Dinossauros foram extintos rapida ou gradualmente? Descubra aqui

Por , em 10.12.2013

A hipótese mais aceita para o fim da era dos dinossauros em nosso planeta é uma chuva de meteoritos que aconteceu há aproximadamente 65 milhões de anos. O que ainda desperta dúvidas nos cientistas é se os dinossauros já estavam entrando em extinção gradualmente antes da catástrofe, pela ação de vulcões e outros fatores.

Como os dinossauros foram extintos?

A resposta para esse enigma parece ter surgido. A descoberta de um chifre de dinossauro sugere que os animais se extinguiram de repente com o impacto cósmico, e não gradualmente, como muitos supunham.

Os meteoritos que aniquilaram os dinossauros atingiram a Terra no período conhecido como Cretáceo-Terciário. Os fósseis dessa época são encontrados 3 metros abaixo da superfície terrestre, e como havia uma suposta falta deles no interior ocidental da América do Norte, pesquisadores acreditavam que os dinossauros do local tinham se extinguido bem antes de qualquer impacto.

Outros pesquisadores contestaram a ideia, sugerindo que essa camada podia parecer desprovida de fósseis porque eles podem ser facilmente destruídos ao longo de milhões de anos. Além disso, o limite da zona terrestre do Cretáceo-Terciário pode ser incerto, fazendo com que fósseis do período possam ter sido encontrados, mas não reportados como tal.

Agora, os cientistas descobriram um fóssil nessa zona supostamente estéril: um chifre de dinossauro, encontrado a não mais de 13 centímetros abaixo da camada de impacto dos meteoritos. O chifre tem aproximadamente 45 centímetros de comprimento e provavelmente pertencia a um tricerátopo, um dinossauro comum no sudeste de Montana, nos Estados Unidos, onde foi encontrado. Até agora, esse foi o espécime mais próximo do fim da era dos dinossauros localizado.

A descoberta não significa, necessariamente, que a hipótese do sumiço gradual dos dinossauros pode ser descartada. Mas, com ela, podemos supor que pelo menos alguns dinossauros estavam vivendo normalmente até o período Cretáceo-Terciário. As explorações arqueológicas não devem parar na região e os pesquisadores estão confiantes que com mais trabalho de campo eles encontrarão outros fósseis em breve. [MSN]