Falta de exercício durante o período de trabalho aumenta casos de obesidade

Por , em 10.10.2010

Segundo um novo estudo da Universidade de Montreal, os trabalhadores, principalmente as pessoas que trabalham em escritórios e lugares fechados, se tornaram menos ativos nas últimas três décadas. Esta diminuição da atividade pode, em parte, explicar o aumento da obesidade.

A pesquisa apurou dados de saúde de 17.000 a 132.000 canadenses. Os resultados mostraram que a obesidade aumentou 10% entre 1978 e 2004.

Esses resultados parecem contraditórios. Segundo os pesquisadores, nós comemos melhor e nos exercitamos mais hoje do que nos anos 70, e ainda assim a obesidade continua aumentando. Uma das hipóteses do estudo é que a falta de atividade física durante o período de trabalho pode explicar esse aumento.

Já uma das surpresas da pesquisa foi a atitude saudável das pessoas em relação ao transporte para o trabalho. Cada vez mais, as pessoas preferiam andar ou ir de bicicleta até o serviço, sendo que o esperado pelos pesquisadores, devido a sociedade tipicamente urbana, seria a utilização de carros.

Os pesquisadores também propuseram uma solução para o problema da falta de atividade no trabalho. O plano inclui uma integração entre trabalho, esportes e transporte. Pela falta de tempo, seria melhor espalhar pequenos exercícios durante o dia do que concentrar seus esforços em uma atividade. Por exemplo, dar uma caminhada quando tiver uma pausa no trabalho, ou usar as escadas, já trariam benefícios.

Outra tática que pode funcionar é promover o exercício no local de trabalho. Os pesquisadores citaram programas canadenses que reduzem os impostos para os pais que colocam seus filhos em cursos de educação física reconhecidos. Eles afirmam que se focar em grupos é um bom golpe de marketing, e que promover algo parecido no local de trabalho pode estimular o exercício. [ScienceDaily]