Estudantes quebram o recorde de velocidade com carro movido a energia solar

Estudantes da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, quebraram o recorde mundial de veículo mais rápido movido a energia solar.

O carro construído pelos estudantes, Sunswift IV, atingiu uma velocidade média de 88,74 km/h em um trecho de 500 metros, ultrapassando o recorde anterior de 79 km/h. A velocidade máxima do carro foi 91,49 km/h.

Segundo seus criadores, o carro foi constante na estrada, embora a dinâmica de sua movimentação tenha mudado depois que a equipe removeu a bateria de 25 quilos que foi projetada para dar potência ao carro em viagens mais longas (o que não foi necessário nessa corrida).

Atualmente, a equipe está otimizando o carro para o próximo “World Solar Challenge”, desafio mundial de corrida de carros solares que se realizará em outubro.

Os estudantes também pretendem levar o carro solar em uma excursão escolar ao redor da Austrália para tentar gerar entusiasmo entre as crianças que pensam em fazer engenharia ou ciência quando forem para a universidade.

A equipe não quer inspirar apenas a próxima geração, mas também seus concorrentes, para que o campo dos automóveis solares avance. Eles afirmam que esperam estimular um pouco de excitação com esse projeto, assim levando a construção de veículos elétricos ultra-eficientes.

A visão dos estudantes é que outras equipes devem assumir o desafio e tentar quebrar esse recorde novamente. Em outubro, eles podem até encontrar alguns carros projetados especificamente para quebrar seu recorde atual e, nesse processo, eles esperam o desenvolvimento de carros mais eficientes. [Wired]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

2 respostas para “Estudantes quebram o recorde de velocidade com carro movido a energia solar”

  1. Tá bom…. agora só falta diminuir o tamanho dessas células fotovotáicas e tb o peso das baterias…. pronto, resolvermos o problema de combustível no mundo…. kkkkkkkkkk

Deixe uma resposta