Fique ligado: Nasa descobriu uma bactéria que pode viver em ambientes extraterrestres – ATUALIZADO

Por , em 2.12.2010

Segundo o site holandês NOS, ontem a Nasa teria descoberto uma nova forma de vida – ela seria tão diferente das criaturas da Terra que justificaria a vida extraterrestre em planetas aparentemente inóspitos.

O que a NASA descobriu?

O boato é que, em um lago contaminado por arsênico, o Mono (foto), na Califórnia, aqui mesmo na Terra, onde a vida seria impossível para os padrões que conhecemos, foi encontrada uma bactéria muito diferente dos seres que conhecemos aqui na Terra. Basicamente, uma forma de vida que, em teoria, não poderia “funcionar”, já que sua composição não seria a mesma do nosso organismo, levantando a possibilidade de outros planetas abrigarem criaturas parecidas, que não necessitariam de oxigênio, por exemplo.

E a Nasa anunciou que hoje, as 17 horas, irá fazer um importante anúncio sobre uma “descoberta” que terá impacto na busca de vida extraterrestre. É muito grande a expectativa da declaração da Agência Espacial Norte Americana e fascinados pela hipótese de vida alienígena estão inundando a internet com especulações sobre o assunto.

Fique ligado aqui no Hype – assim que as informações forem divulgadas pela Nasa, nós publicaremos a grande descoberta!

Atualização – Em uma conferência especial feita hoje, dia 02 de dezembro de 2010, a Nasa anunciou a descoberta de um tipo de vida que pode sobreviver em ambientes muito inóspitos – como em outros planetas, por exemplo.

A descoberta pode parecer simples de início, principalmente para aqueles que esperavam que todo o suspense feito pela Nasa envolvesse a descoberta de uma forma de vida alienígena, mas aponta para a possibilidade de descobrirmos vida extraterrestre – as chances de que não estejamos sozinhos no universo aumentam.

Basicamente, todos os organismos vivos que conhecíamos até hoje necessitam de fósforo (o elemento químico) para sobreviver. O fósforo está presente na formação do DNA, da adenosina trifosfato (que transmite energia para nosso organismo) e é um dos seis elementos que considerávamos necessários para a vida (Fósforo, Oxigênio, Hidrogênio, Nitrogênio, Carbono e Enxofre).

A nova bactéria usa arsênico em vez de fósforo para manter suas funções vitais. Foi batizada, carinhosamente, como Strangia Phagia pelos pesquisadores e é mais uma bactéria que provou que a vida pode se desenvolver em lugares inóspitos (já descobrimos bactérias que sobrevivem sem oxigênio, em um calor extremo, em ambientes muito ácidos ou salgados).

Os astrobiólogos agora têm mais esperanças em encontrar vida fora da Terra – afinal, um planeta não precisaria ter as mesmas características do nosso para abrigar esse tipo de bactérias.
[DailyTech]

• Jean P. Carvalho:

Mas esta notícia já foi desmentida, estas bactérias sofreram contágio na hora do transporte, daí a impressão de q. elas usavam o arsênico no lugar do fósforo, p/ a manutenção de suas funções vitais. O pior é q. a notícia (q. sequer está datada) ainda aparece acompanhada do termo “atualizado”. Não estava na hora de organizar melhor as notícias deste site??

• LorD FeniX (Marthins):

Some-se a essa a bactéria Deinococcus radiodurans (suporta radiação MILHARES de vezes maior que a dose letal para humanos):

e o caranguejo Limulus polyphemus (sangue baseado em cobre).

E creio q já fica mais q provado q a vida pode existir em outros pontos do universo 🙂

O grande mal é ficar procurando vida igual a q conhecemos. A vida q conhecemos é a q se adaptou as condições desse local em particular e, mesmo assim, vemos enorme diversidade nela.

Na Terra o solvente para as substâncias bioquímicas é a água em estado líquido. Mas outras substâncias tb poderiam ser solventes: a amônia, o sulfeto de hidrogênio ou o fluoreto de hidrogênio.

• willian:

Boa sacada Marcos…É isso mesmo!

Quero ver uma dessas bactérias passar uma semana lá em casa….Não duram um dia!

