Estudantes de faculdade aprendem pouco

Publicado em 25.01.2011

Segundo um novo estudo, apesar de cada vez mais as pessoas terem acesso ao ensino superior, elas não aprendem muito nos anos acadêmicos.

No fim do ano de calouro, por exemplo, 45% dos estudantes não mostram nenhuma melhora em sua capacidade de pensamento crítico, sua habilidade de escrita ou sua capacidade argumentativa.

Essa é apenas uma das várias descobertas dos sociólogos Richard Arum e Jospia Roksa – da Universidade de Nova York e da Virgínia, respectivamente.

Os estudantes também não apresentam melhora nos últimos dois anos de faculdade. Depois de quatro anos, 36% não tiveram nenhuma melhora acadêmica significativa.

Segundo os autores, o problema é que os alunos procuram por cursos mais fáceis e não estudam e as faculdades estão valorizando mais a pesquisa do que o ensino.

Estudantes que escolhiam cursos tradicionais na área de arte ou ciência eram os que mais apresentavam novos conhecimentos no fim do curso. [LiveScience]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

31 Comentários

  1. E novamente aqui estamos nós fazendo juizo de valores?

    Qual o problema de não aprender nada?

    Faculdade em si, de certo modo, já dá um DIPLOMA. Um “Título”. É um portador de status, de PODER.

    Ninguem entra na Faculdade para perder status, perder poder, perder títulos. É justamente tal que o torna mais ‘visto’ pelo mercado, que o abre mais oportunidades no ‘mundo dos negócios’, da ‘sobrevivencia’. Quem o pode ($$$) literalmente compra o diploma, o status, sem precisar passar pela tribulação.
    É tudo uma grande PROPAGANDA.

    Por outro lado, temos nas Universidades professores que se acham melhores do que os alunos, mais sábios e inteligentes do que os ‘alunos que não vao bem na sua prova’… e muitas vezes, estes também não estão preocupados em transmitir, em criar uma capacidade critica e conhecimento no aluno, ou de ensinar no sentido de exercer um meio que procure romper a ignorancia e faça o aluno apreender. Mas estão apenas REPRODUZINDO o que sabem, ou o que os livros dizem… muitas aulas na Universidade, não passa da leitura de um livro academico, no qual o intelocutor é o professor.

    Quem vai para a Faculdade com propositos filosoficos, platonicos ao invés de sofistas… em busca de conhecimento, aprender, um mundo melhor, etc, ao invés de status, titulos e poder… ???

    Isso é uma questão que vai muito além da Universidade.

    Thumb up 2
  2. Tenho 33 anos de magistério. Hoje os alunos estão atrás de diplomas.
    Comecei como professor quando tinha 120 000 alunos. Hoje tem mihões. Não querem saber e fazer. Pensam que com diplomas vão sobreviver……é isso mesmo , apenas sobreviver !

    Thumb up 9
  3. Muitos falam que o jovem de hoje isso, o jovem de ontem aquilo etc.. Mas quem criou o jovem de hoje foi o jovem de ontem.

    Thumb up 33
    • Como faz pra ensinar alguém a não ter preguiça de pensar ?

      Thumb up 2
  4. ler Machado de Assis sobre os “doutores”, só que hoje diploma perdeu o valor. 33 anos de universidade e consultor empresarial, quando faço entrevista de candidatos, primeiro converso, olho os diplomas e, por fim, pergunto :” o que sabe fazer? existe uma diferença entre ter conhecimentos (na melhor das hipotéses) e SABER !

    Thumb up 6
  5. O problema de tudo resume-se na falta de estudo. É de importância fundamental estudar no mesmo dia das aulas assistidas, para que o cérebro faça o registro do que foi estudado, no momento do sono. Como isso não é feito, o resultado é o visto.

    Thumb up 5
  6. de certa forma em quase todo o mundo as pessoas são manipuladas, e a melhor forma de manipular uma massa é manipular o seu nivel de consciencia, se limitamos o conhecimento, se ensinamos as pessoas aceitarem as coisas como são, mesmo que elas estando erradas como teremos uma revolução a nivel da humanidade? a verdade é que o individualismo e o egocentrismo é uma caracteristica maldita do ser humano. quase todos humanos nascem egoistas e chorões… sempre fazendo guerra por motivos futeis, sempre dividindo facções quando era para sermos unidos. o ensino e as tendencias consumistas de hoje nada mais são que a melhor distração já criada para a humanidade…. enquanto divagamos em nossa ambição o mundo muda e o tempo passa.
    quantos pais sacrificam seu dia de folga para ganhar mais achando que dinheiro é melhor que um pouco de interação social com a propria familia?
    quantos estudantes estudam o que amam ao inves de apenas dinheiro?

