Falar sozinho é maluquice?

Publicado em 1.05.2012

Seus amigos dizem que você é maluco por falar sozinho? Diga a eles que isso é uma coisa natural – e que pode poupar tempo na procura de objetos perdidos.

A maioria das pessoas fala para si mesmo, pelo menos, a cada poucos dias. Mas qual é o propósito desse comportamento aparentemente irracional? Pesquisas anteriores mostram que o fato das crianças falarem sozinhas pode ajudar a orientar o seu comportamento. Por exemplo, as crianças muitas vezes falam para si mesmas o passo a passo de algo, por exemplo, enquanto estão amarrando os cadarços, para que se lembrem de como fazer isso depois.

Mas falar sozinho pode ajudar adultos também? Sim, principalmente se você está procurando alguma coisa. Pesquisadores da Universidade do Wisconsin-Madison e Universidade da Pensilvânia, EUA, realizaram uma série de estudos para descobrir se falar com si mesmo pode ajudar na busca por objetos particulares. O estudo foi inspirado no fato de que muitas pessoas murmuram para si mesmas quando estão tentando encontrar, por exemplo, um pacote de feijão nas prateleiras do supermercado ou um pote de manteiga dentro da geladeira.

Foi verificado que quando as pessoas falam sozinhas, elas realmente encontram o objeto mais rapidamente. Na próxima vez que você perder suas chaves, você pode murmurar “chaves, chaves, chaves” para si mesmo enquanto procura por elas, e simplesmente ignorar as pessoas que estão te olhando estranho… [ScienceDaily]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Sempre falo sozinho. Pois´meu melhor ouvinte sou eu mesmo. E sem alguém tem o direito de opinar sobre minha vida, esse alguém é… claro: eu.
    Pessoas que não falam sozinha costumam ser carentes de atenção ou depender de outros para serem ouvidas.
    Ñão somente em casos de procurar alguma coisa.

    Thumb up 12
  2. Eu falo sozinho muitas vezes também falo com animais e plantas, principalmente com plantas, em casa tenho várias. Sempre achei natural.

    Thumb up 5
    • bem q eu achei q tu era meio pirado….

      brincadeira, eu falo sozinho mesmo quando não estou procurando algo, a notícia não esclareceu sobre isso…

      Thumb up 3
    • Mas está certo, eu sou bem lunático mesmo. :) kkkk

      Thumb up 1
  3. Eles gastaram tempo e dinheiro pra descobrir algo que até minha vó já sabia ….

    Thumb up 14

Envie um comentário

Leia o post anterior:
peso
Como gerar mais músculo levantando menos peso

Quer ganhar músculos...

Fechar