Fique ligado: Nasa descobriu uma bactéria que pode viver em ambientes extraterrestres – ATUALIZADO

Publicado em 2.12.2010

Segundo o site holandês NOS, ontem a Nasa teria descoberto uma nova forma de vida – ela seria tão diferente das criaturas da Terra que justificaria a vida extraterrestre em planetas aparentemente inóspitos.

O boato é que, em um lago contaminado por arsênico, o Mono (foto), na Califórnia, aqui mesmo na Terra, onde a vida seria impossível para os padrões que conhecemos, foi encontrada uma bactéria muito diferente dos seres que conhecemos aqui na Terra. Basicamente, uma forma de vida que, em teoria, não poderia “funcionar”, já que sua composição não seria a mesma do nosso organismo, levantando a possibilidade de outros planetas abrigarem criaturas parecidas, que não necessitariam de oxigênio, por exemplo.

E a Nasa anunciou que hoje, as 17 horas, irá fazer um importante anúncio sobre uma “descoberta” que terá impacto na busca de vida extraterrestre. É muito grande a expectativa da declaração da Agência Espacial Norte Americana e fascinados pela hipótese de vida alienígena estão inundando a internet com especulações sobre o assunto.

Fique ligado aqui no Hype – assim que as informações forem divulgadas pela Nasa, nós publicaremos a grande descoberta!

Atualização – Em uma conferência especial feita hoje, dia 02 de dezembro de 2010, a Nasa anunciou a descoberta de um tipo de vida que pode sobreviver em ambientes muito inóspitos – como em outros planetas, por exemplo.

A descoberta pode parecer simples de início, principalmente para aqueles que esperavam que todo o suspense feito pela Nasa envolvesse a descoberta de uma forma de vida alienígena, mas aponta para a possibilidade de descobrirmos vida extraterrestre – as chances de que não estejamos sozinhos no universo aumentam.

Basicamente, todos os organismos vivos que conhecíamos até hoje necessitam de fósforo (o elemento químico) para sobreviver. O fósforo está presente na formação do DNA, da adenosina trifosfato (que transmite energia para nosso organismo) e é um dos seis elementos que considerávamos necessários para a vida (Fósforo, Oxigênio, Hidrogênio, Nitrogênio, Carbono e Enxofre).

A nova bactéria usa arsênico em vez de fósforo para manter suas funções vitais. Foi batizada, carinhosamente, como Strangia Phagia pelos pesquisadores e é mais uma bactéria que provou que a vida pode se desenvolver em lugares inóspitos (já descobrimos bactérias que sobrevivem sem oxigênio, em um calor extremo, em ambientes muito ácidos ou salgados).

Os astrobiólogos agora têm mais esperanças em encontrar vida fora da Terra – afinal, um planeta não precisaria ter as mesmas características do nosso para abrigar esse tipo de bactérias.
[DailyTech]

1. Mas esta notícia já foi desmentida, estas bactérias sofreram contágio na hora do transporte, daí a impressão de q. elas usavam o arsênico no lugar do fósforo, p/ a manutenção de suas funções vitais. O pior é q. a notícia (q. sequer está datada) ainda aparece acompanhada do termo “atualizado”. Não estava na hora de organizar melhor as notícias deste site??

2. Some-se a essa a bactéria Deinococcus radiodurans (suporta radiação MILHARES de vezes maior que a dose letal para humanos):

e o caranguejo Limulus polyphemus (sangue baseado em cobre).

E creio q já fica mais q provado q a vida pode existir em outros pontos do universo :)

O grande mal é ficar procurando vida igual a q conhecemos. A vida q conhecemos é a q se adaptou as condições desse local em particular e, mesmo assim, vemos enorme diversidade nela.

Na Terra o solvente para as substâncias bioquímicas é a água em estado líquido. Mas outras substâncias tb poderiam ser solventes: a amônia, o sulfeto de hidrogênio ou o fluoreto de hidrogênio.

3. Quero ver uma dessas bactérias passar uma semana lá em casa….Não duram um dia!

4. Não necessariamente, Harley Eugenio. E se os E.T.s também forem da geração fitness? Eles evitarão colesterol e irão devorar os magrinhos primeiro.

5. Olá a todos !
    Esta notícia deve ser lida nas entrelinhas. O que a Nasa realmente quís dizer é o seguinte: existe vida extraterrestre e ela não é, necessáriamente, igual à vida que conhecemos …
    Preparem-nos, pois, para revelações esporádicas sobre descobertas destes tipos de organismos em planetas, satélites, etc. O próximo passo, depois de avaliado o impacto causado por esta notícia, será a admissão da existência de vida inteligente.

• Pois é cara, ainda esta em estudo a possibilidade de existir vida no nosso próprio sistema Solar!! Pode existir ou existiu alguns organismos vivos em Marte, e é o que a Curiosity vai nos dizer.
      Sem mencionar as Luas de Vênus eu acho, que também estima-se que aja vida por lá!
      Agora, pense sobre as Milhões de galáxias(reconhecidas até agora), as Centenas de Trilhões(acho que mais que isso) de Estrelas, e imagine a quantidade de possíveis Sistemas Solares com planetas onde seria possível a existência de vida… é Ignorância dizer que só existe nós de seres Inteligentes no Universo!!!

• ** acho que algumas Luas de Júpiter e Vênus!!!!!

• Preciso prestar atenção na hora de escrever e me corrigir: Não é Vênus… e sim Saturno!!!! kkkkk como fui confundir?? kkkkkkk

6. Isso meio que corrobora com a teoria da “shadow life” que diz que podem existir criaturas vivendo em meios bem inóspitos e diferentes dos “seres normais”.

Eu acredito que existam “outros” além de nós no universo, não é possível que estejamos sozinhos.

7. Perca peso!!! se tiver uma invasão os Aliens comerão os gordos primeiro!

Existe sim vida inteligente em outros planetas, a prova é que eles nao vem aki na terra.

8. é fogo né meu, os terraqueos ja estao tao saturados de si mesmos por isso estao procurando novas pessoas pra se comunicarem.

9. tá e dai? se existir vida em outro lugar,vao querer fazer guerra pra tomar esse lugar tambem !

• Eu adoraria guerra com alienigenas

10. Um dos maiores dilemas do ser humano é se achar a medida para todas as coisas. Isso é o cumulo da prepotência humana, ainda mais se aplicado esse pensamento ao universo.
    Acho que todo ser humano deveria ter uma visão minima do universo, entender a sua grandeza e os seus mistérios (Esse site ajuda bastante). Dai, acho que não falarimos tantos absurdos.

11. muito bom eu acredito que existem mas materiais quimicos que os humanos nao copreendem fora os 109 da tabela periodica e seres vivos com nessecidades diferentes podem estar por ai em algum lugar neste infinito embora a nasa esteja apenas no inicio com essa noticia(sei que o que disse nao tem nada haver com a noticia mais e o que penso)