    Thumb up 11
  7. Foi dito “Segundo um novo estudo, apesar de cada vez mais as pessoas terem acesso ao ensino superior, elas não aprendem muito nos anos acadêmicos.
    No fim do ano de calouro, por exemplo, 45% dos estudantes não mostram nenhuma melhora em sua capacidade de pensamento crítico, sua habilidade de escrita ou sua capacidade argumentativa.
    Essa é apenas uma das várias descobertas dos sociólogos Richard Arum e Jospia Roksa – da Universidade de Nova York e da Virgínia, respectivamente.
    Os estudantes também não apresentam melhora nos últimos dois anos de faculdade. Depois de quatro anos, 36% não tiveram nenhuma melhora acadêmica significativa”.
    Neste artigo vemos o diploma de incompetência da maioria das instituições de ensino fundamental, médio, e superior, aqui no Brasil, infelizmente e em alguns países do mundo. Eu digo isso pela porcentagem que é bem expressiva, se fosse 1% até 10% eu entenderia que o problema seriam os alunos, mas este número? Só mostra que o método de ensino usado nestas instituições de ensino não funciona, porque se assim o fossem nós teríamos outra realidade. E por outro lado não existe muito interesse da classe dominante em que as pessoas desenvolvam sua capacidade de raciocinar, expressar seu pensamento critico porque essas pessoas são livres, em outras palavras eles precisam de pessoas ignorantes, pois elas são mais fáceis de dominar; quanto mais ignorante mais fácil de dominar. E não é este o pensamento da classe dominante especialmente aqui no Brasil?As instituições de ensino pertencem a quem? Ao proletariado ou as classe dominante? Isso só vai mudar quando tivermos verdadeiro lideres que pensa grande, e tem uma mente aberta, assim eles verão que quanto mais educação mais desenvolvida é a nação porque um povo educado produz muito mais.

    Thumb up 6
  8. O que realmente importa é o diploma, a qualquer preço… não precisa conhecimento… só o diploma.

    Thumb up 6
  9. “Segundo um novo estudo, apesar de cada vez mais as pessoas terem acesso ao ensino superior, elas não aprendem muito nos anos acadêmicos.

    No fim do ano de calouro, por exemplo, 45% dos estudantes não mostram nenhuma melhora em sua capacidade de pensamento crítico, sua habilidade de escrita ou sua capacidade argumentativa.”

    e desde quando alguma escola tem na grade de ensino materias sobre pensamento critico, melhora de vocabulario e cmpreensão linguistica, e tambem aconsciencia para qualidade argumentativa? horas a escola publica por exemplo, apenas te prepara no nivel basico. não somos ensinados a ser pessoas melhores, a ser questionadores, a ser revolucionarios, a ser lutadores, somo condicionados a ser ovelhas, a ser medianos, a ser o que nosso pais querem para nós e principalmente a maior pressão social é sobre o seu status profissional e seu salario. quantas pessoas mesquinhas e de temperamento nojento são admirados apenas por sua conta bancaria ou por seu alto cargo numa empresa? porque as pessoas estudam? para desenvolver sua inteligencia ou para seguir os moldes padroniuzados de uma sociedade capitalista e opressora?

    por exemplo quantos aprenderam inglês porque acham a lingua bonita ou expressiva? acho que quase ninguem, as pessoas aprendem ingles porque o mercado pede, porque sem noções de ingles não há grandes chances de trabalho, e sem trabalho não há dinheiro ou status…

    o estudo em universidades e faculdades segue esta logica, eles sabem que não estão ali para formar pessoas melhores, o proposito deles é apenas dar conhecimento sobre a profissão, e a maioria apenas escolhe as profissões do “papai ou da mamãe” porque é mais facil ser dentista quando sua mãe tem um consultorio, ou um advogado quando o pai tem um escritorio de advocacia.pois já está enraizado na segurança de que se seguir o caminho dos pais será bem sucedido financeiramente.
    porém onde fica a evolução moral e filosofica do homem?
    será que ele consegue tempo para se dedicar a algo mais que proposito materialistas e egocentricos?

    Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cachorrocama
Dormir com seu bichinho de estimação pode te deixar doente

O seu cachorrinho ou...

Fechar