Explosão misteriosa no céu do Havaí é capturada por telescópios

Por , em 6.07.2011

Dois telescópios capturaram uma misteriosa explosão no céu do Havaí (EUA), em forma de bolha, no último dia 22 de junho. A tal bolha foi crescendo no horizonte, durante dois segundos, até se dissolver. O fenômeno, que ocorreu às 3:37 da madrugada, foi registrado por duas câmeras telescópicas instaladas na montanha mais alta do arquipélago.

Você pode observar no vídeo acima. O que se vê é uma esfera branca surgir grande e desaparecer enorme, e os cientistas acreditam que esta emissão tenha origem terrestre. Os vídeos foram imediatamente postados na internet. Nas discussões dos sites, as pessoas discutiram teorias sobre o fenômeno, que variaram desde um truque da câmera (o que seria muita coincidência, já que foi registrada por duas) até alguma ocorrência solar ou meteórica.

E foi mesmo o fórum de discussões que acabou aproximando todos da verdade. Um dos usuários informou que aconteceu, na Califórnia (a mais de 4.000 quilômetros de distância), um teste com um míssil nuclear. O míssil Minuteman III, aparentemente, foi lançado minutos antes de a bolha surgir nos céus do Havaí.

A teoria acabou sendo aceita. Na explicação de um especialista, também na internet, uma carga explosiva é o que abre as portas do míssil no terceiro estágio do lançamento. No ponto em que essa carga explode, o míssil já está acima da atmosfera. O combustível se expande, comprimindo o ar ao seu redor. Essa expansão do combustível no ar, dessa forma, pode ser observada em uma maciça explosão luminosa em formato de anel, o que explicaria o fenômeno.

O acontecimento é mais um exemplo em que supostos fenômenos misteriosos, no céu, têm sua origem explicada por uma ocorrência terrestre. Em 2009, na Noruega, um estranho objeto em espiral no céu intrigou os observadores, até a descoberta de que o motivo era um lançamento de míssil mal sucedido na Rússia. Um ano depois, uma “nuvem em forma de míssil”, nos EUA, era apenas o rastro de um avião.[LiveScience]

19 comentários

  • Jeffzin:

    “Em 2009, na Noruega, um estranho objeto em espiral no céu intrigou os observadores, até a descoberta de que o motivo era um lançamento de míssil mal sucedido na Rússia.”
    Vi o video disso… mas é impossivel um missil fazer akele fenomeno… na minha opinião é algo diferente, mas não extra terreno.

    • Hector:

      Como impossível? Até mostraram o mecanismo de um missel e o rastro de um deles em outras ocasiões.

  • PredadorXD:

    O que realmente surpreende é que EUA ainda estão testando armas nucleares.

  • Skill:

    O que me surpreende é que as respostas aceitas não tem como serem provadas.
    Alguem aqui tem na agenda algum lançamento de missil nuclear? Só para não atrapalhar na viajem de ferias escolares?

    Alguem aqui tem tv a cabo e analisa o como será a meteorologia e os lançamentos de misseis núcleares da região?

    Não creio que possa ser extra terrestre, mas não que seja o lançamente de um missil.

    Francamente!

    • Dedé:

      Concordo, Skill. As respostas “oficiosas” são aceitas sem questionamentos. O fato é que continuamos sem respostas.

  • Roberto:

    Sertão do Ceará, 1994. Por duas noites seguidas houve explosão no céu. Começando por um único ponto luminoso que explode em algo multicolorido e em seguida embranquece. Na segunda noite, da mesma forma, com uma diferença: algo sai dessa nuvem em aparentemente em queda livre e ouvi um barulho estrondoso, sugerindo impacto do objeto cadente no solo. na primeira noite, por volta de sete da noite, havia energia. Na segunda noite, houve queda de energia na cidade. Eu tinha treze anos e hoje sei que não tem possibilidade de isso ser de origem terrestre: teste de míssil, experiências em Alcântara( na época diziam ser experiências na barreira do inferno, é como chamavam a base de alcântara no maranhão. Alguém explica!!?? Toda a cidade viu!! Poucos recordam e raros ficam perturbados com essa coisa. Desde que eu recobrei isso na minha memória estou perturbado.

    • Luciene Evans:

      Eu sou da Paraíba. Aconteceu o mesmo fenômeno lá no céu de João Pessoa. Não lembro de ter sido em 1994. Bem mais de uma década antes disso. Final dos anos 70 ou início dos 80. Disseram que foram experiências na Barreira do Inferno, Natal. A bolha não vinha do horizonte como essa da foto, mas sim de cima para baixo, como se fosse cair em cima da gente. Aconteceram muitas vezes naquela noite. Uma atrás da outra.

  • ALX:

    INTERESSANTE, PODE SER GASES ESPAPLHANDO POEIRA COSMICA

  • ualifer:

    muito legal ,se tem uma coisa que eu gosto e astronomia,e que doida a explosão que o telescopio captou

  • leo:

    Estrela quando solta pum é osso, nem disfarçar sabe

  • Menina:

    Darth Vader ataca novamente o templo Jedi.

  • eduardo:

    é o goku soltando seu kamehan…….

  • rodrigo:

    Haarp ?

  • freitas:

    Outro universo se formando.

    • Dedé:

      kkkkkkk.Adorei!!!

  • Ícaro:

    duvido que aquela espiral no céu da noruega seja um míssil malsucedido, duvido mesmo

    • Rafael:

      De acordo com você Icaro, é facil de mais falar que foi um missel.

    • Cesar:

      E você tem experiência com mísseis mal-sucedidos? Quer dizer, para descartar a explicação de que seja um míssel mal-sucedido, você deve ter uma experiência enorme com mísseis, principalmente os mal-sucedidos. Tem?

      Ou será que é só por que você não gostou da explicação?

    • cesar:

      Comentarios de quem não acompanhou na epoca, pois a Russia deixou claro que não testou nada. Esse comentario e so encobertamento pro que não tem explicação.

Deixe seu comentário!