O universo em um clique

Falta de vitamina D é ligada à má saúde dos vasos sanguíneos

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 5.04.2011 as 4:04

Share

Segundo uma nova pesquisa, a falta de vitamina D, mesmo em pessoas saudáveis, está relacionada a artérias rígidas e incapacidade de relaxar os vasos sanguíneos.

Os resultados reforçam a ligação da falta de vitamina D com saúde vascular prejudicada. A condição pode contribuir para a pressão arterial elevada e risco de doenças cardiovasculares.

554 participantes foram incluídos no estudo. A idade média era 47 anos, e eles estavam geralmente saudáveis. O nível médio de 25-hidroxivitamina D (um indicador funcional confiável do estoque desta vitamina no organismo) no sangue dos participantes foi de 31,8 nanogramas por mililitro.

14% dos participantes tinham níveis de 25-hidroxivitamina D considerados deficientes (ou menos de 20 nanogramas por mililitro), e 33% apresentaram níveis considerados insuficientes (ou menos de 30 nanogramas por mililitro).

Os pesquisadores monitoraram a capacidade dos vasos sanguíneos dos participantes relaxarem. Eles fizeram isso colocando e retirando uma pressão sanguínea em seus braços. Para permitir que o sangue refluísse de volta para o braço, os vasos sanguíneos deveriam relaxar e aumentar, uma mudança que pode ser medida por ultra-som.

Os pesquisadores também fizeram outras medições de pequenos vasos sanguíneos e analisaram a resistência ao fluxo sanguíneo imposta pelas artérias.

Mesmo levando em conta fatores como idade, peso e colesterol, as pessoas com menores níveis de vitamina D tinham artérias mais rígidas e função vascular prejudicada, comparadas a disfunção vascular de pacientes com diabetes ou hipertensão.

A maioria das pessoas obtém vitamina D por exposição à luz solar ou suplementos dietéticos. Alimentos como leite e cereais são uma fonte menor, já peixes oleosos contêm naturalmente quantidades substanciais de vitamina D.

Os participantes cujos níveis de vitamina D aumentaram ao longo de seis meses tenderam a melhorar suas medidas de saúde vascular e tiveram pressão arterial mais baixa. 42 participantes do estudo com insuficiência de vitamina D cujos níveis voltaram ao normal tiveram uma queda média na pressão arterial de 4,6 milímetros de mercúrio.

Em todo o corpo, camadas de células endoteliais alinham os vasos sanguíneos, controlando se eles se contraem ou relaxam, e ajudando a prevenir coágulos que levam a ataques cardíacos e enfartes.

Segundo os pesquisadores, a vitamina D poderia agir aqui de várias maneiras. Poderia reforçar as células endoteliais e os músculos que rodeiam os vasos sanguíneos. Também poderia reduzir o nível de angiotensina, um hormônio que impulsiona o aumento da pressão arterial, ou regula inflamação.

O estudo foi observacional, portanto algumas questões permanecem. Os pesquisadores não podem dizer exatamente como as pessoas que restauraram seus índices de vitamina D fizeram isso. O próximo passo é realizar um estudo onde os participantes tomarão um esquema definido de vitamina D. [ScienceDaily]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.