Não necessariamente, Harley Eugenio. E se os E.T.s também forem da geração fitness? Eles evitarão colesterol e irão devorar os magrinhos primeiro.

Esta notícia deve ser lida nas entrelinhas. O que a Nasa realmente quís dizer é o seguinte: existe vida extraterrestre e ela não é, necessáriamente, igual à vida que conhecemos …
    Preparem-nos, pois, para revelações esporádicas sobre descobertas destes tipos de organismos em planetas, satélites, etc. O próximo passo, depois de avaliado o impacto causado por esta notícia, será a admissão da existência de vida inteligente.

Pois é cara, ainda esta em estudo a possibilidade de existir vida no nosso próprio sistema Solar!! Pode existir ou existiu alguns organismos vivos em Marte, e é o que a Curiosity vai nos dizer.
      Sem mencionar as Luas de Vênus eu acho, que também estima-se que aja vida por lá!
      Agora, pense sobre as Milhões de galáxias(reconhecidas até agora), as Centenas de Trilhões(acho que mais que isso) de Estrelas, e imagine a quantidade de possíveis Sistemas Solares com planetas onde seria possível a existência de vida… é Ignorância dizer que só existe nós de seres Inteligentes no Universo!!!

** acho que algumas Luas de Júpiter e Vênus!!!!!

Preciso prestar atenção na hora de escrever e me corrigir: Não é Vênus… e sim Saturno!!!! kkkkk como fui confundir?? kkkkkkk

• Akemi:

Isso meio que corrobora com a teoria da “shadow life” que diz que podem existir criaturas vivendo em meios bem inóspitos e diferentes dos “seres normais”.

Eu acredito que existam “outros” além de nós no universo, não é possível que estejamos sozinhos.

• Harley Eugenio:

Perca peso!!! se tiver uma invasão os Aliens comerão os gordos primeiro!

Existe sim vida inteligente em outros planetas, a prova é que eles nao vem aki na terra.

é fogo né meu, os terraqueos ja estao tao saturados de si mesmos por isso estao procurando novas pessoas pra se comunicarem.

tá e dai? se existir vida em outro lugar,vao querer fazer guerra pra tomar esse lugar tambem !

• leno maiki giacomini:

Eu adoraria guerra com alienigenas

• Milton Jr:

Um dos maiores dilemas do ser humano é se achar a medida para todas as coisas. Isso é o cumulo da prepotência humana, ainda mais se aplicado esse pensamento ao universo.
    Acho que todo ser humano deveria ter uma visão minima do universo, entender a sua grandeza e os seus mistérios (Esse site ajuda bastante). Dai, acho que não falarimos tantos absurdos.

• Mauro:

pelo menos desta vez não encontraram água na lua (denovo) (=====

• phelipe:

Nada de impressionante…

eu sabia disto so que nimguem quis acreditar ne

• MIlton Martins:

Maravilhosa descoberta, mas…
    Uma resposta sobre a possibilidade de vida, numa acepção ampla, em planetas inospitos, pelo menos sobre a perspectiva humana, já tinha sido dada por um espírito orientador do médium brasileiro Xico Chavier.

• JM:

Busquem conhcimento²…. em geografia…. 😛

• Jose51:

Silicio tambem pode substituir o carbono…

Tenho certeza que seu eu jogar minha sogra nesse lago ela sobrevive tambem

• vinicius:

Apenas… busquem conhecimento.

• Lindaa ^.^:

Deviam pesquisar a utilidade desse animal aki na terra .
    Kem me dera viajar p outro planeta..longe dessa gente invejosa e sem sal .kikikiki

• Douglas Snook:

Esta descoberta não mudou minha vida, infelizmente…

• Theo:

uma boa pergunta fica por conta de:
    sera que se um dia precisassemos, nos poderiamos nos transformar e ter padroes de vida como o dessa bacteria para sobrevivermos em outros planetas?
    (lembrou avatar)

• Homer:

Provavelmente essa bacteria se for alimentada de oxigenio morrerá shuahsuahsuahsuahsuahsua

• Balacobaco:

SEGUE O OCORRIDO:

Não é desta vez que a Nasa (agência espacial dos EUA) anuncia a descoberta de vida fora da Terra –
    Em vez de um extraterrestre, o que foi descoberto foi uma bactéria capaz de alimentar-se de arsênico. O estudo, financiado pela Nasa, redefine o que a ciência considera como elementos necessários para a vida, como carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre. A pesquisa revela que esses micróbios vivem em arsênico e também crescem incorporando o elemento em seu DNA e membranas celulares.

mas enquanto a nasa gasta bilhões em pesquisas, o Brasil já descobriu um ET. o Bilu, lembram?

