Novo exame detecta ataque cardíaco futuro

Publicado em 22.03.2012

exame detecta ataque cardíaco

Pesquisadores de dois institutos de saúde em San Diego, na Califórnia (EUA), fizeram uma descoberta que pode agilizar diagnósticos e salvar milhares de vidas. Baseados em um estudo corporal a nível celular, eles desenvolveram um exame que indica se o paciente está em risco iminente de ter um ataque cardíaco ou não.

Exame detecta ataque cardíaco

Em um organismo saudável, o interior dos vasos sanguíneos é revestido por um tipo especial de célula, achatada, chamada de célula endotelial. Graças a um estudo com 50 pacientes internados por infartos, os pesquisadores observaram que tais células tendem a ficar inchadas e deformadas como consequência direta da condição.

Dessa maneira, qualquer pessoa pode saber se está perto de sofrer um ataque do coração fazendo uma simples coleta de células endoteliais e verificando seu aspecto. Este exame é de fundamental importância para avisar os médicos com alguma antecedência sobre o possível ataque cardíaco do paciente, o que pode fazer a diferença entre a vida e morte.

Os médicos esperam que este exame esteja disponível para a população em um ano ou dois. A eficiência do teste, segundo os pesquisadores, será praticamente garantida. [Gizmodo]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

antarctic-bottom-water