Exames de mama não salvam vidas, estudo afirma

Por , em 24.03.2010

De acordo com um estudo feito na Dinamarca e na Noruega, um maior número de mamografias realizadas recentemente não alterou a quantidade de mortes por câncer de mama. Esses resultados acenderam um debate sobre a necessidade do teste.

Segundo os pesquisadores, as taxas de mortes por câncer de mama eram as mesmas em locais com o aparelho para fazer as mamografias e lugares que não possuíam a tecnologia. Agora os médicos estão pensando em tornar o exame anual obrigatório apenas a partir dos 50 anos e não mais a partir dos 40.

Dizem que o tempo dos especialistas e o investimento dos hospitais seria melhor aplicada em outras tecnologias do que no aparelho de mamografia. Na Grã-Bretanha, por exemplo, especialistas dizem que 7 mil mulheres que fazem o exame anualmente ganham um diagnóstico de câncer de mama incorreto por que o resultado da mamografia capta nódulos que não causariam nenhum tipo de problemas.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres e mata mais de 500 mil pessoas todos os anos.

Fonte: Reuters

19 comentários

  • mary lane dqa costa de oliveira:

    nao ha duvida o cancer esta ai ,nos mulheres precisamos nos previnir , ele mata.

  • Bovidino:

    Tania
    O artigo que você indica sobre os 40% é ótimo. Mas parece que você não o leu. A prioridade que o artigo enfatiza é o estilo de vida saudável e a prática de exercícios. Para se manter um estilo de vida saudável não é necessário ser rico. Basta um pouco de bom senso e dedicação. Eu não sou nenhum diretor do SUS mas parece que você sim.

  • Tania Prado:

    Bodivino

    Procura aqui mesmo a materia.
    40% dos casos de cancer poderiam ser evitados

    Se as mulheres fizerem os exames necessários e ficarem de olho nos sintomas do câncer de mama, elas podem descobrir a doença em seu estágio inicial, quando o tratamento tem maior sucesso”.

  • Tania Prado:

    Bodivino

    Aqui mesmo tem no hypescience.com, vc encontra este artigo:

    Alison Ross, pesquisadora de câncer no Reino Unido, reafirma que o estilo de vida saudável não garante que a mulher não terá câncer de mama, mas reduz os riscos. “Se as mulheres fizerem os exames necessários e ficarem de olho nos sintomas do câncer de mama, elas podem descobrir a doença em seu estágio inicial, quando o tratamento tem maior sucesso”, diz.

    http://www.telegraph.co.uk/health/healthnews/6106953/Four-in-10-cases-of-breast-cancer-could-be-prevented-by-healthier-lifestyles.html

  • Tania Prado:

    Bovidino

    Olha, n sei qual é seu status socio economico, mas bora pensar um pouco, estamos falando do planeta terra, não é?Ok.

    Quantas pessoas, não tem nem ao menos como comer e viver com o minimo de dignidade, temos? Números incalculaveis concorda? Então não me venha falar em saude baseado em alimentação saudavel, vida psiquica saudavel!
    No planeta em que eu Habito, temos poluição, temos alimentos modificados, temos guerras, drogas, violencia e fome, falta de saneamento basico e por ai vai…Qual é o teu planeta?
    O exame nos da a chance de tratamento mais rapido e mais eficaz, simples assim!
    ps: vc é algum diretor de SUS? sorry mas…

  • Bovidino:

    Até que enfim alguém sensível e inteligente. Obrigado Felipe Ferreira.

  • Felipe Ferreira:

    Bovidino está certíssimo.
    Exames não são preventivos. É realmente falso e mercadológico o conceito de que exames são medicina preventiva. Exame que deteta doença não é preventivo. Ele até pode ser preventivo em relação à morte, mas certamente não o é em relação à doença. Medicina preventiva é aquela que pensa na saúde integral que é a única que previne a doença. Não quero viver fazendo exame pra descobrir que já estou doente. Eu quero e não ficar doente.
    Muito bem, Bovidino, você tocou na ferida. Ferida conceitual que a industria da Saúde faz questão de manter aberta.

  • Felipe:

    Bovidino

    deve estar tirando onda né?

  • Bovidino:

    Infelizmente a jocelia tem razão quanto ao SUS. Porque será que o atendimento pelo SUS é tão precário? Porque será que somos induzidos a pagar planos de saúde particulares cada vez mais caros e mais abusivos? Porque será que somos bem melhor atendidos em clínicas particulares quando temos dinheiro para pagar as consultas e os procedimentos cirúrgicos caríssimos? Porque será que a maioria dos partos que poderiam ser normais acabam se transformando em cesarianas? Será que é porque as cesarianas proporcionam um reembolso maior que o parto normal? Será que é porque a medicina é simplesmente um negócio altamente lucrativo? Porque será que através de uma insistente propaganda, somos induzidos a pensar que a nossa saúde depende exclusivamente da medicina, dos exames periódicos, dos medicamentos e dos procedimentos cirúrgicos? Porque será que não nos ensinam a ser gestores da nossa própria saúde através de condutas e hábitos salutares?

  • jocelia:

    papo furado, antes tirar um nódulo benigno do que não tirar e êle for maligno.Acontece que no SUS, até uma mulher conseguir uma mamografia vão uns 3 mêses, até conseguir o resultado 15 dias, até conseguir consulta mais 2 mêses, enfim até até até, vai mais ou menos uns 6 meses no mínimo. Nêsse tempo o câncer já se espalhou o suficiente para ela ir a óbito.

