Explosão de hidrogênio e explosão de oxigênio: qual é a diferença?

Por , em 3.03.2014

Qual explosão é mais forte: a explosão de hidrogênio, ou a de oxigênio?

Dê uma olhada no vídeo abaixo, que mostra uma sucessão de balões explodindo, e compare os “booms”.

O balão branco possui hidrogênio; o vermelho, oxigênio; e o azul, hidrogênio e oxigênio. Como deu para perceber, a explosão maior é criada neste último, com a mistura dos dois gases. A mais fraca é a do oxigênio.

Como o oxigênio está presente em muitas explosões, ganhou uma falsa má reputação. Algumas pessoas pensam que ele é explosivo, mas, embora não seja totalmente inocente, não passa de um “acessório” para a explosão.

A queima é a remoção do oxigênio da área circundante a um objeto em chamas, e a adição do gás para o que está sendo queimado. Um incêndio não pode começar sem oxigênio ao redor, mas o oxigênio em si é completamente inofensivo.

A explosão do balão só com oxigênio é uma verdadeira decepção. Sem nada para queimar, não passa de um “pop” nada chocante, como qualquer bexiga que estouramos com as unhas.

Dito isto, é raro que haja um ambiente em que o oxigênio não tenha nada para queimar. Mas, mesmo com material inflamável por perto, uma grande quantidade de oxigênio (como todo o oxigênio em um cômodo, por exemplo) é inútil a menos que seja pressionada contra a coisa que serve para queimar.

A explosão do balão cheio com hidrogênio é mais impressionante. Na verdade, uma das razões pelas quais é tão impressionante é que somos capazes de vê-la. Leva tempo para que o hidrogênio no balão se misture com o oxigênio do ar, e isso nos permite ver uma breve e bonita propagação do fogo.

Mas a melhor explosão ocorre quando o balão cheio de hidrogênio e oxigênio é inflamado (aliás, a melhor combinação dos dois deve ter entre 71 e 80% de hidrogênio) – ela é tão rápida que parece que alguém simplesmente acelerou o vídeo enquanto acrescentava um “boom” sônico a trilha sonora. Como o oxigênio já está onde precisa estar para inflamar o hidrogênio, faz isso tão rapidamente que nós até “perdemos” a explosão.

Até no mundo dos gases, a união é que faz a força. [io9]

6 comentários

  • Guilherme Joyce:

    Minha teoria é que na verdade o balão vermelho estava cheio de hélio, que como não é inflamável foi usado para representar o oxigênio, e foi colocado em seu lugar só por uma questão de estética.

  • Renan Eich:

    Uma pergunta que me veio a cabeça agora… Ela pode ser meio boba, mas se o oxigênio é mais leve que o ar e sobe, como temos oxigênio aqui em baixo?

  • Ewerton Lima Salazar:

    Se o balão do meio está cheio de oxigênio, por que ele flutua igual ao cheio de hidrogênio?

    • Marcelo Ribeiro:

      Porque oxigênio é mais leve que o ar e o balão tem 100% de oxigênio. O ar é constituído apenas de 21% de oxigênio juntamente com outros gases mais densos.

    • Valdeir:

      Concordo Ewerton.
      Mas Marcelo dentro da sua lógica não se precisaria levar oxigênio engarrafado para subir ao Everest.

      O oxigênio é mais denso ainda do que o nitrogênio, e um balão de oxigênio não flutua, pelo contrário cai.
      Densidades: do Hidrogênio é 0,08988g/L (flutua) do Nitrogênio é 1.165g/L, e do oxigênio 1.33 g/L.

      Então aquele balão deve estar pendurado.

    • Peterson Souza:

      ou o video é uma farsa

Deixe seu comentário!