. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. “ninguém havia observado em que medida isso provoca uma aparência envelhecida.”

    Que mentira! E os cirurgiões plásticos facieis? OS Bucomaxilos faciais. Há anos, senão décadas, eles já sabem disso. E há diversos procedimentos cirurgicos para rejuvenescer o rosto. Há várias questões de medida, proporções entre várias´partes do rosto.

    Isso não é novidade alguma!

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
manteiga
Gordura saturada nem sempre faz mal para a saúde

Pesquisadores acredi...

Fechar