  • Marcos:

    * Ascendentes que adoeceram pelas causas já expostas, transmitem aos seus descendentes genes que vão retroalimentar o processo inicial de adoecimento celular.
    -Ah! Os genes retroalimentam o adoecimento celular??
    Não meu caro, a doença é mantida por um erro no código genético celular que é transmitido para as células descendentes por mitose.

    * Quanto a livre-arbítrio, trata-se de uma idéia introduzida pela igreja e está totalmente fora do tema.
    Não de novo, meu caro. Quando você fala em poder de tomar decisões que alteram sua miserável vida nesse mundo, você está falando em livre-arbítrio. Você tocou no assunto. A igreja não introduziu esse conceito filosófico, ela apenas discute e manipula através dele.

    Aliás não vou mais perder meu tempo com você. Faça o seguinte. Acredite nas pesquisas, não faça exame de próstata, como bastante tomate – pois as pesquisas dizem que previne neoplasias na dita – e bom final de semana.

  • Bovidino:

    Admito trocar ‘não há como duvidar das estatísticas’ por ‘não há razão para duvidar das estatísticas’ até porque não há razão para se acreditar nesta ou em outras estatísticas que tentam provar o contrário.
    É claro que a genética está incluída no mesmo processo. Ascendentes que adoeceram pelas causas já expostas, transmitem aos seus descendentes genes que vão retroalimentar o processo inicial de adoecimento celular.
    Quanto a livre-arbítrio, trata-se de uma idéia introduzida pela igreja e está totalmente fora do tema.

  • Marcos:

    Não há como duvidar das estatístícas????
    -Em que mundo você vive???

    A doença não escolhe nada porque não tem como escolher pois doença não existe. O que existe são doentes.
    -Muito profundo! O mesmo pode ser usado em relação à saude. Também não existe!! E aí não existe mesmo, pois ninguém é 100% saudável. É estatístico!!

    É evidente que as pessoas ficam doentes independente da idade, sexo, nacionalidade, cor, religião etc. As pessoas ficam doentes em função de suas condutas e de seus hábitos nocivos que afetam seus conteúdos psicológicos, mentais e espirituais e que acabam se refletindo no físico.
    -Certíssimo!! É só uma questão de livre-arbítrio. Genética não existe ou também determina o livre-arbítrio?

  • Bovidino:

    A matéria fala sobre estatísticas e não sobre opiniões científicas. Não há como duvidar das estatístícas. A doença não escolhe nada porque não tem como escolher pois doença não existe. O que existe são doentes. É evidente que as pessoas ficam doentes independente da idade, sexo, nacionalidade, cor, religião etc. As pessoas ficam doentes em função de suas condutas e de seus hábitos nocivos que afetam seus conteúdos psicológicos, mentais e espirituais e que acabam se refletindo no físico.

  • Marcos:

    Concordo com a Tânia! Doença não escolhe idade. Qualquer moléstia quando tratada precocemente tem mais chance de cura. Todos que valorizam nossa maior graça, que é a vida, devem fazer o auto-exame e fazer exames periodicamente. Melhor passar por uma cirurgia para tirar a dúvida que esperar a coisa feder literalmente e não ter mais jeito. O titulo da matéria está correto: exame nenhum salva vida. O que salva é o bom senso.

  • Tania Prado:

    Primeiro uma materia destas pra mim é uma temeridade!
    Os tais cientistas devem ser falidos, ou ter nascido de chocadeira

    Bovidino….
    Vc deve estar tirando onda né?
    N sei tua idade, mas se fosse vc faria exame de prostata, sim..
    E exames de mamografia é sim muito importante, estou aqui viva pra provar…

  • Bovidino:

    Katia,
    Não é bem por aí. A verdade é que esse negócio de exame preventivo e diagnóstico precoce é uma falácia. Inclui-se aí o exame de toque retal para diagnóstico de câncer de próstata. Deve-se cuidar da saúde sim. Com uma dieta alimentar e exercícios físicos adequados, eliminando-se vícios como o fumo e a bebida, mas principalmente com uma vida psíquica saudável. O câncer é causado principalmente por questões de raiva, inveja, mágoa, rancor, ódio etc. Amor é a palavra mágica para tudo.

  • gloria:

    Tenho histórico de cancer na famílha, minha mãe morreu de cancer de mama ,um médico me pediu uma cirurgia urgente de mama quando eu tinha 42 anos, mas ñ consegui marcar na saúde pública na época, procurei um outro diagnostico e por mais duas vezes me foi mandado fazer a cirurgia mas ñ consegui,sempre acontecia algo pra atrapalhar,hoje tenho 57 anos e estou bem, fiz outros exames ,passei em outros médicos e estou vivendo sem paranóia ,acredito q se eu tivesse medo e desafiasse a sorte talvez ñ chegasse até aqui…os medicos erram,e nos temos medo de morrer de cancer! aí morremos mesmo…sei q nosso dia é marcado p/ morrer seja de cancer, acidente ou qualquer outro modo ,chegou o dia nos vamos mesmo ,c/ mamografia e tudo!

  • katia silene de lima:

    Vejam bem,se fazendo o exame mais cedo já morrem tantas mulheres,e se deixararm pra depois ??????gostaria de saber quando começa o risco de se adquirir um cancer? Hoje em dia as pessoas já nascem doentes,devido a má saúde da população em geral,e assim sucessivamente,com isso a saúde da humanidade
    fica cada dia pior.Se os responsaveis pela saúde deixarem para fazer um exame preventivo quando o sujeito ja está com 50 anos,então não vai ser mais preventivo se o diagn´stico dele for positivo,se é q eu entendi bem.A mulher deve desde cedo cuidar da saúde,principoalmente este exame q indentifica o cancer de mama.desculpe-me se sai fora de linha.um abraço

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.