• Rogério Vicente Domingos da Silva:

se a nasa anunciar mesmo uma forma de vida extraterreste eu vou ficar muito feliz de ter nascido nessa época!

Franklin Ronald, além do carbono, astrobiólogos também acreditam que a água não seja uma ‘ lei da vida ‘. A Amônia, tb serve no lugar da água. Eu espero ver a NASA anunciando que essa bactéria seja extraterrestre

• laender:

A descoberta desta nova forma de vida poderia abrir infinitas possibilidades de descobertas biológicas já que os parâmetros atuais se ampliariam, dando razão aos bons e velhos escritores de ficção científica que já “profetizavam” tais possibilidades em suas novelas. Abro um parêntese: não seria a imaginação humana a conexão universal com Deus? Acho que cada vez mais a ciência está provando esta possibilidade, porque tudo o que imaginamos parece ser uma realidade lógica.

• José Luís:

Informações mais atualizadas e de uma fonte confiável, a BBC: http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/7558448.stm

• astro venger:

Do ponto de vista da criação,por Deus, quando a Bíblia diz: “..e Deus criou a terra..e seres viventes para sujeita-la” é comun as pessoas terem em mente o nosso planeta. No entanto, tudo o que é material, o cosmo observável, tem sua constituição química formda dos idênticos elementos que são encontrados na terra.Inclusive somos formados dos mesmos materiais que também são as estrelas. Assim, quanto à criação da vida ou a capacidade da terra (o universo material) de produzir vida, poderíamos afirmar que são as mesmas que ocorreram em nosso planeta. É óbvio que já se sabe muito mais do que se tem divulgado. Daqui para frente seremos frequentemente surpreendidos com as maravilhosas e espantosas novidades do que está lá fora.

• nilvo silveira:

Pra mim isto será só mais uma forma dos Norte americanos puxarem brasa para seu churrasco. Ja que estão a cada dia pior no quadro internacional. Reverter a situação desta maneira foi sempre a forma mais carecterística deles. Talvez queiram voltar a ser os unicos cawboys de novo no planeta. rsrs.
    Mas não tem mais jeito. Podem até intrevistar um ALIEN. Sempre esconderam toda a tecnologia, de outros povos. Sempre espionaram e copiaram muita coisa dos outros. Mas também sempre chegaram primeiro. É que agora estão em segundo isso é ruim. kkkkk. É o desepero . Mas vão ver nada de concreto. Só balela!

• Franklin Ronald:

Um dos momentos que mais esperei. Só de saber que o carbono não é a única base para a vida já me deixa radiante. Agora temos mais lugares para procurar e mais hipóteses para considerar.

Aguardando ansiosamente o pronunciamento da NASA.

• lord:

Não vejo o pq de tanto drama, se pelo menos fosse a visita e a entrevista de um alien .

• Rafael Rodrigues:

Se for isso mesmo, ∆á vai ser bem impressionante. Significa que a NASA vai ter que analisar com muito mais cuidado as amostras que coletar de qualquer planeta, mesmo que seja um planeta inóspito.

Mas o mais impressionante vai ser continuar percebendo o quanto não sabemos nada sobre as possibilidades de vida num universo tão vasto e surpreendente quanto o nosso…

• José Luís:

Tudo indica que a NASA de fato descobriu uma nova forma de vida… aqui na Terra.

Apesar de parecer um alarme falso. É uma notícia realmente importante, uma vez que pode mudar nossos conceitos com relação à viabilidade do surgimento da vida, inclusive em outros planetas.

Enquanto não sai o pronunciamento oficial, vejam alguns detalhes aqui: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/nasa-descobre-nova-forma-de-vida