Eu devo usar bronzeador?

Publicado em 26.12.2011

No verão, o uso de loção autobronzeadora é comum. Mas as discussões sobre o uso dessa “tecnologia” são longas. Aparentemente, alguns médicos hesitam em promover o método como boa alternativa na redução do câncer de pele, não por ser perigoso, mas porque, idealmente, as mulheres não deveriam querer mudar a cor da pele.

Uma pesquisa com 45 mulheres adultas americanas revelou que 70% haviam se bronzeado no sol no último ano, 50% haviam aplicado autobronzeadores e 25% fizeram bronzeamento artificial. Das que usaram algum tipo de método artificial, 40% dizem que isso reduziu seu tempo de exposição ao sol.

O número de melanomas, o câncer de pele, é assustador. Nos Estados Unidos, 70 mil pessoas foram diagnosticadas e 9 mil morreram da doença, apenas no ano passado. Talvez o autobronzeamento fosse a melhor maneira para evitar isso, mas nem todos concordam.

De acordo com o dermatologista Daniel Sheehan, que não esteve envolvido no estudo, alguns médicos não encorajam o uso desses produtos porque querem que as pacientes esqueçam a ideia de se bronzear.

Mas ele não concorda com isso. “A realidade é que muitas pessoas realmente querem uma aparência bronzeada, e muitos vão fazer isso de uma forma ou de outra… É melhor se encorajarmos elas a fazer um bronzeamento seguro, ao invés de um com ultravioletas”.

Tirando uma ocasional assadura na pele, os produtos de autobronzeamento são seguros. Suephu Chen, uma das autoras do estudo, comenta que “sua cor de pele natural é onde você deveria estar, mas se você realmente quer ficar bronzeado, use um produto”. [Jezebel]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. boa noite,

    leio muito a respeito de saúde. Lendo a materia sobre usar ou não bronzeadores, gostaria de fazer uma pergunta que a muito tempo me deisa curiosa.

    Se eu usar protetor solar, iria inibir a penetração de vitamina D e de cálcio nos ossos ? causando mais rapidamente a osteoporose ?

    Isto sempre me deixou em dúvida porque o uso de protetor solar inibi a penetração de raios ultravioleta.

    Gostaria de receber esta resposta por email ( se possivel )

    No aguardo, agradeço

    Odila

    Thumb up 0
  2. Não existe algo mais doentio do que você querer ser à força algo que você nunca será.

    Mulheres negras querem ser brancas; estas querem ser negras. Alterar a cor da pele só mostra o quão depressivo você é, ao olhar-se no espelho e desesperar-se pelo que é. Não poderia um ato desse (o bronzear-se ou o branquear-se) terminar bem, já que radica em algo doentio.

    Lembra-me isso das pessoas que, rejeitando o que são, querem trocar de sexo e, para isso, mutilam-se e põe em risco à saúde.

    Tudo isso é um fruto de uma sociedade que adoeceu: que perdeu seus valores e seus objetivos, que, já não sabendo o que é, busca enlouquecidamente identificar-se com qualquer coisa, de modo a dar algum sentido à vida inútil que têm.

    Em vez de procurarem um Dermatologista, procurem antes um Psiquiatra.

    Thumb up 2
  3. Olga Bongiovanni entrevista o Dr. Ítalo Rachid, desta vez abordando o tema a “Vitamina D”.
    Longevidade Saudável – Vitamina D
    http://www.youtube.com/watch?v=J9wTjW08NUY

    O uso de filtro solar acaba aumentando o câncer de pele
    http://www.youtube.com/watch?v=GSKIuh596Mo
    O uso de filtro solar acaba aumentando o câncer de pele
    http://www.youtube.com
    Dr. Lair Ribeiro – DVD´s Modulação Hormonal Bioidêntica – O uso de filtro solar acaba aumentando o câncer de pele

    SOL E VITAMINA D

    http://www.youtube.com/watch?v=nLnc_l0om5U

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
leucemia-1
Composto de peixe pode se tornar cura para leucemia

Uma pesquisa recente...

Fechar