A explicação matemática para uma pegadinha clássica

Por , em 19.05.2016

Uma pegadinha clássica desafia você a pegar uma nota de dinheiro que está caindo entre seus dedos. Aparentemente, é basicamente impossível segurar a nota, não importa quantas tentativas você fizer. Mas o que está por trás deste truque? A matemática tem a resposta.

matemática 2

Segundo o canal matemático no YouTube Numberphile explica, o tempo de reação na maioria dos seres humanos é cerca de 0,2 segundos. Ou seja, é este o tempo que leva para os nossos olhos avisarem aos nossos cérebros, e nossos cérebros dizerem ao nosso corpo para fazer algo (neste caso, pegar a nota). Isso não parece muito tempo, mas por que ainda assim é tão difícil de pegar a nota?

Isso pode ser explicado com a fórmula de queda livre para distância (1/2 gravidade x o quadrado do tempo de queda). Quando você preenche a fórmula (gravidade a 9,8 m/s e nosso tempo de reação 0,2), você vai encontrar o que é, basicamente, uma espécie de tempo de reação humano na forma física: 20 centímetros. Ou seja, para pegar alguma coisa, você vai precisa que ela viaje mais de 20 centímetros. Como uma nota de dólar tem menos de 20 cm (cerca de 15 cm – assim como as de real, que vão de 10 a 15 cm), então você não consegue reagir a tempo antes da nota cair entre seus dedos.

matemática

Obviamente, algumas pessoas têm reações mais rápidas, então essa explicação não se aplica a todo mundo – mas quem diria que a matemática poderia explicar algo que parece tão banal? [Sploid]

• Marcos Almiro Pagliari:

Esta choveu no molhado, eu sei disso há mais de 40 anos.

O que mais que você sabe e ainda não compartilhou, fala aí, Marcos.

• Junior Knupp:

Obviamente eu tenho reações muito mais rápidas.